Pular para o conteúdo principal

MINHA SOLIDARIEDADE COM O PORTAL BRASIL 247, APESAR DOS ERROS RECENTES


Ultimamente, com os erros de Lula e seus seguidores, a mídia progressista em geral passou a ser altamente criticável, por ter trocado o verdadeiro jornalismo por um panfletarismo cego em prol do petista, até por ser o ex-sindicalista o único com interesse para financiar a mídia alternativa, a exemplo do que Getúlio Vargas fez com a Última Hora de Samuel Wainer, em 1951.

No entanto, nada justifica a censura que o portal de vídeos YouTube fez ao remover vários vídeos do portal Brasil 247, sob a desculpa de que expressavam um hipotético "discurso de ódio". Foram cerca de 15 vídeos removidos pela plataforma.

Desconfia-se de que o YouTube tenha acolhido denúncias plantadas por algum bolsonarista, mas a própria plataforma é desigual e muito falha na avaliação de mérito moral dos vídeos que devem ser mantidos no ar ou removidos. Essa é uma grande falha do YouTube, que precisa aprender muito a respeito do que realmente é ofensivo ou não.

Eu mesmo tenho uma batalha na Internet - não acionei formalmente a Justiça, porque isso me tomaria tempo e dinheiro - contra dois vídeos ofensivos que agridem a admirável atriz, cantora e produtora Miranda Cosgrove, que está detalhado em um blogue que escrevi num inglês mais ou menos. Peço par que visitem essa página e divulguem para tudo quanto é gente, pois Respect Miranda Cosgrove precisa ser uma das páginas mais vistas na Internet.

Para quem não sabe, um canal chamado Músicos Cínicos. que usa língua espanhola, publicou duas postagens que agridem Miranda, baseados numa comparação bastante pejorativa de seu rosto com a aparência andrógina de Michael Jackson.

Embora não concordasse com a necessidade de ofender Michael, faria sentido que as ofensas fossem dirigidas a ele, pela obsessão em ser branco que o forçou a ser pseudo-roqueiro, a ter um visual andrógino, a ter uma personalidade pitoresca (certa vez ele parecia que iria jogar seu bebê pela janela), e a morrer pela fragilidade física por conta de um excesso de remédios. 

Mesmo assim, eu respeito Michael, embora não visse o "gênio" que o viralatismo brasileiro insiste em fazer dele, seu trabalho era mais irregular que se pensa e, no conjunto da obra, ele era aquém de muito soulman que fez história na música dos EUA ou mesmo do Reino Unido. Apenas lamento Michael forçar a barra como falso roqueiro, fazer músicas lentas piegas, ter muito pretensiosismo e tornar-se um cantor e compositor medíocre já a partir de Thriller, mais mediano do que a maioria dos brasileiros pensa.

O alvo das ofensas é a coitada da Miranda Cosgrove, por conta de sua personalidade pacata que desagrada gente como os tais "músicos cínicos", que como todo calhorda têm apetite em idolatrar subcelebridades problemáticas, porque a falta de caráter digno desses caras prefere cultuar escândalos e polêmicas baratas, por não gostar dos verdadeiros valores humanos. Se fossem brasileiros, com toda a certeza os Músicos Cínicos seriam bolsonaristas.

Devemos lembrar que as ofensas contra Miranda Cosgrove são PESADAS. A atriz é dada como morta, enquanto hipoteticamente é Michael Jackson que estaria vivendo sob a identidade dela. A ofensa é claramente agressiva, o humor trabalhado é sem graça, mas os Músicos Cínicos têm a sorte de se manterem impunes. Por que será? Tem algum pistolão poderoso financiando eles?

O que assusta nesse tratamento desigual do YouTube é que a plataforma mantém os dois vídeos ofensivos: um com a imagem de Miranda cantando no estúdio, mas com o som de voz de Michael Jackson, em mixagem a capella, cantando "Billie Jeean". Outro é paródia da abertura do primeiro iCarly, editado de forma grosseira com imagens de Michael Jackson.

Isso porque o YouTube tem um método de "dois pesos, duas medidas". Os membros do YouTube se esquecem que, além de ofender Miranda Cosgrove, os Músicos Cínicos desobedecem as diretrizes do Termo de Serviço da plataforma. Afinal, os Músicos Cínicos utilizam, de forma ilegal, material de propriedade da CBS Viacom, através de imagens de Miranda Cosgrove e da estrutura original da abertura de iCarly. A CBS Viacom é dona do canal Nickelodeon, da MTV e da Paramount.

Vídeos mais respeitosos que usam material de propriedade autoral determinada são facilmente removidos pelo YouTube. Eu mesmo tentei mandar, no canal que eu faço correspondente ao perfil Brittany Murphy's Tribute, o vídeo de uma entrevista com Brittany Murphy, que o Showbiz Junkies cometeu a besteira de manter o vídeo com apenas um canal de áudio, só que corrigido por mim, com os dois canais (através do aplicativo Audacity). O YouTube removeu imediatamente.

Já houve acusações de muita gente que o YouTube mantém mensagens realmente ofensivas e caluniosas sob a desculpa de "liberdade de expressão", o que já gerou, em certos casos, verdadeiras batalhas judiciais de anos. E isso mostra o quanto a Big Tech, mesmo a que permite que nós mesmos usemos seus serviços, cometem erros muitíssimo grandes na avaliação do que deve ou não ser veiculado.

Não creio que o Brasil 247 publique mensagens de ódio aqui e ali. Os seus erros residem apenas num fanatismo quanto ao apoio de Lula e ao desprezo e até à desqualificação da Terceira Via, que chega, sim, a ser humilhada. Mas não se trata de uma "campanha de ódio" no sentido que se conhece do bolsonarismo, porque este apela para a defesa do armamento e para a apologia clara da violência física e dos danos morais.

Manifesto minha solidariedade com o Brasil 247, apesar de eu ter desistido de votar em Lula, pelos erros conhecidos neste blogue. Apesar de eu criticar os erros do 247, eles não justificam a censura do YouTube e deveriam ser todos mantidos, porque, mesmo com esses equívocos, a atividade do 247 tem um mínimo de responsabilidade e dignidade que agem de acordo com a liberdade de expressão. Por isso defendo que liberem os vídeos censurados do portal 247.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIÃO DO AMOR?

Vejam como são as coisas, para uma sociedade que acha que os males da religião se concentram no neopentecostalismo. Um crime ocorrido num “centro espírita” de São Luís, no Maranhão, mostra o quanto o rótulo de “kardecismo” esconde um lodo que faz da dita “religião do amor” um verdadeiro umbral. No “centro espírita” Yasmin, a neta da diretora da casa, juntamente com seu namorado, foram assaltar a instituição. Os tios da jovem reagiram e, no tiroteio, o jovem casal e um dos tios morreram. Houve outros casos ao longo dos últimos anos. Na Taquara, no Rio de Janeiro, um suposto “médium” do Lar Frei Luiz foi misteriosamente assassinado. O “médium” era conhecido por fraudes de materialização, se passando por um suposto médico usando fantasias árabes de Carnaval, mas esse incidente não tem relação com o crime, ocorrido há mais de dez anos. Tivemos também um suposto latrocínio que tirou a vida de um dirigente de um “centro espírita” do Barreto, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Houve incênd...

INFANTILIZAÇÃO E ADULTIZAÇÃO

A sociedade brasileira vive uma situação estranha, sob todos os aspectos. Temos uma elite infantilizada, com pessoas de 18 a 25 anos mostrando um forte semblante infantil, diferente do que eu via há cerca de 45 anos, quando via pessoas de 22 anos que me pareciam “plenamente adultas”. É um cenário em que a infantilizada sociedade woke brasileira, que chega a definir os inócuos e tolos sucessos “Ilariê” e “Xibom Bom Bom” cono canções de protesto e define como “Bob Dylan da Central” o Odair José, na verdade o “Pat Boone dos Jardins”, apostar num idoso doente de 80 anos para conduzir o futuro do Brasil. A denúncia recente do influenciador e humorista Felca sobre a adultização de menores do ídolo do brega-funk Hytalo Santos, que foi preso enquanto planejava fugir do Brasil, é apenas uma pequena parte de um contexto muito complexo de um colapso etário muito grande. Isso inclui até mesmo uma geração de empresários e profissionais liberais que, cerca de duas décadas atrás, viraram os queridões...

LULA GLOBALIZOU A POLARIZAÇÃO

LULA SE CONSIDERA O "DONO" DA DEMOCRACIA. Não é segredo algum, aqui neste blogue, que o terceiro mandato de Lula está mais para propaganda do que para gestão. Um mandato medíocre, que tenta parecer grandioso por fora, através de simulacros que são factoides governamentais, como os tais “recordes históricos” que, de tão fáceis, imediatos e fantásticos demais para um país que estava em ruínas, soam ótimos demais para serem verdades. Lula só empolga a bolha de seus seguidores, o Clube de Assinantes VIP do Lulismo, que quer monopolizar as narrativas nas redes sociais. E fazendo da política externa seu palco e seu palanque, Lula aposta na democracia de um homem só e na soberania de si mesmo, para o delírio da burguesia ilustrada que se tornou a sua base de apoio. Só mesmo sendo um burguês enrustido, mesmo aquele que capricha no seu fingimento de "pobreza", para aplaudir diante de Lula bancando o "dono" da democracia. Lula participou da Assembleia Geral da ONU e...

LUÍS INÁCIO SUPERSTAR

Não podemos estragar a brincadeira. Imagine, nós, submetidos aos fatos concretos e respirando o ar nem sempre agradável da realidade, termos que desmascarar o mundo de faz-de-conta do lulismo. A burguesia ilustrada fingindo ser pobre e Lula pelego fingindo governar pelos miseráveis. Nas redes sociais, o que vale é a fantasia, o mundo paralelo, o reino encantado do agradável, que ganha status de “verdade” se obtém lacração na Internet e reconhecimento pela mídia patronal. Lula tornou-se o queridinho das esquerdas festivas, atualmente denominadas woke , e de uma burguesia flexível em busca de tudo que lhe pareça “legal”, daí o rótulo “tudo de bom”. Mas o petista é visto com desconfiança pelas classes populares que, descontando os “pobres de novela”, não se sentem beneficiadas por um governo que dá pouco aos pobres, sem tirar muito dos ricos. A aparente “alta popularidade” de Lula só empolga a “boa” sociedade que domina as narrativas nas redes sociais. Lula só garante apoio a quem já está...

DENÚNCIA GRAVE: "MÉDIUM" TIDO COMO "SÍMBOLO DE AMOR E FRATERNIDADE" COLABOROU COM A DITADURA

O famoso "médium" que é conhecido como "símbolo maior de amor e fraternidade", que "viveu apenas pela dedicação ao próximo" e era tido como "lápis de Deus" foi um colaborador perigoso da ditadura militar. Não vou dizer o nome desse sujeito, para não trazer más energias. Mas ele era de Minas Gerais e foi conhecido por usar perucas e ternos cafonas, óculos escuros e por defender ideias ultraconservadoras calcadas no princípio de que "devemos aceitar os infortúnios e agradecer a Deus pela desgraça obtida". O pretexto era que, aceitando o sofrimento "sem queixumes", se obterá as prometidas "bênçãos divinas". Sádico, o "bondoso homem" - que muitos chegaram a enfiar a palavra "Amor" como um suposto sobrenome - dizia que as "bênçãos futuras" eram mais dificuldades, principalmente servidão, disciplina e adversidades cruéis. Fui espírita - isto é, nos padrões em que essa opção religi...

CRISE DA MPB ATINGE NÍVEIS CATASTRÓFICOS

INFELIZMENTE, O MESTRE MILTON NASCIMENTO, ALÉM DE SOFRER DE MAL DE PARKINSON, FOI DIAGNOSTICADO COM DEMÊNCIA. A MPB ainda respira, mas ela já carece de uma renovação real e com visibilidade. Novos artistas continuam surgindo, mas poucos conseguem ser artisticamente relevantes e a grande maioria ainda traduz clichês pós-tropicalistas para o contexto brega-identitário dos últimos tempos. Recentemente, o cantor Milton Nascimento, um dos maiores cantores e compositores da música brasileira e respeitadíssimo no exterior por conta de sua carreira íntegra, com influências que vão da Bossa Nova ao rock progressivo, foi diagnosticado com um tipo de demência, a demência de corpos de Lewy. Eu uma entrevista, o filho Augusto lamentou a rotina que passou a viver nos últimos anos , quando também foi diagnosticado o Mal de Parkinson, outra doença que atinge o cantor. Numa triste e lamentável curiosidade, Milton sofre tanto a doença do ator canadense Michael J. Fox, da franquia De Volta para o Futuro ...

BURGUESIA ILUSTRADA QUER “SUBSTITUIR” O POVO BRASILEIRO

O protagonismo que uma parcela de brasileiros que estão bem de vida vivenciam, desde que um Lula voltou ao poder entrosado com as classes dominantes, revela uma grande pegadinha para a opinião pública, coisa que poucos conseguem perceber com a necessária lucidez e um pouco de objetividade. A narrativa oficial é que as classes populares no Brasil integram uma revolução sem precedentes na História da Humanidade e que estão perto de conquistar o mundo, com o nosso país transformado em quinta maior economia do planeta e já integrando o banquete das nações desenvolvidas. Mas a gente vê, fora dessa bolha nas redes sociais, que a situação não é bem assim. Há muitas pessoas sofrendo, entre favelados, camponeses e sem-teto, e a "boa" sociedade nem está aí. Até porque uma narrativa dos tempos do Segundo Império retoma seu vigor, num novo contexto. Naquele tempo, "povo" brasileiro eram as pessoas bem de vida, de pele branca, geralmente de origem ibérica, ou seja, portuguesa ou...

A HIPOCRISIA DA ELITE DO BOM ATRASO

Quanta falsidade. Se levarmos em conta sobre o que se diz e o que se faz crer, o Brasil é um dos maiores países socialistas do mundo, mas que faz parte do Primeiro Mundo e tem uma das populações mais pobres do planeta, mas que tem dinheiro de sobra para viajar para Bariloche e Cancún como quem vai para a casa da titia e compra um carro para cada membro da família, além de criar, no mínimo, três cachorros. É uma equação maluca essa, daí não ser difícil notar essa falsidade que existe aos montes nas redes sociais. É tanto pobre cheio da grana que a gente desconfia, e tanto “neoliberal de esquerda” que tudo o que acaba acontecendo são as tretas que acontecem envolvendo o “esquerdismo de resultados” e a extrema-direita. A elite do bom atraso, aliás, se compôs com a volta dos pseudo-esquerdistas, discípulos da Era FHC que fingiram serem “de esquerda” nos tempos do Orkut, a se somar aos esquerdistas domesticados e economicamente remediados. Juntamente com a burguesia ilustrada e a pequena bu...

NEGACIONISTA FACTUAL E SUAS RAÍZES SOCIAIS

O NEGACIONISTA FACTUAL REPRESENTA O FILHO DA SOCIALITE DESCOLADA COM O CENSOR AUSTERO, NOS ANOS DE CHUMBO. O negacionista factual é o filho do casamento do desbunde com a censura e o protótipo ilustrativo desse “isentão” dos tempos atuais pode explicar as posturas desse cidadão ao mesmo tempo amante do hedonismo desenfreado e hostil ao pensamento crítico. O sujeito que simboliza o negacionista factual é um homem de cerca de 50 anos, nascido de uma mãe que havia sido, na época, uma ex-modelo e socialite que eventualmente se divertia, durante as viagens profissionais, nas festas descoladas do desbunde. Já o seu pai, uns dez anos mais velho que sua mãe, havia sido, na época da infância do garoto, um funcionário da Censura Federal, um homem sisudo com manias de ser cumpridor de deveres, com personalidade conservadora e moralista. O casal se divorciou com o menino tendo apenas oito anos de idade. Mas isso não impediu a coexistência da formação dúbia do negacionista factual, que assimilou as...

A IMPORTÂNCIA DE SABERMOS A LINHA DO TEMPO DO GOLPE DE 2016

Hoje o golpismo político que escandalizou o Brasil em 2016 anda muito subestimado. O legado do golpe está erroneamente atribuído exclusivamente a Jair Bolsonaro, quando sabemos que este, por mais nefasto e nocivo que seja, foi apenas um operador desse período, hoje ofuscado pelos episódios da reunião do plano de golpe em 2022 e a revolta de Oito de Janeiro em 2023. Mas há quem espalhe na Internet que Jair Bolsonaro, entre nove e trinta anos de idade no período ditatorial, criou o golpe de 1964 (!). De repente os lulistas trocaram a narrativa. Falam do golpe de 2016 como um fato nefasto, já que atingiu uma presidenta do PT. Mas falam de forma secundária e superficial. As negociações da direita moderada com Lula são a senha dessa postura bastante estranha que as esquerdas médias passaram a ter nos últimos quatro anos. A memória curta é um fenômeno muito comum no Brasil, pois ela corresponde ao esquecimento tendencioso dos erros passados, quando parte dos algozes ou pilantras do passado r...