A indiferença com que se encarou a denúncia de vídeos ofensivos contra a atriz Miranda Cosgrove, estrela do seriado iCarly, atualmente em fase mais adulta, é assustadora.
Eu denunciei que dois vídeos do deplorável canal Músicos Cínicos, estrangeiro fizeram paródias violentas contra a atriz, explorando uma suposta semelhança facial com o falecido ídolo Michael Jackson.
A paródia, completamente sem graça, tem como gancho um boato grave: que Miranda Cosgrove "é que havia morrido" e "foi substituída" pelo "rei do pop".
Isso não pode ser comparado com teorias conspiratórias que "matam" ídolos vivos e "ressuscitam" os ídolos mortos, como nas lendas em torno de Paul McCartney, no primeiro caso, e Elvis Presley e Jim Morrison, no segundo.
Há uma lenda de que Paul McCartney, um dos dois remanescentes da formação clássica dos Beatles, "teria morrido e substituído por William Campbell, o Billy Shears".
Embora os Beatles, inclusive Paul, desmintam que tinham criado a lenda, ela se encaixava no senso de humor cáustico no qual os quatro rapazes de Liverpool foram capazes de rir de si mesmos (como no clipe de "Hello Goodbye", uma canção de Paul).
Só que Miranda Cosgrove não é Billy Shears. Ela é uma pessoa de verdade, conhecida por sua vida discreta e que já sofreu sérios problemas pessoais. Já sofreu um acidente de ônibus e chegou a ser procurada por um estálquer que queria matá-la.
Felizmente ele acabou se suicidando antes e Miranda estava fora de sua residência na ocasião, reunida na casa de uma amiga.
Ficam implicando com o fato de Miranda não fazer o tipo da "vagaba" que apronta encrencas em busca da fama. É lamentável ver que muita gente mede a autenticidade de uma pessoa ao nível inferior do seu caráter. Aquele papo de que "gente como a gente" é passar pano nos próprios defeitos.
E é esse o propósito dos tais Músicos Cínicos que, se fossem brasileiros, seriam bolsonaristas de carteirinha.
Eles não representam liberdade de expressão. Os dois vídeos não são divertidos. Inserir cenas de Michael Jackson em paródias de abertura de iCarly não têm a menor graça e são muito grotescos.
Além disso, é bom o Google se lembrar que os Músicos Cínicos desrespeitam as diretrizes do YouTube, porque usam material da CBS Viacom do acervo de Miranda sem autorização e manipulam esses conteúdos para fins depreciativos.
Uma denúncia desse tipo é tão grave quanto Britney Spears ser dominada pelo próprio pai, que a quer manter "interditada judicialmente".
Daí que não dá para entender porque Miranda Cosgrove, que faz sucesso com o seu seriado, não recebe a devida atenção diante de um caso gravíssimo, que não pode ser relativizado.
Se boa parte das pessoas é fã de Michael Jackson ou odeia Miranda Cosgrove, não significa que vá tolerar esses vídeos extremamente grosseiros e brutais.
Da mesma forma, as pessoas que são fãs de ambos não podem achar que os vídeos são uma homenagem honrosa, porque está na cara que não são.
Elas são feitas para depreciar e ofender a atriz. Tudo com base na lorota de que "ser autêntico é ter um lado baixaria", como o finado ídolo teve em sua vida, marcada por escândalos e até acusações de ter assediado crianças.
Devemos prestar atenção nas coisas e, infelizmente, isso é o que os internautas menos estão fazendo.
Se as casas deles pegam fogo, eles vão demorar um tempo pensando que o quarto deles está tendo uma festa e que o cheiro de queimado é de algum churrasco sendo feito para os convidados. Até perceberem a situação, verão que tudo estará destruído e perdido.
Devemos observar que Miranda Cosgrove merece respeito e que compará-la a Michael Jackson, a ponto de criar uma mentira violenta contra ela, nada tem de saudável nem de divertido. É ofensa e agressão, da pior forma.
E olha que o YouTube, até por boa-fé de seus administradores, comete uma desigualdade surreal.
Eles são capazes de remover conteúdo de vídeos que homenageiam personalidades usando fundos musicais conhecidos, porque os fundos violam regras de direitos autorais. Mas páginas ofensivas e claramente desmoralizadoras são mantidas, mesmo quando o teor das ofensas é grave.
A ideia então é que quem for ler esse texto que divulgue-o para um maior número de pessoas. O mesmo deve ser feito com este linque - https://linhacaatomica.blogspot.com/2021/07/atriz-de-icarly-miranda-cosgrove-e.html - , que deveria ser lido imediatamente por milhares de pessoas.
Em seguida, o pessoal deve denunciar ao YouTube os seguintes vídeos:
O linque de denúncia do YouTube está embaixo do título do vídeo, escondido em reticências (...), sob o canto inferior direito do vídeo.
Dependendo das perspectivas, os vídeos podem ser denunciados como "bullying" ou "incitadores de ódio" à atriz, por sua personalidade discreta e digna que irrita muita gente.
Quanto mais pessoas denunciarem, mais chance os vídeos poderão ser removidos, porque assim os técnicos do Google perceberão que os vídeos são ofensivos, com tanta gente denunciando.
O que não pode é essa indiferença que só permite ações abusivas como esses dois vídeos deploráveis, que só são "engraçados" para aqueles que não sabem o que é respeito humano.
Comentários
Postar um comentário