Ontem o baixista dos Smiths, Andy Rourke, faleceu. É certo que ele teve histórico de drogas e álcool no passado, que contribuíram para o câncer no pâncreas, mas a notícia obviamente é dolorosa.
Além de grande baixista, Rourke atuava como DJ. E tocou violoncelo na música "Rubber Ring", do compacto The Boy With the Thorn in his Side, de 1985, um dos dois da banda lançados no Brasil.
Me lembro de yer ouvido "Rubber Ring" pela primeira vez quando um trecho da música foi tocado numa loja, Stop, no quarteirão da Rua General Pereira da Silva, junto à Praia de Icaraí, em Niterói.
Mas já ouvia Smiths desde o segundo semestre de 1984, com a remix novaiorquina de "This Charming Man" - que ouvi em primeira mão na Rádio Fluminense FM - que destacava um trecho com a cozinha, Andy Rourke e o baterista Mike Joyce, na empolgante canção que, descobri, nunca esteve originalmente em LP. Da época do primeiro álbum, que leva o nome da banda, "This Charming Man" só foi adotada mais tarde.
Rourke foi um dos que, em princípio, processaram Morrissey e Johnny Marr por conta dos royalties das gravações da banda, processo que atingiu sobretudo o cantor, que havia sido parceiro de Rourke em três canções: "Piccadilly Palare", "Yes I Am Blind" e "Girl Least Likely To". Rourke, Joyce e o guitarrista rítmico Craig Gannon ganharam a causa.
Mas o tempo passou e, embora Morrissey e Johnny Marr, hoje também cantor solo, tivessem rompido relações, o guitarrista e o baixista eram amigos próximos. Meses atrás, Marr postou uma foto ao lado do baixista. Ontem Marr lamentou a perda do amigo. Morrissey também se manifestou lamentando o falecimento.
Ao lado de Peter Hook, Andy Rourke foi um dos maiores baixistas da cena de Manchester dos anos 1980. A página oficial do New Order - cujo vocalista Bernard Sumner, além de amigo de Marr, era seu parceiro no Electronic - também se manifestou sobre a triste perda.
Durante anos eu fui um fã entusiasmado dos Smiths e hoje fico muito triste com a partida de Andy Rourke. Restam as lembranças e o legado de seu vigoroso baixo que contribuíram no vigor sonoro da icônica banda. Valeu, Andy, vá em paz!!
Comentários
Postar um comentário