Pular para o conteúdo principal

QUANDO SE FALA QUE A RELIGIÃO INSPIRA SENTIMENTOS TÓXICOS, ISSO É SÉRIO

NA PRÓXIMA, OS FIÉIS DO FALECIDO PASTOR HUBER RODRIGUES QUE PEÇAM PARA ELE SER "PSICOGRAFADO".

Quando se fala que o Brasil está atrasado, o pessoal estranha, e tem até gente "isentona" que fica dizendo "não é bem assim", dentro daquela falácia tipo "Eu até entendo as suas razões, concordo (sic) com algumas opiniões, mas você tem que perceber que...".

Quando se fala que religiosidade, no Brasil, inspira sentimentos tóxicos, o pessoal também estranha e lá vem o "isentão" cheio de paixão, te catar, te catar, te catar (ele deve adorar "pagode romântico") dizendo o mesmo refrão do jogral "Não é bem assim..." com o mesmo blablablá de sempre.

Mas a realidade é crua e este blogue não tem a obrigação de passar pano em coisa alguma, muito pelo contrário. Este blogue é um dos poucos que tocam na ferida, o que causa muita dor ao país da complacência.

Vemos um caso de um pastor neopentecostal, Huber Rodrigues, que em 2008 escreveu uma carta, da qual alegava ter recebido do Espírito Santo um comunicado de que, após sua morte, iria ressuscitar no terceiro dia.

No último dia 22, Huber faleceu de Covid-19, e no seu velório, seus fiéis fizeram vigília para que, três dias depois, pudessem ver o pastor ressuscitando diante deles.

Só que nada disso aconteceu e a esposa dele dizer que o marido "não iria mais ressuscitar". Ela arrumou uma desculpa: "Deus tem suas razões (para Huber não ter ressuscitado)".

O caso ocorreu em Goiatuba, no interior de Goiás, Estado não muito longe do Triângulo Mineiro onde um "médium" charlatão viveu seus últimos dias e hoje goza, postumamente, da ridícula e estúpida reputação de "fada-madrinha dos adultos".

Os cidadãos de Goiatuba chegaram a ficar com os celulares a postos gravando o velório, para esperar a tão desejada ressurreição. Foi um fiasco.

E aí eu vejo o quanto as pessoas adotam sentimentos tóxicos por conta da tal "fé em Deus", que volta e meia transforma as redes sociais em igrejas digitais, arenas de proselitismo explícito ou implícito.

Os neopentecostais, vulgo "neopenteques", são os mais típicos e os mais risíveis dessa patota toda que quer igrejificar o cotidiano, mas não são os únicos. E também não são só os católicos "carismáticos", conservadores de roupagem moderna, que também exalam positividade tóxica.

Os "kardecistas" (o nome é "maneira de dizer", porque o Espiritismo no Brasil nada tem a ver com os ensinamentos de Allan Kardec) são outros que também fazem das suas.

Nas redes sociais, um locutor da Fluminense FM foi fazer o jogo duplo de ser de esquerda (tudo bem) e exaltar o tal "médium de peruca", o charlatão reacionário de Uberaba, consagrado por uma "caridade" tão fajuta quanto a de Luciano Huck (discípulo mais que confesso do tal "médium").

Deve ser uma trabalheira, correr de um lado para outro. 

De um lado, correr para o lado esquerdo para sonhar com a desesperada ânsia de ver Lula governando novamente o Brasil, não se sabe em que condições.

De outro, correr, meio que escondido, para o lado direito, para exaltar o "médium fada-madrinha", tido erroneamente como "progressista", porque era um direitista da pesada, de fazer Olavo de Carvalho ficar de queixo caído.

A idolatria do "médium fada-madrinha", contra o qual há até mesmo a morte suspeita de um sobrinho de nome Amauri, incidente que faz o caso Flordelis parecer Zorra Total, está contaminando a classe média das redes sociais.

Isso porque a suposta "espiritualidade" que esse ídolo religioso representa, sobretudo depois que um membro da Bancada do Boi e da Bancada da Bíblia o promoveu a "herói da Pátria", transforma a Internet num lodo ainda pior.

A maioria das pessoas está usando plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube etc para uma hipotética volta ao século XII de nossa era, época do auge da Idade Média.

O Espiritismo brasileiro e o "médium fada-madrinha" (que no fim da vida era a versão live-action do Eustáquio de Coragem, O Cão Covarde) estão conectados não com Kardec e Jesus, mas com Mark Zuckerberg e Elon Musk.

Elon Musk no espaço tem muito a ver com os ETs da tal "data-limite" do charlatão "mediúnico" e o projeto do Metaverso permitirá "desapegar" o ser humano de sua matéria corporal.

Se antes tínhamos psicografakes nos quais os nomes dos mortos eram associados a mensagens diferentes do que eles haviam sido em vida, em breve passaremos a extinguir as fronteiras entre fakes e pessoas reais, enquanto os vivos podem virar "hologramas" para "saírem" do lugar onde estão.

E as pessoas nem percebem essas armadilhas, porque positividade tóxica e bombardeio de amor ainda são vistos como "coisas saudáveis", apesar das "boas energias" associadas a essas ideias serem frágeis, se transformando em ódio e fúria diante da menor contrariedade.

Hoje os "neopenteques" esperam pastores "ressuscitarem" no terceiro dia.

Amanhã, serão os "espíritas" a esperar a "ressurreição" do "médium de peruca" que, com André Esteves do BTG Pactual, disputa pau a pau o status de "dono do Brasil". Mesmo tendo o charlatão morrido há quase vinte anos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMBOLOGIA IRÔNICA

  ACIMA, A REVOLTA DE OITO DE JANEIRO EM 2023, E, ABAIXO, O MOVIMENTO DIRETAS JÁ EM 1984. Nos últimos tempos, o Brasil vive um período surreal. Uma democracia nas mãos de um único homem, o futuro de nosso país nas mãos de um idoso de 80 anos. Uma reconstrução em que se festeja antes de trabalhar. Muita gente dormindo tranquila com isso tudo e os negacionistas factuais pedindo boicote ao pensamento crítico. Duas simbologias irônicas vêm à tona para ilustraresse país surrealista onde a pobreza deixou de ser vista como um problema para ser vista como identidade sociocultural. Uma dessas simbologias está no governo Lula, que representa o ideal do “milagre brasileiro” de 1969-1974, mas em um contexto formalmente democrático, no sentido de ninguém ser punido por discordar do governo, em que pese a pressão dos negacionistas factuais nas redes sociais. Outra é a simbologia do vandalismo do Oito de Janeiro, em 2023, em que a presença de uma multidão nos edifícios da Praça dos Três Poderes, ...

"ANIMAIS CONSUMISTAS"AJUDAM A ENCARECER PRODUTOS

O consumismo voraz dos "bem de vida" mostra o quanto o impulso de comprar, sem ver o preço, ajuda a tornar os produtos ainda mais caros. Mesmo no Brasil de Lula, que promete melhorias no poder aquisitivo da população, a carestia é um perigo constante e ameaçador. A "boa" sociedade dos que se acham "melhores do que todo mundo", que sonha com um protagonismo mundial quase totalitário, entrou no auge no período do declínio da pandemia e do bolsonarismo, agora como uma elite pretensamente esclarecida pronta a realizar seu desejo de "substituir" o povo brasileiro traçado desde o golpe de 1964. Vemos também que a “boa” sociedade brasileira tem um apetite voraz pelo consumo. São animais consumistas porque sua primeira razão é ter dinheiro e consumir, atendendo ao que seus instintos e impulsos, que estão no lugar de emoções e razões, ordenam.  Para eles, ter vale mais do que ser. Eles só “são” quando têm. Preferem acumular dinheiro sem motivo e fazer de ...

A SOCIEDADE HIPERMERCANTIL E HIPERMIDIÁTICA

CONSUMISMO, DIVERSÃO E HEDONISMO OBSESSIVOS SÃO AS NORMAS NO BRASIL ATUAL. As pessoas mais jovens, em especial a geração Z mas incluindo também a gente mais velha nascida a partir de 1978, não percebe que vive numa sociedade hipermercantilizada e hipermidiatizada. Pensa que o atual cenário sociocultural é tão fluente como as leis da natureza e sua rotina supostamente livre esconde uma realidade nada livre que muitos ignoram ou renegam. Difícil explicar para gente desinformada, sobretudo na flor da juventude, que vivemos numa sociedade marcada pelas imposições do mercado e da mídia. Tudo para essa geração parece novo e espontâneo, como se uma gíria fabricada como “balada” e a supervalorização de um ídolo mediano como Michael Jackson fossem fenômenos surgidos como um sopro da Mãe Natureza. Não são. Os comportamentos “espontâneos” e as gírias “naturais” são condicionados por um processo de estímulos psicológicos planejados pela mídia sob encomenda do mercado, visando criar uma legião de c...

COVID-19 TERIA MATADO 3 MIL FEMINICIDAS NO BRASIL

Nos dez anos da Lei do Feminicídio, o machismo sanguinário dos feminicidas continua ocorrendo com base na crença surreal de que o feminicida é o único tipo de pessoa que, no Brasil, está "proibida de morrer". Temos dois feminicidas famosos em idade de óbito, Pimenta Neves e Lindomar Castilho (87 e 84 anos, respectivamente), e muitos vão para a cama tranquilos achando que os dois são "garotões sarados com um futuro todo pela frente". O que as pessoas não entendem é que o feminicida já possui uma personalidade tóxica que o faz perder, pelo menos, 20 anos de vida. Mesmo um feminicida que chega aos 90 anos de idade é porque, na verdade, chegaria aos 110 anos. Estima-se que um feminicida considerado "saudável" e de boa posição social tem uma expectativa de vida correspondente a 80% de um homem inofensivo sob as mesmas condições. O feminicida tende a viver menos porque o ato do feminicídio não é um simples desabafo. No processo que se dá antes, durante e depois ...

ESTÁ BARATO PARA QUEM, CARA PÁLIDA?

A BURGUESIA DE CHINELOS ACHA BARATO ALUGUEL DE CASA POR R$ 2 MIL. Vivemos a supremacia de uma elite enrustida que, no Brasil, monopoliza as formas de ver e interpretar a realidade. A ilusão de que, tendo muito dinheiro e milhares de seguidores nas redes sociais dos quais umas centenas concordam com quase tudo, além de uma habilidade de criar uma narrativa organizada que faz qualquer besteira surreal soar uma pretensa verdade, faz da burguesia brasileira uma classe que impõe suas visões de mundo por se achar a "mais legal do planeta". Com isso, grandes distorções na interpretação da realidade acabam prevalecendo, mais pelo efeito manada do que por qualquer sentido lógico. "Lógica " é apenas uma aparência, ou melhor, um simulacro permitido pela organização das narrativas que, por sorte, fabricam sentido e ganham um aspecto de falsa coerência realista. Por isso, até quando se fala em salários e preços, a burguesia ilustrada brasileira, que se fantasia de "gente si...

ED MOTTA ERROU AO CRITICAR MARIA BETHÂNIA

  Ser um iconoclasta requer escolher os alvos certos das críticas severas. Requer escolher quem deveria ser desmascarado como mito, quem merece ser retirado do seu pedestal em primeiro lugar. Na empolgação, porém, um iconoclasta acaba atacando os alvos errados, mesmo quando estes estão associados a certos equivocos. Acaba criando polêmicas à toa e cometendo injustiças por conta da crítica impulsiva. Na religião, por exemplo, é notório que a chamada opinião (que se torna) pública pegue pesado demais nos pastores e bispos neopentecostais, sem se atentar de figuras mais traiçoeiras que são os chamados “médiuns”, que mexem em coisa mais grave, que é a produção de mensagens fake atribuídas a personalidades mortas, em deplorável demonstração de falsidade ideológica a serviço do obscurantismo religioso de dimensões medievais. Infelizmente tais figuras, mesmo com evidente charlatanismo, são blindadas e poupadas de críticas e repúdios até contra os piores erros. É certo que a MPB autêntica ...

A EXPLOSÃO DO SENSO CRÍTICO QUE ENVERGONHA A "BOA" SOCIEDADE

Depois de termos, em 2023, o "eterno" verão da conformidade com tudo, em que o pensamento crítico era discriminado e a regra era todos ficarem de acordo com um cenário de liberdade consumista e hedonista, cuja única coisa proibida era a contestação, o jogo virou de vez. As críticas duras ao governo Lula e as crises sociais do cenário sociocultural em que temos - como a queda da máscara do "funk" como suposta expressão do povo pobre, quando funqueiros demonstraram que acumularam fortunas através dessa lorota - mostram que o pensamento crítico não é "mera frescura" de intelectuais distópico-existencialistas europeus. Não convencem os boicotes organizados por pretensos formadores de opinião informais, que comandam as narrativas nas redes sociais. Aquele papo furado de pedir para o público não ler "certos blogues que falam mal de tudo" não fez sentido, e hoje vemos que a "interminável" festa de 2023, da "democracia do sim e nunca do nã...

COMO A BURGUESIA DE CHINELOS DISSIMULA SUA CONDIÇÃO SOCIAL?

A BURGUESIA ENRUSTIDA BRASILEIRA SE ACHA "POBRE" PORQUE, ENTRE OUTRAS COISAS, PAGA IPVA E COMPRA MUITO COMBUSTÍVEL PARA SEUS CARRÕES SUV. A velha Casa Grande ainda está aqui. Os golpistas de 1964 ainda estão aqui. Mas agora essa burguesia bronzeada se fantasia de “gente simples” e se espalha entre o povo, enquanto faz seus interesses e valores prevalecerem nas redes sociais. Essa burguesia impõe seus valores ou projetos como se fossem causas universais ou de interesse público. A gíria farialimer “balada”, o culto aos reality shows , o yuppismo pop-rock da 89 FM, Rádio Cidade e congêneres, a exaltação da música brega-popularesca (como a axé-music, o trap e o piseiro), a pseudo-sofisticação dos popularescos mais antigos (tipo Michael Sullivan e Chitãozinho & Xororó) e a sensação que a vida humana é um grande parque de diversões. Tudo isso são valores que a burguesia concede aos brasileiros sob a ilusão de que, através deles, o Brasil celebrará a liberdade humana, a paz soc...

LULA QUER QUE A REALIDADE SEJA SUBJUGADA A ELE

LULA E O MINISTRO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, SIDÔNIO PALMEIRA. A queda de popularidade do presidente Lula cria uma situação inusitada. Uma verdadeira "torre de Babel" se monta dentro do governo, com Lula cobrando ações dos ministros e o governo cobrando dos assessores de comunicação "maior empenho" para divulgar as chamadas "realizações do presidente Lula". Um rol de desentendimentos ocorrem, e acusações como "falta de transparência" e "incapacidade de se chegar à população" vêm à tona, e isso foi o tom da reunião que o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, publicitário responsável pela campanha de Lula em 2022, fez com 500 profissionais de assessorias de diversos órgãos do Governo Federal, na última sexta-feira. Sidônio criticou a falta de dedicação dos ministros para darem entrevistas para falar das "realizações do governo", assim como a dificuldade do governo em apresentar esses dados ao ...

THE ECONOMIST E A MEGALOMANIA DA BURGUESIA DE CHINELOS ATRAVÉS DO "FUNK"

A CANTORA ANITTA APENAS LEVA O "FUNK" PARA UM NICHO ULTRACOMERCIAL DE UM RESTRITO PÚBLICO DE ORIGEM LATINA NOS EUA. Matéria do jornal britânico The Economist alegou que o "funk" vai virar uma "febre global". O periódico descreve que "(os brasileiros modernos) preferem o sertanejo, um gênero country vibrante, e o funk, um estilo que surgiu nas favelas do Rio. O funk em particular pode se tornar global e mudar a marca do Brasil no processo". Analisando o mercado musical brasileiro, o texto faz essa menção em comparação com a excelente trilha sonora do filme Eu Ainda Estou Aqui , marcada por canções emepebistas, a julgar pela primeiro sucesso póstumo de Erasmo Carlos, "É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo", uma antiga canção resgatada de um LP de 1971. "A trilha sonora suave do filme alimenta a imaginação dos estrangeiros sobre o Brasil como um país onde bandas de samba e bossa nova cantam canções jazzísticas em calçadões de areia. Mas ...