Pular para o conteúdo principal

A CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2022 É UMA "NÃO-ELEIÇÃO"?


A campanha presidencial deste ano é realmente uma "democracia de cabresto". Uma espécie de "voto de cabresto" sob o pretexto democrático. Uma campanha que, meses antes de começar oficialmente, ainda no ano passado, estabeleceu o virtual vencedor: Lula. Um Lula em clima de festa num país devastado, o petista aliado à direita neoliberal e com promessas atraentes mas sem condições de realização. Em 2020, eu votaria em Lula, mas hoje nem a tese de "voto útil" ou coisa parecida me convencerá a votar nele.

O cabresto fica por conta dos institutos de pesquisa que não provam que entrevistaram realmente os brasileiros supostamente consultados. Fala-se em critérios "científicos" usados por esses institutos, mas eu mesmo nunca fui entrevistado, seja por telefone, seja na rua. E no entanto os institutos de pesquisa parecem querer votar no lugar dos eleitores, tamanha é a confiança cega nestas supostas pesquisas de intenção de voto.

E aí vemos uma histeria acima dos limites quando o assunto é Lula. Uma vitória que nem aconteceu mas que é, há meses, imposta como se fosse uma palavra de ordem. Seguidores de Lula, tomados de arrogância, atuando como valentões da escola ao humilhar e depreciar a Terceira Via. Lula parecendo um trator humano a querer impor seu caminho e suas vontades.

E aí institutos de pesquisa, nos últimos dias, como o Ipec e o Datafolha apontam o aumento de vantagem na suposta consulta popular sobre a corrida presidencial. O Datafolha é, de forma surreal, o mais festejado, como se fosse um "voto de minerva", tratado como se o instituto da família Frias - que há poucos anos era alérgica ao lulismo - , e o relatório recente aponta uma vantagem de Lula em 47%, contra 33% de Jair Bolsonaro, ampliando uma vantagem que chegou a ficar cerca de seis pontos do petista sobre o fascista e agora sobre para 14 pontos.

No mesmo dia, Lula apareceu no Programa do Ratinho, apresentado pelo bolsonarista Carlos Massa, o Ratinho, único compromisso que o petista aceitou participar no SBT, já que o debate, que terá a presença de Bolsonaro, não contará com o ex-sindicalista, devido à conhecida postura ideológica da rede do apresentador Sílvio Santos.

Entre as perguntas que Ratinho fez ao Lula, estava a de como o petista irá aumentar os salários dos brasileiros. Lula respondeu: "aumentando", sempre no processo gradual de alguma centena e algumas dezenas de reais por ano. Mas Lula celebrou dizendo que irá aumentar os salários para "acima da inflação", com os seguintes termos:

"(Vou aumentar os salários) Aumentando. Deixa eu falar uma coisa, quando eu fui presidente a gente aumentava o salário mínimo. Você repunha aquilo que era a inflação, e você dava o aumento de salário de acordo com o crescimento do PIB. Olha, se PIB crescer 5% você dá, 5%, se o PIB não crescer nada você dá a inflação. Foi assim que nós fizemos durante o nosso governo e por isso o salário mínimo aumentou 77%".

Lula destacou que o rival Ciro Gomes "está surtando" e que o pedetista, que chegou a ser ministro da Fazenda do petista, só conseguiu diminuir a taxa de juros de 55% para 49%. As críticas foram discretas, diferente do ex-governador do Ceará, que chamou Lula e Bolsonaro de "fascistas", quando participou do mesmo Programa do Ratinho.

O Lula conciliador também foi anunciado pelo petista, que sinaliza que não fará mais um governo de esquerda, conforme anunciou um petista coordenador de campanha, o ex-governador do Piauí, Washington Dias. Lula fará um governo de "centro", eufemismo para governo neoliberal, de direita moderada e apenas alguma inclinação social sob uma estrutura institucional democrática.

Eis o que Lula disse, retomando a fórmula do "Lulinha Paz e Amor":

"Para mim não tem nenhum problema reunir com prefeitos e governadores. E vou fazer. Um compromisso que eu vou fazer, se eu ganhar as eleições, na primeira semana eu vou chamar os 27 governadores e [para que] possa ver em cada estado as três principais obras que cada estado tem para a gente compartilhar a construção dessas estradas. É isso que eu vou fazer. Eu quero paz e amor. O Lulinha paz e amor voltou com força total".

Quando Lula governou entre 2003 e 2006, a posteridade fez com que o petista fosse criticado por fazer um governo moderado demais, sem mexer nas estruturas da sociedade brasileira que haviam sido bastante problemáticas por razões históricas de séculos. Em comparação com o possível novo governo Lula - que Washington Dias lembra ter a maior frente de alianças de todas as campanhas do petista, de 1989 para cá - , a gestão 2003-2006 pareceu um pouco mais ousada que a que se pretende vir.

Geraldo Alckmin, que não convenceu um segundo sequer da mínima mudança de conduta, que não fez autocrítica nem prestação de contas à população, irá governar junto com Lula e terá participação bastante influente. Isso significa que o projeto de esquerda que muitos imaginam reinar na mente de Lula simplesmente foi por água abaixo.

Lula está recebendo apoio dos antigos golpistas de 2016. Até Miguel Reale Jr., jurista que defendeu a queda de Dilma Rousseff, passou a apoiar Lula, deixando Janaína Paschoal sozinha. Muitos que estavam de mãos dadas com Michel Temer também "lularam". Fernando Henrique Cardoso não disse em quem apoia oficialmente, mas manifestou defesa da "votação democrática contra Bolsonaro".

Na verdade, o que vemos é uma "não-eleição". Desde o ano passado Lula se autoproclama um vencedor, decide o que quer sem medir condições nem contextos e acaba fazendo a pior campanha presidencial, com tantos erros e contradições. Até a castração de seu projeto político Lula acaba fazendo questão de aceitar, porque a frente ampla demais estabeleceu compromissos com o petista que, com absoluta certeza, podaram muitos pontos do projeto lulista.

Portanto, não será a vitória de Lula que consagrará o retorno da onda esquerdista na América Latina. Aliás, as "esquerdas" latino-americanas de hoje são muito brandas e afeitas a concessões neoliberais, e Lula não será exceção à regra.

Em todo caso, vivemos uma situação surreal. Lula prometendo recuperar a democracia, mas sacrificando ela mesma em prol de uma vantagem eleitoral pessoal, impedindo os outros candidatos de apresentar suas ideias. Por medíocres que fossem, esses candidatos deveriam ter um espaço de campanha respeitado. Mas a campanha de Lula foi feita batendo na Terceira Via, como o valentão da escola batendo no rapaz mais frágil. Recuperar a democracia dessa maneira é um acinte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

FOMOS TAPEADOS!!!!

Durante cerca de duas décadas, fomos bombardeados pelo discurso do tal "combate ao preconceito", cujo repertório intelectual já foi separado no volume Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , para o pessoal conhecer pagando menos pelo livro. Essa retórica chorosa, que alternava entre o vitimismo e a arrogância de uma elite de intelectuais "bacanas", criou uma narrativa em que os fenômenos popularescos, em boa parte montados pela ditadura militar, eram a "verdadeira cultura popular". Vieram declarações de profunda falsidade, mas com um apelo de convencimento perigosamente eficaz: termos como "MPB com P maiúsculo", "cultura das periferias", "expressão cultural do povo pobre", "expressão da dor e dos desejos da população pobre", "a cultura popular sem corantes ou aromatizantes" vieram para convencer a opinião pública de que o caminho da cultura popular era através da bregalização, partindo d

ALEGRIA TÓXICA DO É O TCHAN É CONSTRANGEDORA

O saudoso Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC - UNE), era um dos críticos da deterioração da cultura popular nos últimos tempos. Ele acompanhava a lucidez de tanta gente, como Ruy Castro e o também saudoso Mauro Dias que falava do "massacre cultural" da música popularesca. Grandes tempos e últimos em que se destacava um pensamento crítico que, infelizmente, foi deixado para trás por uma geração de intelectuais tucanos que, usando a desculpa do "combate ao preconceito" para defender a deterioração da cultura popular.  O pretenso motivo era promover um "reconhecimento de grande valor" dos sucessos popularescos, com todo aquele papo furado de representar o "espírito de uma época" e "expressar desejos, hábitos e crenças de um povo". Para defender a música popularesca, no fundo visando interesses empresariais e políticos em jogo, vale até apelar para a fal

PUBLICADO 'ESSA ELITE SEM PRECONCEITOS (MAS MUITO PRECONCEITUOSA)'

Está disponível na Amazon o livro Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , uma espécie de "versão de bolso" do livro Esses Intelectuais Pertinentes... , na verdade quase isso. Sem substituir o livro de cerca  de 300 páginas e análises aprofundadas sobre a cultura popularesca e outros problemas envolvendo a cultura do povo pobre, este livro reúne os capítulos dedicados à intelectualidade pró-brega e textos escritos após o fechamento deste livro. Portanto, os dois livros têm suas importâncias específicas, um não substitui o outro, podendo um deles ser uma opção de menor custo, por ter 134 páginas, que é o caso da obra aqui divulgada. É uma forma do público conhecer os intelectuais que se engajaram na degradação cultural brasileira, com um etnocentrismo mal disfarçado de intelectuais burgueses que se proclamavam "desprovidos de qualquer tipo de preconceito". Por trás dessa visão "sem preconceitos", sempre houve na verdade preconceitos de cl

OS CRITÉRIOS VICIADOS DE EMPREGO

De que adianta aumentar as vagas de emprego se os critérios de admissão do mercado de trabalho estão viciados? De que adianta haver mais empregos se as ofertas de emprego não acompanham critérios democráticos? A ditadura militar completou 60 anos de surgimento. O governo Ernesto Geisel, que consolidou o Brasil sonhado pelas elites reacionárias, faz 50 anos de seu início. Até parece que continuamos em 1974, porque nosso Brasil, com seus valores caquéticos e ultrapassados, fede a mofo tóxico misturado com feses de um mês e cadáveres em decomposição.  E ainda muitos se arrogam de ver o Brasil como o país do futuro com passaporte certeiro para ingressar, já em 2026, no banquete das nações desenvolvidas. E isso com filósofos suicidas, agricultores famintos e sobrinhos de "médiuns de peruca" desaparecendo debaixo dos arquivos. Nossos conceitos são velhos. A cultura, cafona e oligárquica, só defendida como "vanguarda" por um bando de intelectuais burgueses, entre jornalist

LULA, O MAIOR PELEGO BRASILEIRO

  POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, LULA DE 2022 ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE FERNANDO COLLOR O QUE DO LULA DE 1989. A recente notícia de que o governo Lula decidiu cortar verbas para bolsas de estudo, educação básica e Farmácia Popular faz lembrar o governo Collor em 1991, que estava cortando salários e ameaçando privatizar universidades públicas. Lula, que permitiu privatização de estradas no Paraná, virou um grande pelego político. O Lula de 2022 está mais próximo do Fernando Collor de 1989 do que o próprio Lula naquela época. O Lula de hoje é espetaculoso, demagógico, midiático, marqueteiro e agrada com mais facilidade as elites do poder econômico. Sem falar que o atual presidente brasileiro está mais próximo de um político neoliberal do que um líder realmente popular. Eu estava conversando com um corretor colega de equipe, no meu recém-encerrado estágio de corretagem. Ele é bolsonarista, posição que não compartilho, vale lembrar. Ele havia sido petista na juventude, mas quando decidiu votar em Lul

MAIS DECEPÇÃO DO GOVERNO LULA

Governo Lula continua decepcionando. Três casos mostram isso e se tratam de fatos, não mentiras plantadas por bolsonaristas ou lavajatistas. E algo bastante vergonhoso, porque se trata de frustrações dos movimentos sociais com a indiferença do Governo Federal às suas necessidades e reivindicações. Além de ter havido um quarto caso, o dos protestos de professores contra os cortes de verbas para a Educação, descrito aqui em postagem anterior, o governo Lula enfrenta protestos dos movimentos indígenas, da comunidade científica e dos trabalhadores sem terra, lembrando que o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) já manifestou insatisfação com o governo e afirmou que iria protestar contra ele. O presidente Lula, ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, assinou, no último dia 18, a demarcação de apenas duas terras para se destinarem a ser reservas indígenas, quando era prometido um total de seis. Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT) foram beneficiadas pelo document