Pular para o conteúdo principal

DEFESA DA MÚSICA POPULARESCA FICOU MAIS SELETIVA

GUSTTAVO LIMA E ZÉ NETO E CRISTIANO - Ídolos "sertanejos" que se desgastam devido a escândalos e posições reacionárias.

1999-2001. Neste período, a crítica especializada, indignada com o crescimento sem freio dos fenômenos popularescos que invadiam espaços que eram da MPB e do Rock Brasil, manifestava suas críticas enérgicas, estimulada pelos questionamentos trazidos por veteranos como Arnaldo Jabor e José Ramos Tinhorão, além do especialista em Bossa Nova, Ruy Castro. O jornalista do Estadão, Mauro Dias, chegou a definir o crescimento da música brega-popularesca como "massacre cultural sem precedentes".

Com a onda desses questionamentos, que inspiraram também gozações que refletiam até na MTV, através dos Piores Clipes do Mundo, o mercado da música popularesca começou a ruir, o que fez com que os empresários de entretenimento investissem num lobby que dura até hoje, com críticos musicais, acadêmicos e até mesmo antropólogos, sociólogos e cineastas passando o pano na mediocridade dos ídolos popularescos, herdeiros de uma linhagem inaugurada pelos ídolos cafonas do passado.

Em 1998, já houve a "MPB de mentirinha" através do truque feito pelas emissoras das Organizações Globo (Rede Globo, Multishow, GNT), que nos especiais sobre MPB ou sobre homenagens musicais - como comemoração da fundação da cidade de São Paulo, por exemplo - se enfiavam os ídolos do "sertanejo", da axé-music, do forró-brega e do "pagode romântico" entre os medalhões da MPB.

Esses ídolos popularescos, os neo-bregas, hoje se passam por "sofisticados" e a cosmética visual e técnica que obtiveram graças a uma boa estrutura empresarial os fez ter uma pretensa respeitabilidade, gozando de prestígio na alta sociedade e na imprensa cultural considerada "isenta", em que ter senso crítico torna-se pouco recomendável.

Eles gravaram covers de MPB que soaram forçados, sem conhecimento de causa e que só mostravam sua canastrice musical, hoje aceita à custa de muita passagem de pano. Chitãozinho & Xororó cantando "Disparada", por exemplo, é uma amostra desse ridículo, pois a dupla, proprietária de uma grande fazenda, não tem a mínima ideia de como o tema da música de Geraldo Vandré vai contra justamente a classe dos grandes proprietários de terras, aliados e patrocinadores da carreira dos dois paranaenses.

Para neutralizar as críticas à música popularesca que eclodiram no fim dos anos 1990, o lobby armado em defesa do brega-popularesco se ancorou na falácia do "combate ao preconceito" - descrita no meu seminal livro Esses Intelectuais Pertinentes... - conseguiu convencer as pessoas através dessa propaganda vitimista e a música popularesca seguiu tranquila no seu crescimento, para o bem de seu empresariado a enriquecer nesse faz-de-conta da mediocridade musical gourmetizada.

Mas, como lembrou Raul Seixas junto ao seu parceiro Marcelo Nova, o problema é muita estrela e pouca constelação. O mercado de ídolos popularescos incha e não dá para acolher todo mundo. A gourmetização que faz de Michael Sullivan o "Tom Jobim" desse viralatismo cultural enrustido teve que expulsar a MPB de seus próprios espaços, pondo no lugar os bregas mais antigos, dos anos 1990 para trás.

E o popularesco, como um todo? Não tem lugar para todo mundo. Como a campanha do "combate ao preconceito" desmobilizou as classes populares - que, tratadas de maneira infantilizada, foram "brincar" de trenzinho no "funk", entre outras barbaridades consumistas - e abriu caminho para o golpe de 2016 e para Jair Bolsonaro, agora a coisa tem que ser seletiva, principalmente em relação ao "sertanejo", dando fim aos tempos em que gente como Pedro Alexandre Sanches perguntava se esse gênero poderia simbolizar uma "reforma agrária na MPB".

Com Bolsonaro, vários ídolos deixaram cair a máscara, a partir de Zezé di Camargo & Luciano. Até mesmo um genérico do Odair José, o cantor Amado Batista, virou "vidraça" por conta do seu apoio a Bolsonaro. Nomes como Leonardo, Latino, Netinho (axé-music), Belo, Wesley Safadão, Nego do Borel, e boa parte do "sertanejo universitário" passaram a ser malvistos por setores influentes da chamada opinião pública, devido ao vínculo com o reacionário governante.

E isso chega a níveis como os que vemos agora, com Zé Neto, da dupla Zé Neto & Cristiano, implicando com uma tatuagem íntima da cantora Anitta, e Gusttavo Lima sendo financiado com dinheiro que seria para Educação e Saúde públicas, em várias prefeituras no interior do país.

Tinha que haver uma seletividade, já que não cabe todo mundo nessa chuva de flanelas infinitamente maior do que a recente chuva de meteoros que foi aquém das expectativas. E dentro da decadência do governo Bolsonaro, o fenômeno Lula precisa criar um novo imaginário culturalista para sepultar os símbolos do bolsonarismo, e aí, no plano musical, entram funqueiros, "pagodeiros" tipo Péricles e ídolos como Odair José.

É necessário agora, para o establishment de intelectuais, jornalistas, cineastas e famosos, atuar de forma mais seletiva no acolhimento da música brega-popularesca, principalmente para evitar que a ciranda financeira caia sobre músicos abertamente reacionários, neste duelo entre o legado da Lei Rouanet (agora com derivados chamados Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc) e os financiamentos de prefeituras coronelistas do interior.

Dessa forma, vemos que o comercialismo da bregalização musical, estimulado pelo discurso do "combate ao preconceito" de anos atrás, cresceu tanto que não tem lugar para todo mundo. O mercado inchou e é hora de descartar alguns nomes mais problemáticos, aproveitando o vínculo com uma figura política decadente que é Jair Bolsonaro. É a alma do negócio, estúpido!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISISMO E RELATORISMO

As mais recentes queixas a respeito do governo Lula ficam por conta do “pesquisismo”, a mania de fazer avaliações precipitadas do atual mandato do presidente brasileiro, toda quinzena, por vários institutos amigos do petista. O pesquisismo são avaliações constantes, frequentes e que servem mais de propaganda do governo do que de diagnóstico. Pesquisas de avaliação a todo momento, em muitos casos antecipando prematuramente a reeleição de Lula, com projeções de concorrentes aqui e ali, indo de Michelle Bolsonaro a Ciro Gomes. Somente de um mês para cá, as supostas pesquisas de opinião apontavam queda de popularidade de Lula, e isso se deu porque os próprios institutos foram criticados por serem “chapa branca” e deles se foi cobrada alguma objetividade na abordagem, mesmo diante de métodos e processos de pesquisa bastante duvidosos. Mas temos também outro vício do governo Lula, que ninguém fala: o “relatorismo”. Chama-se de relatorismo essa mania de divulgar relatórios fantásticos sobre s...

SIMBOLOGIA IRÔNICA

  ACIMA, A REVOLTA DE OITO DE JANEIRO EM 2023, E, ABAIXO, O MOVIMENTO DIRETAS JÁ EM 1984. Nos últimos tempos, o Brasil vive um período surreal. Uma democracia nas mãos de um único homem, o futuro de nosso país nas mãos de um idoso de 80 anos. Uma reconstrução em que se festeja antes de trabalhar. Muita gente dormindo tranquila com isso tudo e os negacionistas factuais pedindo boicote ao pensamento crítico. Duas simbologias irônicas vêm à tona para ilustraresse país surrealista onde a pobreza deixou de ser vista como um problema para ser vista como identidade sociocultural. Uma dessas simbologias está no governo Lula, que representa o ideal do “milagre brasileiro” de 1969-1974, mas em um contexto formalmente democrático, no sentido de ninguém ser punido por discordar do governo, em que pese a pressão dos negacionistas factuais nas redes sociais. Outra é a simbologia do vandalismo do Oito de Janeiro, em 2023, em que a presença de uma multidão nos edifícios da Praça dos Três Poderes, ...

A PRISÃO DE MC POZE E O VELHO VITIMISMO DO “FUNK”

A prisão do funqueiro e um dos precursores do trap brasileiro, o carioca MC Poze do Rodo, na madrugada de ontem no Rio de Janeiro, reativou mais uma vez o discurso vitimista que o “funk” utiliza para se promover. O funqueiro, cujo nome de batismo é Marlon Brandon Coelho Couto Silva, e que já deixou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes para ir a um presídio no bairro carioca de Benfica, tem entre o público da Geração Z e das esquerdas identitárias a reputação que Renato Russo teve entre o público de rock dos anos 1980, embora o MC não tenha 0,000001% do talento, pois se envolve em um ritmo marcado pela mais profunda precarização artístico-cultural. No entanto, MC Poze do Rodo foi detido por acusações de apologia ao crime organizado, ao porte ilegal de armas e à violência. Em várias vezes, Poze aparecia com armas nas fotos das redes sociais, o que poderia sugerir um funqueiro bolsonarista em potencial. A polícia do Rio de Janeiro enviou o seguinte comunicado:: “De acordo com as inves...

LÉO LINS E A DECADÊNCIA DE HUMORISTAS E INFLUENCIADORES

LÉO LINS, CONDENADO A OITO ANOS DE PRISÃO E MULTA DE MAIS DE R$ 300 MIL POR CONTA DE PIADAS OFENSIVAS. Na semana passada, a Justiça Federal, através da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, condenou o humorista Léo Lins a oito anos de prisão, três deles em regime inicialmente fechado, e multa no valor de R$ 306 mil por fazer piadas ofensivas contra grupos minoritários.  Só para sentir a gravidade do caso, uma das piadas sugere uma sutil apologia ao feminicídio: "Feminista boa é feminista calada. Ou morta". Em outra piada machista, Léo disse: "Às vezes, a mulher só entende no tapa. E se não entender, é porque apanhou pouco". Léo também fez piadas agredindo negros, a comunidade LGBTQIA+, pessoas com HIV, indígenas, evangélicos, pessoas com deficiência, obesos e nordestinos, entre outros. O vídeo que inspirou a elaboração da sentença foi o espetáculo Perturbador, um vídeo gravado em 2022 no qual Léo faz uma série de comentários ofensivos. Os defensores de Léo dizem qu...

O ATRASO CULTURAL OCULTO DA GERAÇÃO Z

Fico pasmo quando leio pessoas passando pano no culturalismo pós-1989, em maioria confuso e extremamente pragmático, como se alguém pudesse ver uma espessa cabeleira em uma casca de um ovo. Não me considero careta e, apesar dos meus 54 anos de idade, prefiro ir a um Lollapalooza do que a um baile de gala. Tenho uma bagagem cultural maior do que mimha idade sugere, pelas visões de mundo que tenho, até parece que sou um cidadão mediano de 66 anos. Mas minha jovialidade, por incrível que pareça, está mais para um rapazinho de 26 anos. Dito isso, me preocupa a existência de ídolos musicais confusos, que atiram para todos os lados, entre um roquinho mais pop e um som dançante mais eroticamente provocativo, e no meio do caminho entre guitarras elétricas e sintetizadores, há momentos pretensamente acústicos. Nem preciso dizer nomes, mas a atual cena pop é confusa, pois é feita por uma geração que ouviu ao mesmo tempo Madonna e AC/DC, Britney Spears e Nirvana, Backstreet Boys e Soundgarden. Da...

ELITE DO BOM ATRASO PIROU NAS REDES SOCIAIS

A BURGUESIA DE CHINELOS NÃO QUER OUTRO CANDIDATO EM 2026. SÓ QUER LULA. A elite do bom atraso, a “frente ampla” social que vai do “pobre de novela” - tipo que explicaremos em outra postagem - ao famoso muito rico, mas que inclui também a pequena burguesia e a parcela “legal” da alta burguesia, enlouqueceu nas redes sociais, exaltando o medíocre governo Lula e somente desejando ele para a Presidência da República na próxima eleição. Preso a estereótipos que deixaram de fazer sentido na realidade, como governar para os pobres e deixar a classe média abastada em segundo plano, Lula na prática expressa um peleguismo que é facilmente reconhecido por proletários, camponeses, sem-teto e servidores públicos, que veem o quanto o presidente “quer, mas não quer muito” trabalhar para o bem-estar dos brasileiros. Lula tem como o maior de seus inúmeros erros o de tratar a reconstrução do Brasil como se fosse uma festa. Esse problema, é claro, não é percebido pela delirante elite do bom atraso que, h...

GOVERNO LULA AGRAVA SUA CRISE

INDICADO POR LULA PARA O BANCO CENTRAL, GABRIEL GALÍPOLO PREFERIU MANTER OS JUROS ALTOS "POR MUITO TEMPO". Enquanto o governo Lula limita gastos mensais com universidades federais, a farra das ONGs nas ditas “emendas parlamentares” é de R$ 274 milhões. Na viagem para a China, Lula é acusado de gastar café com valor equivalente a R$ 56 e de conprar um terno no valor equivalente a R$ 850. Quanto às universidades públicas, a renomada Academia Brasileira de Ciências acusa o governo Lula de desmontar as instituições de ensino superior público através desses cortes financeiros. Lulistas blindam Janja quando ela quebrou o protocolo da conversa entre o marido e o presidente chinês Xi Jinping, para falar de sua preocupação com o Tik Tok. Em compensação, Lula não cumpriu a promessa de implantar o Plano Nacional de Transição Energética, que iria tirar o Brasil da dependência de combustível fóssil. Mas o presidente ainda quer devastar a Amazônia Equatorial para extrair mais petróleo. Lul...

QUANDO A CAPRICHO QUER PARECER A ROCK BRIGADE

Até se admite que o departamento de Jornalismo das rádios comerciais ditas “de rock” é esforçado e tenta mostrar serviço. Mas nem de longe isso pode representar um diferencial para as tais “rádios rock”, por mais que haja alguma competência no trabalho de seus repórteres. A gente vê o contraste que existe nessas rádios. Na programação diária, que ocupa a manhã, a tarde e o começo da noite, elas operam como rádios pop convencionais, por mais que a vinheta estilo “voz de sapo” tente coaxar a palavra “rock”. O repertório é hit-parade, com medalhões ou nomes comerciais, e nem de longe oferecem o básico para o público iniciante de rock. Para piorar, tem aquele papo furado de que as “rádios rock” não tocam só os “clássicos”, mas também as “novidades”. Papo puramente imbecil. É aquela coisa da padaria dizer que não vende somente salgados, mas também os doces. Que diferença isso faz? O endeusamento, ou mesmo as passagens de pano, da imprensa especializada às rádios comerciais “de rock” se deve...

A ILUSÃO DE QUERER PARECER O “MAIS LEGAL DO PLANETA”

Um dos legados do Brasil de Lula 3.0 está na felicidade tóxica de uma parcela de privilegiados. A obsessão de uns poucos bem-nascidos em parecer “gente legal”, em atrair apoio social, os faz até manipular a carteirada para cima e para baixo, entre um sentimento de orgulho aqui e uma falsa modéstia ali, sempre procurando mascarar a hipocrisia que não consegue se ocultar nas mentes dessas pessoas. Com a patrulha dos negacionistas factuais, “isentões” designados para promover o boicote ao pensamento crítico nas redes sociais, a “boa” sociedade que é a elite do bom atraso precisa parecer, aos olhos dos outros, as mais positivas possíveis, daí o esforço desesperado para criar um ambiente de conformidade e até de conformismo, sobretudo pela perigosa ilusão de acreditar que o futuro do Brasil será conduzido por um idoso de 80 anos. Quando ouvimos falar de períodos de supostas regeneração e glorificação do “povo brasileiro”, nos animamos no primeiro momento, achando que agora o Brasil será a n...

APOIO DAS ESQUERDAS AO "FUNK" ABRIU CAMINHO PARA O GOLPE DE 2016

MC POZE DO RODO, COM SEU CARRO LAMBORGHINI AVALIADO EM TRÊS MILHÕES DE REAIS. A choradeira das esquerdas médias diante da prisão de MC Poze do Rodo tenta reviver um hábito contraído há 20 anos, quando o esquerdismo passou a endossar o discurso fabricado pela Rede Globo e pela Folha de São Paulo para "socializar" o "funk", um dos ritmos do comercialismo brega-popularesco que passou a blindar por uma elite de intelectuais sob inspiração do antigo IPES-IBAD, só que sob uma retórica "pós-tropicalista". A revolta contra a prisão do funqueiro e alegações clichês como "criminalização da cultura" e "realidade da favela" feita por parlamentares e jornalistas da mídia esquerdista se tornam bastante vergonhosas e, em muitos casos, descontextualizada com a real preocupação com as classes pobres da vida real, que em nenhum momento são representadas ou se identificam com o "funk" ou o trap. O "funk" e o trap apenas falam sobre o ...