ENQUANTO OS PARKLETS ATRAPALHAM OS ESTACIONAMENTOS E O TRÁFEGO NAS RUAS DE NITERÓI...
Vergonha. Vergonha extrema.
Só porque os tais parquiletes, grosseiros currais instalados em plenas ruas de Niterói, são lugares para sentar e se relaxar, não significa que eles sejam louváveis.
Não são. Eles são vergonhosos. São um "elefante branco" para a mobilidade urbana.
São uma grande piada, uma propaganda enganosa que está a serviço dos donos de estabelecimentos comerciais.
A propaganda enganosa define os tais parklets como "praças públicas de uso gratuito para qualquer pessoa".
A prefeitura regulamentou os parquiletes às escuras, criando um decreto de 2018 sem o conhecimento de grande parte da população niteroiense.
A coisa chega ao nível do risível. A Prefeitura de Niterói garantiu que iria multar o estabelecimento mantenedor do parquilete que fizer uso privado do mesmo.
Pausa para gargalhadas.
Na boa, esses são espaços privados. A sorte é que os estabelecimentos mantenedores dificilmente ficam lotados.
Mas digamos que eles fiquem lotados. Tarde de sábado, jogo do Flamengo, pessoal todo lotando um restaurante que tem a televisão sintonizada num jogo com o time carioca.
O pessoal está todo lá e pessoas que não tem a ver com o restaurante estão sentadas num parquilete, vendo a Internet no seu telefone celular.
Vão dizer que os fregueses do restaurante não vão poder sentar no parquilete, porque este, supostamente "de todos", priorizará "qualquer pessoa" em detrimento de quem usa os serviços do próprio mantenedor?
Em outras palavras, só para dizer que os parquiletes são "espaços públicos", se priorizará quem não se utiliza dos serviços do estabelecimento mantenedor, em detrimento de quem se utiliza?
Fala sério!
Há, pelo menos, uns seis parquiletes emporcalhando a paisagem urbana de Niterói.
...REPRESENTAM O DESPERDÍCIO PORQUE JÁ TEMOS CALÇADÕES E PRAÇAS COM ÁREAS SUFICIENTES PARA EVITAR USAR O ESPAÇO VIÁRIO.
O parklets lembram currais, canteiros de obras, são muito feios, emporcalham a paisagem urbana, agem em desacordo com a mobilidade urbana, e não têm a menor serventia.
E o caso da Rua Coronel Moreira César revela um aspecto bastante cômico.
Enquanto um parquilete atrapalha o trânsito da Moreira César, que deveria até ser liberado e livre de estacionamentos, nessa Niterói de trânsito congestionado, um calçadão enorme e pouco movimentado poderia ser preenchido com mais cadeiras do que as que existem.
Ou seja, para que essa "praça pública" que dizem ser o parquilete, se um calçadão já é uma praça em potencial?
O problema dos niteroienses é que eles não têm noção dos seus próprios problemas.
Acho que é porque eles usam as redes sociais em excesso, precisam ver melhor o mundo à sua volta, sem precisar que José Luiz Datena, lá de São Paulo, lhes avise a respeito.
Ou que, do outro lado da "poça", William Bonner e os jornais O Globo e O Dia apontem os problemas que os niteroienses vivem e sofrem, sem saber.
Devemos alertar aos niteroienses que eles moram em Niterói e não no WhatsApp. E acabar com essa vergonha de parquilete, que o prefeito Axel Grael deveria fazer revogando o ridículo decreto e mandando retirar esses monstrengos.
Comentários
Postar um comentário