Pular para o conteúdo principal

BOLSONARISMO ENSINOU AS ESQUERDAS A DESCARTAR "BRINQUEDOS CULTURAIS"? AINDA NÃO...


Que o Brasil precisa de mudanças, isso é verdade, embora o clima de não-raivismo faça com que a elite mais influente na sociedade brasileira, a elite do atraso que não quer ser chamada por este nome senão ela chora, deseja uma democracia "qualquer nota" em que as decisões sociais são sempre feitas "de cima", de uma burguesia que finge não tomar as rédeas de um suposto esquerdismo democrático.

Sim, embora tenha muita gente que não quer mudar as coisas e luta para deixar tudo como está, descontando somente o entulho bolsonarista, bem ou mal muitos valores antigos têm que ser revistos, afinal a não revisão dos mesmos criou condições para o golpismo de 2016 e para a crise bolsonarista, cujo legado tardio é o ataque terrorista do Oito de Janeiro.

As esquerdas tiveram, entre 2014 e 2023, muitas desilusões. Elas pareciam ter um Brasil quase exclusivo para elas, com o culturalismo conservador com falso cheiro de povo cujo fedor e bolor vieram dos tempos do "milagre brasileiro" da ditadura militar, mais ou menos 1974.

A partir daí, vieram escândalos que derrubaram toda uma campanha de intelectuais "contra o preconceito", misturando bregalização com esquerdas identitárias. Os escândalos envolveram problemas de direitos autorais (ECAD) e das biografias autorizadas (Procure Saber). No primeiro caso, a intelectualidade pró-brega chegou a falar numa palhaçada chamada "copyleft" numa época em que se acreditava que as empresas da Big Tech eram de esquerda, democráticas e libertárias.

Vieram muitas decepções. Muitos ídolos brega-popularescos se mostraram reacionários. As empresas de Big Tech, conservadoras, eventualmente censoras e influentes nas propagandas golpistas de 2016-2020, foram outra desilusão. 

A música brega-popularesca, que a campanha "contra o preconceito" creditava como um paraíso de progressismo libertário - definição tendenciosa e discutível, vide Esses Intelectuais Pertinentes... - , viu desmoronar seus quadros com a revelação de um elenco predominantemente bolsonarista, forçando a praticamente separar o "sertanejo", quase todo alinhado com o então presidente Jair Bolsonaro.

Antes disso, as esquerdas médias assediadas pela intelectualidade pró-brega perguntavam se o "sertanejo" representava a "reforma agrária na MPB", embora, pelo menos, até 2007, se tomava o cuidado de evitar vínculos com o MST, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, então demonizados pela grande mídia. Nem o mais tendencioso pseudo-esquerdista vincularia a música brega-popularesca ao MST, com todas as pretensões "marxistas" de suas narrativas.

A vida não é uma novela das nove da Rede Globo, por mais que se insista que o não-raivismo se limite a expurgar o espólio bolsonarista. Por isso, há problemas na manutenção ou não dos "brinquedos culturais", que envolvem desde a idolatria aos ditos "médiuns espíritas" a gourmetização da objetificação do corpo feminino, creditado como um suposto "feminismo popular".

Zezé di Camargo & Luciano passaram de pretensos queridinhos das esquerdas a conservadores explícitos, com o primeiro se assumindo bolsonarista. O escândalo machista de Nego do Borel acabou mostrando que também existe funqueiro bolsonarista. Um "médium" de Salvador, que fazia turismo o tempo todo no exterior sob a desculpa de participar de "encontros espíritas", recentemente manifestou apoio aos truculentos invasores de Oito de Janeiro. O craque Neymar também se tornou bolsonarista incurável.

As esquerdas, depois da constrangedora complacência com o culturalismo direitista pós-ditadura, apoiado sob a desculpa de que seus fenômenos "faziam o povo pobre sorrir", têm que ter cautela, mesmo num contexto em que, no âmbito político, as esquerdas estão agora ao lado da direita moderada e, em tese, há todo um caminho possível para a prevalência de um projeto político progressista no Brasil, quando a promiscuidade política entre neoliberais e progressistas usa o rótulo de "democracia".

Será que faz sentido hoje jogar o direitismo de Waldick Soriano para debaixo do tapete e relançá-lo "esquerdista e libertário" num documentário? Será que faz sentido chamar o "médium da peruca" de "marxista", mesmo quando ele manifestava seu anticomunismo ferrenho num programa de TV em 1971, só porque o comentarista que fez essa classificação equivocada está com raiva de Silas Malafaia? Neste caso, será que somente neopentecostais e católicos-carismáticos podem ser reacionários?

Ainda há, por outro lado, muita choradeira em prol do "funk", que a burguesia intelectual insiste em dizer que é "uma autêntica rebelião cultural popular". Sempre aquela narrativa chorosa, do "funk" vítima de suposto preconceito, enquanto, depois do "funk ostentação" paulista, começa a emergir o "funk amazonense" via Funkeiros Cults, outra organização a surfar no "combate do preconceito".

Continua o eterno silêncio das esquerdas em relação a muitas mulheres-objetos que levam a objetificação do corpo feminino às últimas consequências. Será por causa da libido dos "esquerdomachos" ou do "corporativismo da vagina" das feministas identitaristas?

E o futebol, também, vive no desejo sonhador das esquerdas em retomar os símbolos da CBF, depois do desgaste dessa simbologia pelos bolsonaristas, algo que não teve exceção nos atos lamentáveis de Oito de Janeiro. Embora já estivesse distante o sonho da conversão de Neymar em "Neymarx", as esquerdas médias sonham com 1958, época em que o futebol brasileiro tornou-se glamourizado, uma aura que perdeu a razão de ser em 1987 mas que seus fanáticos seguidores perseguem até hoje.

O Brasil vive uma situação ainda muito delicada. O golpe de 2016 está supostamente superado, como uma aparente página virada da História do Brasil. Mas a situação, creio, está imprevisível, principalmente pelos erros de Lula em descumprir a promessa de priorizar o povo pobre, mais preocupado em promover sua imagem pessoal no exterior.

Lula, além disso, está estranhamente muito velho, até para os padrões de idoso de 78 anos. Não se sabe se Lula vai completar todo o mandato e, na festa dos 43 anos do PT, o presidente disse para "todos rezarem por ele", embora ele tenha dito que "vai demorar para morrer". Outras estranhezas são as frequentes expressões zangadas de Lula, que sugerem "sensação de dor" e sua fala e sua pele envelhecida também despertaram apreensão em muita gente.

Independente disso, o vice-presidente Geraldo Alckmin realizou, ontem, sua primeira aparição pública como presidente em exercício. Viajou para São Sebastião para ver a tragédia no Litoral Norte paulista e, afirmando que "só está cumprindo a orientação de Lula", prometeu dar casas para os desabrigados do temporal situadas em condomínios em obras em Bertioga, também na mesma região litorânea.

Em todo caso, o Brasil segue, Lula continua presidindo o país com normalidade. Resta as esquerdas decidirem o que irão fazer com os "brinquedos culturais" que agora permanecem inutilizados, mas guardados nos armários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

LULA ESTÁ A SERVIÇO DA ELITE DO ATRASO

A queda de popularidade de Lula está sendo apontada por supostas pesquisas de opinião, o que, na verdade, soam como um reflexo suavizado do que já ocorre desde que Lula decidiu trocar o combate à fome e o desemprego pelas viagens supérfluas ao exterior. Mas os lulistas, assustados com essa realidade, sem saber que ela é pior do que se imagina, tentam criar teorias para amenizar o estrago. Num dia, falam que é a pressão da grande mídia, noutro, a pressão dos evangélicos, agora, as falas polêmicas de Lula. O que virá depois? Que o Lula perdeu popularidade por não ser escalado para o Dancing With the Stars dos EUA para testar o "novo quadril"? A verdade é que Lula perdeu popularidade porque sei governo é fraco. Fraquíssimo. Pouco importam as teorizações que tentam definir como "acertadas" as viagens ao exterior, com a corajosa imprensa alternativa falando em "n" acordos comerciais, em bilhões de dólares atraídos para investimentos no Brasil, isso não convence

ALEGRIA TÓXICA DO É O TCHAN É CONSTRANGEDORA

O saudoso Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC - UNE), era um dos críticos da deterioração da cultura popular nos últimos tempos. Ele acompanhava a lucidez de tanta gente, como Ruy Castro e o também saudoso Mauro Dias que falava do "massacre cultural" da música popularesca. Grandes tempos e últimos em que se destacava um pensamento crítico que, infelizmente, foi deixado para trás por uma geração de intelectuais tucanos que, usando a desculpa do "combate ao preconceito" para defender a deterioração da cultura popular.  O pretenso motivo era promover um "reconhecimento de grande valor" dos sucessos popularescos, com todo aquele papo furado de representar o "espírito de uma época" e "expressar desejos, hábitos e crenças de um povo". Para defender a música popularesca, no fundo visando interesses empresariais e políticos em jogo, vale até apelar para a fal

LULA NÃO QUER ROMPER COM A VELHA ORDEM

Vamos combinar uma coisa. As redes sociais são dominadas por uma elite bem de vida e de bem com a vida, uma classe brasileira que se acha "a mais legal do planeta", e "a mais equilibrada", sem os fundamentalismos afro-asiáticos nem os pessimismos distópicos do Existencialismo europeu. Essa classe quer parecer tudo de bom e soar, para outras pessoas, diferente dos padrões convencionais da humanidade. Daí a luta de muitos em serem aquilo que não são, parecerem o oposto de si mesmos para lacrar na Internet e obter popularidade e prestígio. Daí ser compreensível que a falsidade é um fenômeno tipicamente brasileiro. O "tomar no cool " que combina pretensiosismos e falsos preciosismos, grandiloquência e espiral do silêncio, a obsessão em parecer diferente sem abandonar as convenções sociais, a luta em parecer novo sem deixar de ser velho, de estar na vanguarda mesmo sendo antiquado, na esperança de que o futuro repita o passado enquanto se vê um museu de grandes

RETORNEI DE FÉRIAS

Foram dezoito dias no Grande Rio. Duque de Caxias, sobretudo Xerém, mais Rio de Janeiro, principalmente Tijuca, com passeios pelo Centro, Méier, Del Castilho e Barra da Tijuca. Uma breve passagem em Niterói, focalizando Icaraí e Jardim Icaraí, mas passando pela Rodoviária na Avenida Feliciano Sodré e no Plaza Shopping, no Centro. Dias de férias, entre 19 de dezembro e 06 de janeiro. Ao voltar para São Paulo, é tempo de arrumar a casa e planejar a vida. E o Linhaça Atômica está de volta, depois de alguns dias com reprise de antigas postagens. 2022 foi embora, bastante difícil e um tanto doloroso, e 2023 começa, prometendo ser também um outro ano difícil. Mas vamos seguir em frente, e esperamos que melhorias ocorram. O blogue está de volta.  

PUBLICADO 'ESSA ELITE SEM PRECONCEITOS (MAS MUITO PRECONCEITUOSA)'

Está disponível na Amazon o livro Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , uma espécie de "versão de bolso" do livro Esses Intelectuais Pertinentes... , na verdade quase isso. Sem substituir o livro de cerca  de 300 páginas e análises aprofundadas sobre a cultura popularesca e outros problemas envolvendo a cultura do povo pobre, este livro reúne os capítulos dedicados à intelectualidade pró-brega e textos escritos após o fechamento deste livro. Portanto, os dois livros têm suas importâncias específicas, um não substitui o outro, podendo um deles ser uma opção de menor custo, por ter 134 páginas, que é o caso da obra aqui divulgada. É uma forma do público conhecer os intelectuais que se engajaram na degradação cultural brasileira, com um etnocentrismo mal disfarçado de intelectuais burgueses que se proclamavam "desprovidos de qualquer tipo de preconceito". Por trás dessa visão "sem preconceitos", sempre houve na verdade preconceitos de cl

PERDEMOS JEFF BECK

Uma meningite tirou a vida do superguitarrista inglês Jeff Beck, um dos grandes músicos do rock britânico da década de 1960. Ele tinha 79 anos incompletos e estava em atividade, tanto que um de seus últimos trabalhos foi o disco de covers 18 , lançado no ano passado, quando o britânico fazia parcerias com o ator Johnny Depp em suas atividades musicais. Também em 2022 Jeff Beck fez uma participação no disco de Ozzy Osbourne, Patient Number 9 . Em 2016, Jeff lançou seu último disco de estúdio, Loud Hailer . Jeff Beck foi famoso por ter integrado a icônica banda Yardbirds, uma daquelas bandas seminais de rock que são criminosamente menosprezadas no Brasil, cujo mercado roqueiro quase sempre foi contaminado pelo viralatismo e por uma mídia sem qualquer especialização no gênero, em especial as tais "Jovem Pan com guitarras", uma dessas rádios comandadas por um chefão da Faria Lima. Nem a participação dos Yardbirds no filme Blow Up, de Michelangelo Antonioni, fez a banda deapertar