Pular para o conteúdo principal

MINHA SOLIDARIEDADE COM O PORTAL BRASIL 247, APESAR DOS ERROS RECENTES


Ultimamente, com os erros de Lula e seus seguidores, a mídia progressista em geral passou a ser altamente criticável, por ter trocado o verdadeiro jornalismo por um panfletarismo cego em prol do petista, até por ser o ex-sindicalista o único com interesse para financiar a mídia alternativa, a exemplo do que Getúlio Vargas fez com a Última Hora de Samuel Wainer, em 1951.

No entanto, nada justifica a censura que o portal de vídeos YouTube fez ao remover vários vídeos do portal Brasil 247, sob a desculpa de que expressavam um hipotético "discurso de ódio". Foram cerca de 15 vídeos removidos pela plataforma.

Desconfia-se de que o YouTube tenha acolhido denúncias plantadas por algum bolsonarista, mas a própria plataforma é desigual e muito falha na avaliação de mérito moral dos vídeos que devem ser mantidos no ar ou removidos. Essa é uma grande falha do YouTube, que precisa aprender muito a respeito do que realmente é ofensivo ou não.

Eu mesmo tenho uma batalha na Internet - não acionei formalmente a Justiça, porque isso me tomaria tempo e dinheiro - contra dois vídeos ofensivos que agridem a admirável atriz, cantora e produtora Miranda Cosgrove, que está detalhado em um blogue que escrevi num inglês mais ou menos. Peço par que visitem essa página e divulguem para tudo quanto é gente, pois Respect Miranda Cosgrove precisa ser uma das páginas mais vistas na Internet.

Para quem não sabe, um canal chamado Músicos Cínicos. que usa língua espanhola, publicou duas postagens que agridem Miranda, baseados numa comparação bastante pejorativa de seu rosto com a aparência andrógina de Michael Jackson.

Embora não concordasse com a necessidade de ofender Michael, faria sentido que as ofensas fossem dirigidas a ele, pela obsessão em ser branco que o forçou a ser pseudo-roqueiro, a ter um visual andrógino, a ter uma personalidade pitoresca (certa vez ele parecia que iria jogar seu bebê pela janela), e a morrer pela fragilidade física por conta de um excesso de remédios. 

Mesmo assim, eu respeito Michael, embora não visse o "gênio" que o viralatismo brasileiro insiste em fazer dele, seu trabalho era mais irregular que se pensa e, no conjunto da obra, ele era aquém de muito soulman que fez história na música dos EUA ou mesmo do Reino Unido. Apenas lamento Michael forçar a barra como falso roqueiro, fazer músicas lentas piegas, ter muito pretensiosismo e tornar-se um cantor e compositor medíocre já a partir de Thriller, mais mediano do que a maioria dos brasileiros pensa.

O alvo das ofensas é a coitada da Miranda Cosgrove, por conta de sua personalidade pacata que desagrada gente como os tais "músicos cínicos", que como todo calhorda têm apetite em idolatrar subcelebridades problemáticas, porque a falta de caráter digno desses caras prefere cultuar escândalos e polêmicas baratas, por não gostar dos verdadeiros valores humanos. Se fossem brasileiros, com toda a certeza os Músicos Cínicos seriam bolsonaristas.

Devemos lembrar que as ofensas contra Miranda Cosgrove são PESADAS. A atriz é dada como morta, enquanto hipoteticamente é Michael Jackson que estaria vivendo sob a identidade dela. A ofensa é claramente agressiva, o humor trabalhado é sem graça, mas os Músicos Cínicos têm a sorte de se manterem impunes. Por que será? Tem algum pistolão poderoso financiando eles?

O que assusta nesse tratamento desigual do YouTube é que a plataforma mantém os dois vídeos ofensivos: um com a imagem de Miranda cantando no estúdio, mas com o som de voz de Michael Jackson, em mixagem a capella, cantando "Billie Jeean". Outro é paródia da abertura do primeiro iCarly, editado de forma grosseira com imagens de Michael Jackson.

Isso porque o YouTube tem um método de "dois pesos, duas medidas". Os membros do YouTube se esquecem que, além de ofender Miranda Cosgrove, os Músicos Cínicos desobedecem as diretrizes do Termo de Serviço da plataforma. Afinal, os Músicos Cínicos utilizam, de forma ilegal, material de propriedade da CBS Viacom, através de imagens de Miranda Cosgrove e da estrutura original da abertura de iCarly. A CBS Viacom é dona do canal Nickelodeon, da MTV e da Paramount.

Vídeos mais respeitosos que usam material de propriedade autoral determinada são facilmente removidos pelo YouTube. Eu mesmo tentei mandar, no canal que eu faço correspondente ao perfil Brittany Murphy's Tribute, o vídeo de uma entrevista com Brittany Murphy, que o Showbiz Junkies cometeu a besteira de manter o vídeo com apenas um canal de áudio, só que corrigido por mim, com os dois canais (através do aplicativo Audacity). O YouTube removeu imediatamente.

Já houve acusações de muita gente que o YouTube mantém mensagens realmente ofensivas e caluniosas sob a desculpa de "liberdade de expressão", o que já gerou, em certos casos, verdadeiras batalhas judiciais de anos. E isso mostra o quanto a Big Tech, mesmo a que permite que nós mesmos usemos seus serviços, cometem erros muitíssimo grandes na avaliação do que deve ou não ser veiculado.

Não creio que o Brasil 247 publique mensagens de ódio aqui e ali. Os seus erros residem apenas num fanatismo quanto ao apoio de Lula e ao desprezo e até à desqualificação da Terceira Via, que chega, sim, a ser humilhada. Mas não se trata de uma "campanha de ódio" no sentido que se conhece do bolsonarismo, porque este apela para a defesa do armamento e para a apologia clara da violência física e dos danos morais.

Manifesto minha solidariedade com o Brasil 247, apesar de eu ter desistido de votar em Lula, pelos erros conhecidos neste blogue. Apesar de eu criticar os erros do 247, eles não justificam a censura do YouTube e deveriam ser todos mantidos, porque, mesmo com esses equívocos, a atividade do 247 tem um mínimo de responsabilidade e dignidade que agem de acordo com a liberdade de expressão. Por isso defendo que liberem os vídeos censurados do portal 247.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

FOMOS TAPEADOS!!!!

Durante cerca de duas décadas, fomos bombardeados pelo discurso do tal "combate ao preconceito", cujo repertório intelectual já foi separado no volume Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , para o pessoal conhecer pagando menos pelo livro. Essa retórica chorosa, que alternava entre o vitimismo e a arrogância de uma elite de intelectuais "bacanas", criou uma narrativa em que os fenômenos popularescos, em boa parte montados pela ditadura militar, eram a "verdadeira cultura popular". Vieram declarações de profunda falsidade, mas com um apelo de convencimento perigosamente eficaz: termos como "MPB com P maiúsculo", "cultura das periferias", "expressão cultural do povo pobre", "expressão da dor e dos desejos da população pobre", "a cultura popular sem corantes ou aromatizantes" vieram para convencer a opinião pública de que o caminho da cultura popular era através da bregalização, partindo d

ALEGRIA TÓXICA DO É O TCHAN É CONSTRANGEDORA

O saudoso Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC - UNE), era um dos críticos da deterioração da cultura popular nos últimos tempos. Ele acompanhava a lucidez de tanta gente, como Ruy Castro e o também saudoso Mauro Dias que falava do "massacre cultural" da música popularesca. Grandes tempos e últimos em que se destacava um pensamento crítico que, infelizmente, foi deixado para trás por uma geração de intelectuais tucanos que, usando a desculpa do "combate ao preconceito" para defender a deterioração da cultura popular.  O pretenso motivo era promover um "reconhecimento de grande valor" dos sucessos popularescos, com todo aquele papo furado de representar o "espírito de uma época" e "expressar desejos, hábitos e crenças de um povo". Para defender a música popularesca, no fundo visando interesses empresariais e políticos em jogo, vale até apelar para a fal

FLUMINENSE FM E O RADIALISMO ROCK QUE QUASE NÃO EXISTE MAIS

É vergonhoso ver como a cultura rock e seu mercado radiofônico se reduziram hoje em dia, num verdadeiro lixo que só serve para alimentar fortunas do empresariado do entretenimento, de promotoras de eventos, de anunciantes, da mídia associada, às custas de produtos caros que vendem para jovens desavisados em eventos musicais.  São os novos super-ricos a arrancar cada vez mais o dinheiro, o couro e até os rins de quem consome música em geral, e o rock, hoje reduzido a um teatro de marionetes e um picadeiro da Faria Lima, se tornou uma grande piada, mergulhada na mesmice do hit-parade . Ninguém mais garimpa grandes canções, conformada com os mesmos sucessos de sempre, esperando que Stranger Things e Velozes e Furiosos façam alguma canção obscura se popularizar. Nos anos 1980, houve uma rádio muito brilhante, que até hoje não deixou sucessora à altura, seja pelos critérios de programação, pelo leque amplo de músicas tocadas e pela linguagem própria de seus locutores, seja pelo alcance do s

PUBLICADO 'ESSA ELITE SEM PRECONCEITOS (MAS MUITO PRECONCEITUOSA)'

Está disponível na Amazon o livro Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , uma espécie de "versão de bolso" do livro Esses Intelectuais Pertinentes... , na verdade quase isso. Sem substituir o livro de cerca  de 300 páginas e análises aprofundadas sobre a cultura popularesca e outros problemas envolvendo a cultura do povo pobre, este livro reúne os capítulos dedicados à intelectualidade pró-brega e textos escritos após o fechamento deste livro. Portanto, os dois livros têm suas importâncias específicas, um não substitui o outro, podendo um deles ser uma opção de menor custo, por ter 134 páginas, que é o caso da obra aqui divulgada. É uma forma do público conhecer os intelectuais que se engajaram na degradação cultural brasileira, com um etnocentrismo mal disfarçado de intelectuais burgueses que se proclamavam "desprovidos de qualquer tipo de preconceito". Por trás dessa visão "sem preconceitos", sempre houve na verdade preconceitos de cl

LULA, O MAIOR PELEGO BRASILEIRO

  POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, LULA DE 2022 ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE FERNANDO COLLOR O QUE DO LULA DE 1989. A recente notícia de que o governo Lula decidiu cortar verbas para bolsas de estudo, educação básica e Farmácia Popular faz lembrar o governo Collor em 1991, que estava cortando salários e ameaçando privatizar universidades públicas. Lula, que permitiu privatização de estradas no Paraná, virou um grande pelego político. O Lula de 2022 está mais próximo do Fernando Collor de 1989 do que o próprio Lula naquela época. O Lula de hoje é espetaculoso, demagógico, midiático, marqueteiro e agrada com mais facilidade as elites do poder econômico. Sem falar que o atual presidente brasileiro está mais próximo de um político neoliberal do que um líder realmente popular. Eu estava conversando com um corretor colega de equipe, no meu recém-encerrado estágio de corretagem. Ele é bolsonarista, posição que não compartilho, vale lembrar. Ele havia sido petista na juventude, mas quando decidiu votar em Lul

BRASIL NO APOGEU DO EGOÍSMO HUMANO

A "SOCIEDADE DO AMOR" E SEU APETITE VORAZ DE CONSUMIR O DINHEIRO EM EXCESSO QUE TEM. Nunca o egoísmo esteve tão em moda no Brasil. Pessoas com mão-de-vaca consumindo que nem loucos mas se recusando a ajudar o próximo. Poucos ajudam os miseráveis, poucos dão dinheiro para quem precisa. Muitos, porém, dizem não ter dinheiro para ajudar o próximo, e declaram isso com falsa gentileza, mal escondendo sua irritação. Mas são essas mesmas pessoas que têm muito dinheiro para comprar cigarros e cervejas, esses dois venenos cancerígenos que a "boa" sociedade consome em dimensões bíblicas, achando que vão viver até os 100 anos com essa verdadeira dieta do mal à base de muita nicotina e muito álcool. A dita "sociedade do amor", sem medo e sem amor, que é a elite do bom atraso, a burguesia de chinelos invisível a olho nu, está consumindo feito animais vorazes o que seus instintos veem como algo prazeroso. Pessoas transformadas em bichos, dominadas apenas por seus instin