Pular para o conteúdo principal

RECONSTRUÇÃO... EM CLIMA DE FESTA?

LULA NO LANÇAMENTO DO MOVIMENTO "VAMOS JUNTOS PELO BRASIL", ONTEM, NO EXPO CENTER NORTE, EM SÃO PAULO.

O golpe político de 2016 e seu legado são considerados "marolinha" ou "gripezinha", e isso não é bom.

Houve retrocessos diversos. Tragédias com perdas materiais ou humanas. Convulsões sociais, muitas vezes trágicas. Congresso Nacional aprovando medidas contrárias aos trabalhadores. Difusão ampla de fake news. Corrupção política na direita pós-golpe, que jurava ser o "primor de honestidade".

Com a Amazônia sendo devastada, as tragédias ambientais de Mariana e Brumadinho ainda sofrendo seus efeitos e o Museu Nacional sendo reconstruído com novo acervo, o Brasil está em momentos próximos a uma distopia.

É para ficar sorrindo? É para ficar em clima de festa? Não.

Mas a classe média que ficou nas redes sociais e não sofreu essas tragédias todas, sempre ficou feliz.

Dilma caiu, as pessoas ficaram felizes. Temer abusou do poder, as pessoas ficaram felizes. Bolsonaro foi eleito, as pessoas ficaram felizes. Crise do governo Bolsonaro, as pessoas ficaram felizes.

Eventualmente, só lágrimas de crocodilo, indignações de mentira, ativismo de sofá. E não se fala só do pessoal da direita. Muita gente progressista, de esquerda, indo nessa onda lamentável.

O ator e agora cineasta Lázaro Ramos disse uma coisa sábia: "A gente vê tragédia e a primeira coisa que faz é meme". Foi na entrevista para o OtaLab, de Otaviano Costa.

Lázaro gosta de memes e eu também, mas a memecracia causa incômodo, principalmente por ser a zona de conforto que desnorteia muita gente. E que já fez enfraquecer as passeatas do "Fora Bolsonaro".

Meu voto em Lula estava certo em 2020 e até parte de 2021, mas ao ver a mudança de comportamento dele, comecei a ter um pé atrás.

Lula passou a ver a vida como se fosse uma festa. Deixou para trás o realismo que havia expresso nas entrevistas (excelentes) na prisão.

Ainda mantive minha opção de voto por Lula, até que ele resolveu fazer o que alertei que não devia: se aliar com a direita moderada, que diverge do seu projeto político.

Quando ele expressou fazer questão de ter o então tucano Geraldo Alckmin como vice de sua chapa presidencial, resolvi: não vou mais votar em Lula.

E aí veio o otimismo cego, o clima de "já ganhou" de Lula e a Terceira Via recebendo chacotas, como se as esquerdas triunfalistas fossem um bando de valentões.

Reafirmei que não vou votar em Lula. Não admito arrogância, mesmo se a pessoa se mostre a melhor opção.

Mesmo assim, eu, como jornalista, acompanho os textos de apoiadores de Lula e todos os argumentos em favor até mesmo da aliança com Alckmin.

Infelizmente, são argumentações vagas, subjetivas, evasivas. Geralmente em torno de ideias como "democracia".

Lula comete contradições. Costumo considerar que Lula quer voar alto demais, mas se alia justamente com aqueles que querem lhe cortar as asas, proibindo esse voo.

Na teoria, tudo é fácil. Lula falando para a direita moderada, sejam os políticos, o empresariado, o setor financeiro, que é necessário acatar as propostas do petista porque "é em nome do povo brasileiro", que se acatarem a Economia cresce e as elites não perdem etc.

No mundo ideal, a direita moderada cede às decisões de Lula e mesmo o empresário mais empedernido vai aceitar ceder seus privilégios em benefício dos trabalhadores.

Mas já citei várias vezes sobre o que ocorreu, antes, com João Goulart e Dilma Rousseff.

Na prática, tivemos uma elite retrógrada que torceu para a implantação dos retrocessos sociais, políticos e econômicos do período golpista.

E hoje parece que foi apenas um período de nada, que muitos afirmam que é "ruim" só porque boa parte dessa dura realidade é obra de Jair Bolsonaro.

E vemos o que ocorreu ontem, aqui em São Paulo, no Expo Center Norte, próximo ao Terminal Rodoviário do Tietê e do Shopping Center Norte.

Lula lançou o Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil e ainda recebeu de presente da noiva Rosângela da Silva, a Janja, um CD com vários cantores cantando a música "Sem Medo de Ser Feliz", de Leonardo Leone, lançado na campanha presidencial do petista em 1989.

Li os discursos de Lula, presente no evento, e de Geraldo Alckmin, em convalescência por conta da Covid-19.

Tudo muito esperançoso, cheio de expectativas muito boas. Propostas corretas, tudo muito atraente.

O problema é se tudo isso vai ser realmente implantado. Não vai haver gente querendo puxar o tapete de Lula?

Será que, com os apóstolos do Estado Mínimo como aliados de Lula, será possível manter um Estado forte mesmo se argumentar que é "pelo interesse público"?

O grande problema de Lula é que ele acredita que a direita moderada aceita se aliar a ele de maneira incondicional.

Engano. Boa parte da direita moderada só se alia a Lula visando derrubar Jair Bolsonaro. Depois disso, Lula terá que acertar as contas e selecionar, do seu projeto político, aquele que agradar as elites.

Lula fica dizendo o tempo todo que "não vai governar para o mercado", achando que as suas propostas serão inteiramente aceitas pela direita moderada que se tornou aliada circunstancial.

A situação do Brasil está frágil. A cultura está sucateada e isso não é obra de Mário Frias ou da família Bolsonaro. Vem desde um sistema de valores conservador de mais de 50 anos atrás, que impôs a bregalização como pretenso paradigma de cultura popular.

O pessoal não lê Esses Intelectuais Pertinentes... e fica achando que basta jogar Lei Rouanet, Lei Paulo Gustavo ou Lei Aldir Blanc, enchendo ídolo popularesco de dinheiro público, para transformar um MC Créu num Tom Jobim.

É neste contexto que Lula prefere agir como se estivesse numa esfera de sonho e fantasia.

E o pior é que o lulismo fala mesmo em sonho, em fazer "o brasileiro voltar a sonhar".

E vemos seu projeto de reconstrução do país... Em clima de festa?

Vamos reconstruir um Brasil ou transformá-lo numa Suécia de vez?

Nem a floresta amazônica têm fôlego para ser recuperada em quatro anos, e, além disso, é difícil o Brasil chegar ao Primeiro Mundo, porque não tem um povo à altura.

É muito sentimentalismo em torno de Lula. Para o bem e para o mal. Para as fantasias dos lulistas e para as chacotas que os apoiadores de Lula fazem contra os terceiro-viáveis.

Lula está fora da realidade. E está criando expectativas demais para um país devastado que é o Brasil.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

FOMOS TAPEADOS!!!!

Durante cerca de duas décadas, fomos bombardeados pelo discurso do tal "combate ao preconceito", cujo repertório intelectual já foi separado no volume Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , para o pessoal conhecer pagando menos pelo livro. Essa retórica chorosa, que alternava entre o vitimismo e a arrogância de uma elite de intelectuais "bacanas", criou uma narrativa em que os fenômenos popularescos, em boa parte montados pela ditadura militar, eram a "verdadeira cultura popular". Vieram declarações de profunda falsidade, mas com um apelo de convencimento perigosamente eficaz: termos como "MPB com P maiúsculo", "cultura das periferias", "expressão cultural do povo pobre", "expressão da dor e dos desejos da população pobre", "a cultura popular sem corantes ou aromatizantes" vieram para convencer a opinião pública de que o caminho da cultura popular era através da bregalização, partindo d

ALEGRIA TÓXICA DO É O TCHAN É CONSTRANGEDORA

O saudoso Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC - UNE), era um dos críticos da deterioração da cultura popular nos últimos tempos. Ele acompanhava a lucidez de tanta gente, como Ruy Castro e o também saudoso Mauro Dias que falava do "massacre cultural" da música popularesca. Grandes tempos e últimos em que se destacava um pensamento crítico que, infelizmente, foi deixado para trás por uma geração de intelectuais tucanos que, usando a desculpa do "combate ao preconceito" para defender a deterioração da cultura popular.  O pretenso motivo era promover um "reconhecimento de grande valor" dos sucessos popularescos, com todo aquele papo furado de representar o "espírito de uma época" e "expressar desejos, hábitos e crenças de um povo". Para defender a música popularesca, no fundo visando interesses empresariais e políticos em jogo, vale até apelar para a fal

PUBLICADO 'ESSA ELITE SEM PRECONCEITOS (MAS MUITO PRECONCEITUOSA)'

Está disponível na Amazon o livro Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , uma espécie de "versão de bolso" do livro Esses Intelectuais Pertinentes... , na verdade quase isso. Sem substituir o livro de cerca  de 300 páginas e análises aprofundadas sobre a cultura popularesca e outros problemas envolvendo a cultura do povo pobre, este livro reúne os capítulos dedicados à intelectualidade pró-brega e textos escritos após o fechamento deste livro. Portanto, os dois livros têm suas importâncias específicas, um não substitui o outro, podendo um deles ser uma opção de menor custo, por ter 134 páginas, que é o caso da obra aqui divulgada. É uma forma do público conhecer os intelectuais que se engajaram na degradação cultural brasileira, com um etnocentrismo mal disfarçado de intelectuais burgueses que se proclamavam "desprovidos de qualquer tipo de preconceito". Por trás dessa visão "sem preconceitos", sempre houve na verdade preconceitos de cl

OS CRITÉRIOS VICIADOS DE EMPREGO

De que adianta aumentar as vagas de emprego se os critérios de admissão do mercado de trabalho estão viciados? De que adianta haver mais empregos se as ofertas de emprego não acompanham critérios democráticos? A ditadura militar completou 60 anos de surgimento. O governo Ernesto Geisel, que consolidou o Brasil sonhado pelas elites reacionárias, faz 50 anos de seu início. Até parece que continuamos em 1974, porque nosso Brasil, com seus valores caquéticos e ultrapassados, fede a mofo tóxico misturado com feses de um mês e cadáveres em decomposição.  E ainda muitos se arrogam de ver o Brasil como o país do futuro com passaporte certeiro para ingressar, já em 2026, no banquete das nações desenvolvidas. E isso com filósofos suicidas, agricultores famintos e sobrinhos de "médiuns de peruca" desaparecendo debaixo dos arquivos. Nossos conceitos são velhos. A cultura, cafona e oligárquica, só defendida como "vanguarda" por um bando de intelectuais burgueses, entre jornalist

LULA, O MAIOR PELEGO BRASILEIRO

  POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, LULA DE 2022 ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE FERNANDO COLLOR O QUE DO LULA DE 1989. A recente notícia de que o governo Lula decidiu cortar verbas para bolsas de estudo, educação básica e Farmácia Popular faz lembrar o governo Collor em 1991, que estava cortando salários e ameaçando privatizar universidades públicas. Lula, que permitiu privatização de estradas no Paraná, virou um grande pelego político. O Lula de 2022 está mais próximo do Fernando Collor de 1989 do que o próprio Lula naquela época. O Lula de hoje é espetaculoso, demagógico, midiático, marqueteiro e agrada com mais facilidade as elites do poder econômico. Sem falar que o atual presidente brasileiro está mais próximo de um político neoliberal do que um líder realmente popular. Eu estava conversando com um corretor colega de equipe, no meu recém-encerrado estágio de corretagem. Ele é bolsonarista, posição que não compartilho, vale lembrar. Ele havia sido petista na juventude, mas quando decidiu votar em Lul

MAIS DECEPÇÃO DO GOVERNO LULA

Governo Lula continua decepcionando. Três casos mostram isso e se tratam de fatos, não mentiras plantadas por bolsonaristas ou lavajatistas. E algo bastante vergonhoso, porque se trata de frustrações dos movimentos sociais com a indiferença do Governo Federal às suas necessidades e reivindicações. Além de ter havido um quarto caso, o dos protestos de professores contra os cortes de verbas para a Educação, descrito aqui em postagem anterior, o governo Lula enfrenta protestos dos movimentos indígenas, da comunidade científica e dos trabalhadores sem terra, lembrando que o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) já manifestou insatisfação com o governo e afirmou que iria protestar contra ele. O presidente Lula, ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, assinou, no último dia 18, a demarcação de apenas duas terras para se destinarem a ser reservas indígenas, quando era prometido um total de seis. Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT) foram beneficiadas pelo document