Parece que vem uma boa notícia para Niterói.
Dois projetos para recuperação ambiental devem entrar em andamento em breve, ainda este ano.
Um é o replantio que será feito para substituir árvores consideradas frágeis a partir de um levantamento da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), órgão da Prefeitura de Niterói.
Outro é o plano de reflorestamento que atingirá ilhas e áreas em vários bairros praianos, como Charitas, Piratininga, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.
No primeiro caso, a pesquisa analisará quais as árvores que estão em situação mais delicada, para que elas sejam removidas, evitando o risco de queda que pode destruir muros, carros, outros bens e, ainda por cima, ferir e até matar pessoas.
Atualmente, árvores de uma residência na Rua Coronel Moreira César, na altura dos Supermercados Prezunic, correm o risco de cair e provocar uma tragédia.
No segundo caso, árvores nativas serão replantadas, renovando o ecossistema local.
Em ambos os casos, as medidas poderão ajudar a aliviar o ambiente em Niterói, embora cidades vizinhas do Grande Rio, incluindo a capital fluminense, tenham que fazer a sua parte.
Se todas fizerem, é possível que o clima ambiental se torne mais ameno e, se houver tempestades, elas possam ocorrer com menos impactos negativos.
Afinal, com árvores mais fortes não haverá necessidade das trovoadas agirem como "substitutas" na ação da fotossíntese, que renova o ar numa localidade.
As trovoadas ocorrerão por outras razões e sem a frequência absurda que costuma ocorrer no verão.
Esperamos que essas ações ocorram e sejam bem sucedidas. De qualquer forma, desejamos boa sorte à Prefeitura de Niterói e àqueles que fizerem todos os trabalhos.
Comentários
Postar um comentário