Pular para o conteúdo principal

A PEGADINHA DE ÚLTIMA HORA NO CASO DE UM ÍDOLO RELIGIOSO


Voltando à polêmica do Espiritismo brasileiro e seu "médium" bolsonarista, um caso que não pode cair no esquecimento, o caso do outro "médium", aquele que usava peruca e viveu suas últimas décadas em Uberaba, se promovendo às custas do Assistencialismo mais fajuto, artifício usado para tentar abafar seu charlatanismo, envolve um grande mal-entendido histórico.

Diante da repercussão de um programa da TV Tupi em 1971, quando o referido "médium" defendeu histericamente a ditadura militar, com um anti-esquerdismo furioso que faz o reacionarismo de Silas Malafaia parecer Che Guevara no modo ternura, houve uma interpretação tendenciosa e sem um mínimo de lógica para salvar o farsante que ostenta, de graça, o título de "maior médium do país", e cujo nome evitamos citar para não emporcalhar nossas linhas nem atrair mau agouro para este blogue.

Com as mãos cheias de flanelas para passar pano no conservadorismo do "médium de peruca", setores da opinião pública tentaram minimizar, na época, o apoio radical do ídolo religioso, dizendo que foi "uma estratégia para evitar ser preso".

Isso não tem um pingo de lógica. Afinal, se o "médium" não quisesse ser preso, ele iria para o exílio. Se ele tinha medo de avião, pegava navio ou mesmo ônibus, no caso de países como os vizinhos da América do Sul. Não há uma lógica do "médium" falar para milhares de pessoas pedindo apoio aos militares da ditadura militar, ainda mais em fase mais repressiva, para enganar o povo e evitar que ele fosse preso.

Isso traz uma contradição enorme. Ele não era religioso e tinha fama de "honesto", segundo seus seguidores (embora, observando bem, a carreira do "bom homem" é um gigantesco esgoto de ações desonestas e retrógradas)? Ele não queria ser conhecido como uma pessoa "sincera", como todo sujeito que se diz "cristão"? Como ele iria defender a ditadura militar com tanta convicção se isso era apenas um truque para que ele não fosse levado para a prisão?

E isso é irônico, pois o "bom homem" quase foi para a prisão por conta do uso leviano do nome de Humberto de Campos em obras fake que se diziam "espirituais". Isso porque um juiz suplente, agindo com o mesmo senso seletivo de Sérgio Moro, julgou o processo "improcedente" e deu impunidade ao "médium", apesar de, evidentemente, a "obra espiritual" creditada a Humberto fosse uma farsa, bastando uma leitura atenta para ver o abismo estilístico que separa o escritor maranhense que viveu entre nós e o suposto espírito que nunca passou de uma vergonhosa fraude.

Não bastasse o apoio do "médium" à ditadura militar que, na época, mandava presos políticos "de volta para a pátria espiritual", num programa de TV e num poema fake atribuído ao abolicionista Castro Alves (que nunca iria defender um regime político tão opressor quanto a escravidão, ainda mais com os descendentes de senhores de engenhos em maioria apoiando a ditadura), o "homem bom" ainda recebeu uma homenagem da Escola Superior de Guerra, em 1972.

Devemos nos lembrar desse episódio e martelar até cansar. O pessoal não aguenta ouvir falar do "médium" condecorado pela Escola Superior de Guerra, que fez palestras lá e recebeu homenagens? Pois que aguentem, pois são fatos, e não há fé nem preces que possam fazer derrubar a veracidade dos fatos, e a realidade nem sempre se mostra de forma generosa nem complacente.

Pois bem, perguntamos o que fez um "médium", supostamente símbolo da paz e do amor, para aceitar ser homenageado por uma instituição militar, com "guerra" no nome, e por sinal uma entidade considerada o "cérebro" da ditadura militar, pois foi através da ESG que se planejou a Operação Bandeirante (OBAN, depois DOI-CODI), a pior ferramenta de repressão ditatorial que ceifou muitas vidas, em evidente crime contra os direitos humanos.

Uma matéria do jornal Última Hora noticiou a homenagem, mas o jornalista que a escreveu disse que o "médium" aceitou ser homenageado "por estratégia", supostamente para evitar que ele seja alvo da repressão militar e fosse preso e até torturado, mesmo estando o "médium" com 62 anos em 1972, equivalente, hoje, a 82 anos. A ideia não tem pé nem cabeça, e as esquerdas médias ainda botaram na conta da mídia esquerdista a negação de que o "médium" teria apoiado a ditadura militar.

Antes de mais nada, expliquemos a homenagem. Ninguém homenageia uma pessoa a contragosto e, por outro lado, ninguém é homenageado à força. Se a Escola Superior de Guerra homenageou o "médium" de Uberaba, é porque o "médium" foi um colaborador estratégico da ditadura militar, com uma atuação de fazer inveja a um Cabo Anselmo.

Isso faz sentido, porque os livros do "médium", que em parte eu li quando seguia o Espiritismo brasileiro, são um verdadeiro receituário do mais retrógrado moralismo religioso, fundamentado na Teologia do Sofrimento, uma corrente do Catolicismo medieval que definia o "holocausto" - a ferramenta punitiva do nazi-fascismo - como um "caminho necessário para chegar a um mundo melhor".

Era só sofrer calado as piores adversidades, que surgiam como pragas intermináveis, sem reclamar uma vírgula sequer e nem fazer qualquer tipo de questionamento. Pelo contrário, se agradecia a Deus pela desgraça obtida e acreditava-se no juízo de valor punitivista do Espiritismo à brasileira, nos seus momentos abertamente anti-Kardec, que alegava que o sofredor mais desgraçado estava "pagando pelo que fez em uma vida passada". Pagando com juros exorbitantes, como que numa extorsão moral e religiosa.

Mas tudo isso é creditado como "progressista" por uma elite do atraso que não quer ser conhecida por este nome porque senão chora. Afinal, tudo isso é pregado com discurso suave, sem os berros de um Malafaia ou a teatralidade do Edir Macedo. O não-raivismo mostra suas armadilhas para quem vê a realidade com uma lógica algorítmica que usa o senso de humor como medida para o binarismo ideológico entre direita / raiva e esquerda / alegria.

E aí vemos a pegadinha que Última Hora, um jornal considerado pioneiro na mídia esquerdista, criou para os leitores desavisados, ao passar pano no "médium" inventando que ele só apoiou a ditadura para salvar sua própria pele. Logo, o periódico resolveu apoiar o "médium" porque UH em 1972 continuava fiel à sua linha editorial progressista, certo?

Errado. Em primeiro lugar, a Última Hora já não pertenceu a Samuel Wainer desde 1971, pois ele vendeu para o mesmo grupo de empreiteiros que havia comprado, na época, o Correio da Manhã poucos anos antes. Nessa época também o Correio da Manhã, de direita moderada mas opositora da ditadura militar, deixou de lado essa linha combativa e passou a se comportar de acordo com a cartilha do AI-5.

O que isso significa? Que a Última Hora deixou de ter a sua reconhecida linha editorial de esquerda. Como o jornal carioca tinha uma rede de jornais filiados - ou seja, versões do mesmo periódico em outros Estados - , a sua versão paulista, por exemplo, foi vendida para a Folha de São Paulo, então controlada por Otávio Frias de Oliveira, cujo filho Luís Frias, suspeita-se, está flertando com o Espiritismo brasileiro, como sugerem as pautas tendenciosas da Folha e do UOL para esta religião.

Daí que não foi, exatamente, um periódico de esquerda que passou o pano no "médium de peruca" ao tentar desmentir, com argumentos infundados, que ele tenha apoiado ou colaborado com a ditadura militar. Foi um periódico convertido a um veículo conservador da imprensa corporativa, que plantou essa fantasia de que o "médium" só defendeu a ditadura militar "por estratégia".

Eu, quando segui o Espiritismo brasileiro, eu tive contato com as ideias desse "médium" e elas realmente são reacionárias e ultraconservadoras, cheirando a mofo tóxico do século XII. Li dois livros inteiros dele e, parcialmente, umas dezenas de outros. 

Vendo sua trajetória, o "médium" que, além de charlatão, ainda carrega a morte suspeita de um sobrinho pelas costas, nunca defendeu a redemocratização do Brasil. E até seu mentor, o Padre Manuel da Nóbrega, é marcado pelo temperamento autoritário e pelas ideias punitivistas e austeras.

Iludida com a imagem adocicada que o "médium" recebe nas redes sociais, a "boa" sociedade brasileira acha um "absurdo" o "médium" ter apoiado a ditadura. Inventaram que ele virou esquerdista no fim da vida, quando ele era inflexível no seu conservadorismo extremo. São puras fake news: os fatos mostram que o "bondoso médium" apoiou Fernando Henrique Cardoso e ficou encantado com a figura de Aécio Neves, o "sonhado grande líder de Minas Gerais", como um novo Dom Pedro I das Alterosas.

As pessoas deveriam observar as coisas e renunciar às cegueiras do fanatismo religioso. Se atrizes antes adoráveis como Cássia Kis e Regina Duarte passaram a ser detestáveis reacionárias radicais, por que recusar-se a admitir ultraconservadorismo e reacionarismo num "médium" que se demonstrou abertamente ultraconservador e reacionário? Paciência, a realidade não está aqui para agradar as pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

FOMOS TAPEADOS!!!!

Durante cerca de duas décadas, fomos bombardeados pelo discurso do tal "combate ao preconceito", cujo repertório intelectual já foi separado no volume Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , para o pessoal conhecer pagando menos pelo livro. Essa retórica chorosa, que alternava entre o vitimismo e a arrogância de uma elite de intelectuais "bacanas", criou uma narrativa em que os fenômenos popularescos, em boa parte montados pela ditadura militar, eram a "verdadeira cultura popular". Vieram declarações de profunda falsidade, mas com um apelo de convencimento perigosamente eficaz: termos como "MPB com P maiúsculo", "cultura das periferias", "expressão cultural do povo pobre", "expressão da dor e dos desejos da população pobre", "a cultura popular sem corantes ou aromatizantes" vieram para convencer a opinião pública de que o caminho da cultura popular era através da bregalização, partindo d

ALEGRIA TÓXICA DO É O TCHAN É CONSTRANGEDORA

O saudoso Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC - UNE), era um dos críticos da deterioração da cultura popular nos últimos tempos. Ele acompanhava a lucidez de tanta gente, como Ruy Castro e o também saudoso Mauro Dias que falava do "massacre cultural" da música popularesca. Grandes tempos e últimos em que se destacava um pensamento crítico que, infelizmente, foi deixado para trás por uma geração de intelectuais tucanos que, usando a desculpa do "combate ao preconceito" para defender a deterioração da cultura popular.  O pretenso motivo era promover um "reconhecimento de grande valor" dos sucessos popularescos, com todo aquele papo furado de representar o "espírito de uma época" e "expressar desejos, hábitos e crenças de um povo". Para defender a música popularesca, no fundo visando interesses empresariais e políticos em jogo, vale até apelar para a fal

PUBLICADO 'ESSA ELITE SEM PRECONCEITOS (MAS MUITO PRECONCEITUOSA)'

Está disponível na Amazon o livro Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , uma espécie de "versão de bolso" do livro Esses Intelectuais Pertinentes... , na verdade quase isso. Sem substituir o livro de cerca  de 300 páginas e análises aprofundadas sobre a cultura popularesca e outros problemas envolvendo a cultura do povo pobre, este livro reúne os capítulos dedicados à intelectualidade pró-brega e textos escritos após o fechamento deste livro. Portanto, os dois livros têm suas importâncias específicas, um não substitui o outro, podendo um deles ser uma opção de menor custo, por ter 134 páginas, que é o caso da obra aqui divulgada. É uma forma do público conhecer os intelectuais que se engajaram na degradação cultural brasileira, com um etnocentrismo mal disfarçado de intelectuais burgueses que se proclamavam "desprovidos de qualquer tipo de preconceito". Por trás dessa visão "sem preconceitos", sempre houve na verdade preconceitos de cl

OS CRITÉRIOS VICIADOS DE EMPREGO

De que adianta aumentar as vagas de emprego se os critérios de admissão do mercado de trabalho estão viciados? De que adianta haver mais empregos se as ofertas de emprego não acompanham critérios democráticos? A ditadura militar completou 60 anos de surgimento. O governo Ernesto Geisel, que consolidou o Brasil sonhado pelas elites reacionárias, faz 50 anos de seu início. Até parece que continuamos em 1974, porque nosso Brasil, com seus valores caquéticos e ultrapassados, fede a mofo tóxico misturado com feses de um mês e cadáveres em decomposição.  E ainda muitos se arrogam de ver o Brasil como o país do futuro com passaporte certeiro para ingressar, já em 2026, no banquete das nações desenvolvidas. E isso com filósofos suicidas, agricultores famintos e sobrinhos de "médiuns de peruca" desaparecendo debaixo dos arquivos. Nossos conceitos são velhos. A cultura, cafona e oligárquica, só defendida como "vanguarda" por um bando de intelectuais burgueses, entre jornalist

MAIS DECEPÇÃO DO GOVERNO LULA

Governo Lula continua decepcionando. Três casos mostram isso e se tratam de fatos, não mentiras plantadas por bolsonaristas ou lavajatistas. E algo bastante vergonhoso, porque se trata de frustrações dos movimentos sociais com a indiferença do Governo Federal às suas necessidades e reivindicações. Além de ter havido um quarto caso, o dos protestos de professores contra os cortes de verbas para a Educação, descrito aqui em postagem anterior, o governo Lula enfrenta protestos dos movimentos indígenas, da comunidade científica e dos trabalhadores sem terra, lembrando que o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) já manifestou insatisfação com o governo e afirmou que iria protestar contra ele. O presidente Lula, ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, assinou, no último dia 18, a demarcação de apenas duas terras para se destinarem a ser reservas indígenas, quando era prometido um total de seis. Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT) foram beneficiadas pelo document

LULA, O MAIOR PELEGO BRASILEIRO

  POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, LULA DE 2022 ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE FERNANDO COLLOR O QUE DO LULA DE 1989. A recente notícia de que o governo Lula decidiu cortar verbas para bolsas de estudo, educação básica e Farmácia Popular faz lembrar o governo Collor em 1991, que estava cortando salários e ameaçando privatizar universidades públicas. Lula, que permitiu privatização de estradas no Paraná, virou um grande pelego político. O Lula de 2022 está mais próximo do Fernando Collor de 1989 do que o próprio Lula naquela época. O Lula de hoje é espetaculoso, demagógico, midiático, marqueteiro e agrada com mais facilidade as elites do poder econômico. Sem falar que o atual presidente brasileiro está mais próximo de um político neoliberal do que um líder realmente popular. Eu estava conversando com um corretor colega de equipe, no meu recém-encerrado estágio de corretagem. Ele é bolsonarista, posição que não compartilho, vale lembrar. Ele havia sido petista na juventude, mas quando decidiu votar em Lul