Pular para o conteúdo principal

A ESTRANHA OBSESSÃO DO BRASILEIRO PELA CONTRADIÇÃO


Não me parece explícito que o livro O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde), de Robert Louis Stevenson, seja um dos livros mais populares entre os brasileiros. Mas essa obsessão em acolher fenômenos que às vezes são uma coisa, às vezes são outra, mostra o quanto os brasileiros gostam sempre de alguma contradição, sobretudo quando se trata de supostas novidades que não rompem com o velho e obsoleto (que insiste, no entanto, em manter sua serventia).

A obsessão da classe média abastada, primeiramente, por Jair Bolsonaro e, depois, por Lula, é um exemplo ilustrativo. Juntos, os imaginários lulista e bolsonarista já montam em si uma dicotomia do tipo Doutor Jekyll e Senhor Hyde, o não-raivismo e a raiva, num maniqueísmo fácil de um Brasil qualquer nota, em que não temos, na prática, mais esquerda e direita, mas "alegria" e "ódio".

O Brasil nunca se resolveu ao assimilar ou adotar novidades. Elas sempre têm que estabelecer um acordo com o que é velho e estabelecido há tempos. É sempre o vinho novo em odres velhos, é sempre um novo edifício construído em bases velhas, enferrujadas e apodrecidas. É sempre o novo pedindo licença para o velho para conquistar um espaço, e sempre assimilando aspectos do velho para sobreviver ou ganhar maior adesão popular.

Culturalmente, temos vários exemplos disso. A nossa cultura rock sempre se valeu de uma rebeldia domesticada, assimilando duplamente os sons crus da geração de 1955 e, depois, da Beatlemania, e, por outro lado, os pastiches "roqueiros" trazidos principalmente da Itália, mas também, em parte, por jovens cantores românticos dos EUA, tipo Ricky Nelson e Pat Boone. O atraso brasileiro é tal que, quando o psicodelismo começou a pegar no Brasil, foi nos anos 1970, atropelado pelo rock progressivo e pelo hard rock.

Mas o radialismo rock também teve seu momento "Médico e Monstro", quando a "rádio rock" da Faria Lima, a 89 FM, se prevaleceu no mercado, sufocando, pela pressão econômica, as rádios de rock originais. A 89 FM se valeu da dualidade de ter uma linguagem Jovem Pan e momentos de pretenso radicalismo roqueiro, como num comportamento bipolar. 

Em dados momentos, a 89 parece sucumbir à linguagem Jovem Pan, com humorísticos, promoções (do tipo "viagem para Cancun" ou "sorteio para um carro Renegade") e a locução poperó de Tatola e Zé Luís - "discípulos" não-assumidos de Emílio Surita, cujo estilo inspirou, escancaradamente, o Demmy Morales no outro lado da Via Dutra - , mas, em outros, a rádio se encanava em tocar sons mais pesados e a publicar no seu site notícias até de roqueiros que a emissora dificilmente tocaria na programação. Uma bipolaridade capaz de alternar genéricos do Pânico da Pan com arremedos de Rock Brigade.

A maior cantora brasileira, Ivete Sangalo, também é símbolo dessa bipolaridade cultural, quando ela tentava soar "mais MPB" em interpretações tendenciosamente "sofisticadas" (como no projeto com Caetano Veloso e Gilberto Gil), enquanto por outro lado esbanjava populismo brega-popularesco, ao lado de breganejos, sambregas, funqueiros e, sobretudo, axézeiros.

O "funk" também é reflexo dessa bipolaridade. Um ritmo conservador, musicalmente precarizado, de conteúdo machista, que faz apologia e glamourização da pobreza e da ignorância, é tratado como pretensa vanguarda cultural dentro de um aparato falsamente subversivo, que no entanto não consegue esconder que não passa de um truque de marketing, a serviço do grande mercado que os funqueiros fingem não fazerem parte.

Na religião, temos o caso do blindado Espiritismo brasileiro, que surgiu misturando uma compreensão superficial do legado francês de Allan Kardec com as aventuras mistificadoras do deturpador Jean-Baptiste Roustaing, que na prática forneceu as bases para a religião brasileira se tornar um Catolicismo medieval de botox, repaginado por um "médium" charlatão de Pedro Leopoldo e Uberaba, suposto símbolo de uma "caridade" que nunca existiu e com uma morte suspeita de um sobrinho que deveria ser investigada, apesar do caso ter ocorrido há mais de 60 anos.

A partir desse "médium" (que, mesmo com aparência e ternos estilo "anos 1940" e ideias medievais,  ainda é visto pela bipolar "boa" spciedade como "futurista"), o "nosso Espiritismo" virou um fenômeno bipolar, apelando, em dado momento, para o pretenso acolhimento dos ensinamentos originais de Kardec, incluindo a hipócrita apreciação dos alertas de Erasto de Paneas, e em outro a pregação de dogmas igrejeiros de natureza católico-romana e marcados pela mais do que retrógrada Teologia do Sofrimento.

E tudo isso temperado por uma literatura fake cuja falsidade ninguém tem a coragem de reconhecer oficialmente, nem mesmo o estranhíssimo "livro do Párnaso" de 1932, na qual suposta multidão de poetas e escritores publicam obras que destoam de suas personalidades, incluindo um risível Olavo Bilac que "perdeu" o seu talento poético peculiar.

Humberto de Campos, então, nem se fala. Não há sombra dele nas obras psicografake que carregam o seu nome, em livros que criminosamente ofuscam a obra original do injustiçado escritor maranhense. E tais obras "espirituais" fogem não só do estilo, mas do ritmo de narrativa e até da linguagem coloquial que marcou a carreira de Humberto na sua vida terrena. O descontraído e fluente Humberto de Campos dava lugar a um pretenso "espírito" de prosa pachorrenta e deprimente, cansativa de se ler.

O que o "médium da peruca", que defendeu a ditadura com mais empenho do que o já entusiasmado Cabo Anselmo, fez com Humberto, mesmo sob o constrangedor pseudônimo de "Irmão X", é uma coisa que nem os piores inimigos conseguem fazer. Ainda mais quando o "médium", para se livrar de acusações de que estaria ofendendo o povo pobre de Niterói e adjacências, vítima de um incêndio num circo em 1961, botou tudo na conta do Humberto "X", que já não estava vivo para se defender.

E aí vemos um comportamento bipolar, com o Espiritismo brasileiro oscilando entre a pieguice gosmenta das evocações igrejeiras, dos louvores e da emotividade cafona - incluindo a "masturbação pelos olhos" da comoção fácil - , e apreciações pretensamente científicas da Codificação, com evocações pedantes de personalidades do mundo científico do porte de Isaac Newton, Sigmund Freud e Albert Einstein.

Isso causa, entre os seguidores e simpatizantes do Espiritismo brasileiro, uma constrangedora postura contraditória, em que pessoas que defendem causas LGBYQIA+, curtem rock pesado, ou mulheres que fazem topless na praia da Barra da Tijuca, cultuem o tal "médium da peruca" que era homofóbico, machista, só ouvia música clássica e, quando muito, Roberto Carlos, e tinha ideias medievais de um moralismo ao mesmo tempo punitivista e demasiado tradicional. Trata-se, portanto, de um amor nada recíproco, com pessoas que se dizem modernas mas cultuam um religioso retrógrado.

Hoje vemos um governo Lula oscilando entre o neoliberalismo mais bonzinho e um esquerdismo mais moderado, prometendo, de um lado, não mexer muito com a reforma trabalhista de Michel Temer, mas, de outro, tentando ver se "tira" o controle da Eletrobras da iniciativa privada. Mais um capítulo da onda de contradições, da bipolaridade que parece ser o destino do nosso país, sempre no eterno cabo-de-guerra valorativo entre o novo e o velho.

Já não basta a própria "boa" sociedade que sempre comandou o senso comum do Brasil desde que seus ancestrais, na Casa Grande, comandavam uma sociedade escravocrata, ser contraditória em si, defendendo costumes aristocráticos alternados com arremedos de hábitos populares, o tal "gente como a gente" que mais parece ser uma apologia da decadência cultural brasileira.

É uma elite do atraso que não quer ser assim conhecida senão ela chora, porque agora está ao lado de Lula (mais por causa da presença de Geraldo Alckmin e dos grupos identitários festivos do que por algum reconhecimento tardio do esquerdismo). 

Essa elite se perde entre a opulência da riqueza e do alto poder aquisitivo que lhes garante comprarem o automóvel do momento, e as poses de pretensa pobreza humana imitando a linguagem e o visual dos favelados a ponto de criar arremedos de "festas da laje" em condomínios de luxo nas grandes cidades.

É uma elite que se diz "culta", mas é capaz de se atrasar para ver uma peça de teatro. Que se diz "diferente" sempre aderindo à mesmice das convenções culturais (do hit-parade musical ao futebol). Que se diz defensora do combate à fome, mas é a primeira a deixar restos de comida em restaurantes, pouco se importando se seu destino é o lixo.

É uma elite que, ao obterem tatuagens no corpo, exaltam a "liberdade", quando a tatuagem, na verdade, é uma forma moderna das antigas marcações de ferro que faziam o sofrimento dos escravos seja quando punidos, seja quando marcados para identificação de seus proprietários.

Vemos o quanto o ideal do "médico e monstro" dos brasileiros médios contamina nosso cotidiano e impede que o Brasil se desenvolva. Porque estamos à mercê de uma sociedade dominante - mas que se recusa a admitir-se como tal - que quer ser uma coisa e quer se outra, e confunde contradição com equilíbrio. Acha que ser contraditório é ser "versátil" na sua bipolaridade, e pensa que ser uma coisa num momento e ser outra coisa em outro é "quebrar a rotina".

Daí que até faz sentido que o famoso livro de Robert Louis Stevenson não seja um dos mais vendidos nem populares no Brasil. É porque sua narrativa é uma obra de ficção e, aqui, Doutor Jekyll e Senhor Hyde não são personagens literários, mas personagens reais do nosso cotidiano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

LULA NÃO QUER ROMPER COM A VELHA ORDEM

Vamos combinar uma coisa. As redes sociais são dominadas por uma elite bem de vida e de bem com a vida, uma classe brasileira que se acha "a mais legal do planeta", e "a mais equilibrada", sem os fundamentalismos afro-asiáticos nem os pessimismos distópicos do Existencialismo europeu. Essa classe quer parecer tudo de bom e soar, para outras pessoas, diferente dos padrões convencionais da humanidade. Daí a luta de muitos em serem aquilo que não são, parecerem o oposto de si mesmos para lacrar na Internet e obter popularidade e prestígio. Daí ser compreensível que a falsidade é um fenômeno tipicamente brasileiro. O "tomar no cool " que combina pretensiosismos e falsos preciosismos, grandiloquência e espiral do silêncio, a obsessão em parecer diferente sem abandonar as convenções sociais, a luta em parecer novo sem deixar de ser velho, de estar na vanguarda mesmo sendo antiquado, na esperança de que o futuro repita o passado enquanto se vê um museu de grandes

LULA ESTÁ A SERVIÇO DA ELITE DO ATRASO

A queda de popularidade de Lula está sendo apontada por supostas pesquisas de opinião, o que, na verdade, soam como um reflexo suavizado do que já ocorre desde que Lula decidiu trocar o combate à fome e o desemprego pelas viagens supérfluas ao exterior. Mas os lulistas, assustados com essa realidade, sem saber que ela é pior do que se imagina, tentam criar teorias para amenizar o estrago. Num dia, falam que é a pressão da grande mídia, noutro, a pressão dos evangélicos, agora, as falas polêmicas de Lula. O que virá depois? Que o Lula perdeu popularidade por não ser escalado para o Dancing With the Stars dos EUA para testar o "novo quadril"? A verdade é que Lula perdeu popularidade porque sei governo é fraco. Fraquíssimo. Pouco importam as teorizações que tentam definir como "acertadas" as viagens ao exterior, com a corajosa imprensa alternativa falando em "n" acordos comerciais, em bilhões de dólares atraídos para investimentos no Brasil, isso não convence

O DESESPERO DAS ESQUERDAS COM A CRISE DO GOVERNO LULA

LULA INVESTE NO MUNDO DE SONHO E FESTA, QUE NÃO CONOVE QUEM ESTÁ FORA DA BOLHA LULISTA. As esquerdas, na semana passada, ficaram apreensivas. Depois da boa adesão de bolsonaristas na passeata da Avenida Paulista, no último 25 de fevereiro, as supostas pesquisas de opinião apontavam queda de popularidade do presidente Lula, mesmo quando aparentemente foram divulgados resultados positivos na Economia. Crentes num protagonismo pleno e numa certeza absoluta de triunfo do Brasil, como se seu processo de transformação em país desenvolvido fosse inevitável e inabalável, as esquerdas brasileiras se recusam a admitir a realidade, a de que elas não são tão protagonistas quanto imaginam. Na verdade, as esquerdas "alugaram" seu espaço político aproveitando as brechas jurídicas do Supremo Tribunal Federal (STF), que só passou a reagir contra a Operação Lava Jato preocupados com a ascensão abusiva de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol ao poder. Era o velho fenômeno do capanga querendo tomar o

LULA REPAGINA O "MILAGRE BRASILEIRO"

O TERCEIRO MANDATO DE LULA NÃO REPRESENTA RUPTURA COM OS PARADIGMAS SOCIOCULTURAIS VIGENTES NO PERÍODO DO GENERAL ERNESTO GEISEL, APENAS ADAPTANDO O "MILAGRE BRASILEIRO" PARA UM CONTEXTO "DEMOCRÁTICO". Duas "boas notícias" envolvem o Brasil.  Uma é a divulgação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta um aparente crescimento da renda per capita da população brasileira, tomando como critérios de avaliação o trabalho, a aposentadoria, os auxílios governamentais (como o Bolsa Família), o aluguel e outros rendimentos. Segundo os dados divulgados, correspondentes a 2023, o maior nível de rendimentos médios está no Distrito Federal, com o valor de R$ 3.357, enquanto o Maranhão aparece em último lugar, com R$ 945. São Paulo teve o valor de R$ 2.492, estando em segundo. Em terceiro, o Rio de Janeiro ficou em terceiro, com R$ 2.367.  Reduto do bolsonarismo, Santa Catarina, quinta colocada, ficou com R$ 2.269, seguida do berço d

QUANDO SUCESSO E DIGNIDADE NÃO COMBINAM EM SALVADOR

O Brasil já é um país de arrivistas, cujo modelo de moral religiosa se empenha, quase sempre, em proteger os abusos dos outros, como se a dignidade de um aflito se medisse na complacência ou mesmo na servidão a quem subiu na vida de maneira desonesta ou inconveniente. Tanto isso ocorre que há um certo exagero na pregação de religiosos para os aflitos "retrabalharem as energias" para saírem de seus infortúnios. Na verdade, isso também é um meio, de, através da misericórdia e do perdão (não seriam "riquesicórdia" e "ganhão"?) a um abusador, poupado e mantido nos seus privilégios desmerecidos, se passe pano nas desigualdades que se agravam no nosso país? As religiões, por meio desse procedimento, tentam fazer os aflitos se convencerem de que é preciso ter sangue de barata para viver. Não se pode sequer gemer de dor, quanto mais reclamar da cida. Se a pessoa vive um drama kafkiano, que então se sinta como o homem tornado barata, na metamorfose astral mediante

RETORNEI DE FÉRIAS

Foram dezoito dias no Grande Rio. Duque de Caxias, sobretudo Xerém, mais Rio de Janeiro, principalmente Tijuca, com passeios pelo Centro, Méier, Del Castilho e Barra da Tijuca. Uma breve passagem em Niterói, focalizando Icaraí e Jardim Icaraí, mas passando pela Rodoviária na Avenida Feliciano Sodré e no Plaza Shopping, no Centro. Dias de férias, entre 19 de dezembro e 06 de janeiro. Ao voltar para São Paulo, é tempo de arrumar a casa e planejar a vida. E o Linhaça Atômica está de volta, depois de alguns dias com reprise de antigas postagens. 2022 foi embora, bastante difícil e um tanto doloroso, e 2023 começa, prometendo ser também um outro ano difícil. Mas vamos seguir em frente, e esperamos que melhorias ocorram. O blogue está de volta.