Em entrevista ao jornal O Globo, o candidato derrotado da corrida presidencial de 2022, Ciro Gomes, afirmou que se afastou da política para “não depender da aprovação do eleitorado” e comparou seu “isolamento” político aos de Leonel Brizola na época da ditadura militar e de Getúlio Vargas com a deposição do poder após o declínio do Estado Novo.
Mas Ciro, mais uma vez, veio com críticas realistas ao governo Lula, desta vez citando o fracasso do ato de Primeiro de Maio;
“Isso [polarização] aniquila o nosso país. Isso só se resolverá quando Lula sair do jogo. Teve o 1º de maio vexaminoso, e a turma de Lula fica dizendo que organizaram errado. Não foi isso. Eles quebraram a lógica de representatividade da sociedade civil pela cooptação. O povo foi embora. E sabe quem está falando para eles? A direita. Não na agenda real, mas na de costumes. A esquerda brasileira capitulou”.
Ciro Gomes foi escorraçado na campanha presidencial, algo que não condiz com a “democracia” proposta por Lula, que sabotou o processo democrático da competitividade eleitoral. Lula agiu contra a democracia se impondo como candidato único e se ausentando em debates estratégicos.
Lula está cometendo tantos erros, num governo que ele prometeu não cometer erros, que até a blindagem da mídia progressista não consegue ter mais o fôlego de antes. O entusiasmo lulista de 2023, que fez a classe média abastada fechar os olhos e ouvidos para o senso crítico, já diminuiu, apesar dos esforços em ainda defender o governo.
Se Ciro Gomes está isolado politicamente, Lula não está em melhor situação, pois sua base de apoio se reduziu a um clubonho de seguidores, apoiadores, amigos e parceiros, familiares e a frente ampla da elite do bom atraso que vai dos pobres remediados aos famosos muito ricos.
O povo real, que está fora da festa lulista, se sente traído e abandonado por Lula. O sucesso subiu à cabeça do presidente brasileiro e Lula atua como um popstar político, como lembrou Ciro. Lula só pensa na sua promoção e mesmo suas ações corretas foram feitas mais visando o vínculo de imagem do petista a tais realizações do que pelo.progresso verdadeiro do Brasil.
Comentários
Postar um comentário