Pular para o conteúdo principal

A INGENUIDADE DAS ESQUERDAS NO PROTESTO CONTRA O GOLPE

MARCO FELICIANO E JAIR BOLSONARO (NO MEIO,FOTOGRAFANDO COM CELULAR) VENDO COM ESNOBE IRONIA O BEIJAÇO GAY NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

As esquerdas perderam o protagonismo político por ingenuidade.

Elas se tornaram mais emotivas e isso não é ruim, mas da forma como foi feita as levou para posturas quixotescas e perspectivas piegas e fantasiosas.

Tomadas de muito pensamento desejoso, as esquerdas não foram estratégicas para frear nem reverter o golpe político de 2016.

Michel Temer governou fácil. Ele poderia ser derrubado, mas não foi, e ficou feliz da vida completando o seu mandato.

Ele acabou sendo preso não por mérito, mas por uma irônica disputa de protagonismo na qual, neste caso, a Operação Lava Jato tentava reverter o seu desgaste público.

Temer riu muito do "Fora Temer". Aproveitou sua impopularidade não só para seguir os conselhos do publicitário Nizan Guanaes, levando adiante as medidas impopulares, mas a ficar sossegado no seu mundinho pessoal.

As esquerdas andam muito ingênuas e crédulas e, praticamente, só aprenderam a serem esquerdistas depois do golpe de 2016.

Evidentemente, enfrentam um caminho de pedras, porque até para identificar aliados cometem falhas imensas.

Qualquer um que apareça abraçado a um pobre sorrindo lhe parece um aliado, sem perceber que há muitas armadilhas por trás.

As queixas que se fazem é da credulidade que envolve funqueiros, craques de futebol e "médiuns espíritas" que estão associados a uma falsa simbologia de pobreza que na verdade soa caricatural e traiçoeira.

São apelos mais emotivos que racionais, mas que ninguém se encoraja a parar para pensar para ver se os envolvidos são realmente aliados ou são aproveitadores.

Houve muitos aproveitadores no círculo de apoio das esquerdas. Eles ainda existem, em algum momento.

Diante da inocência terrivelmente infantil das esquerdas, houve mais derrotas que vitórias. Essa inocência fez perder as frágeis conquistas alcançadas e os relativos progressos realizados.

A "pobreza linda" foi aceita sem críticas pelas esquerdas, achando que isso era "qualidade de vida".

Essa imagem era um estereótipo da direita, que foi inserido num pacote "identitário" confuso, bem intencionado mas sem muita eficiência.

Não só a pobreza, mas a causa LGBTT, espetacularizada e exageradamente festiva, que também foi vista sem alguma ação ou mobilização mais estratégica.

Tudo foi feito dentro de uma perspectiva por demais espetacularizada, que perdeu o propósito sério da causa.

Na foto que ilustra esta reportagem, Jair Bolsonaro, então deputado federal, e seu colega Marco Feliciano, observavam um beijaço gay num protesto em 24 de maio de 2016, na Câmara dos Deputados.

Eles não pareciam incomodados. O "mito" foi tirar uma foto e ele, Marco e outro parlamentar pareciam tranquilos diante da provocação dos manifestantes.

Muitas manifestações foram realizadas, sem realizar o efeito desejado. E mesmo episódios corajosos como o desfile da Paraíso do Tuiuti viraram fogo de palha.

As esquerdas precisam de ações mais estratégicas, além de um certo desconfiômetro.

Culturalmente, elas se queimaram ao acolher a bregalização cultural que tem um viés conservador e claramente comercial.

As esquerdas embarcaram na falácia do "combate ao preconceito", aceitando formas preconceituosas de expressão, supostamente associadas às classes populares.

Perderam muito com essa emotividade que via esquerdismo até em mulheres-frutas.

Hoje há uma discussão muito grande sobre a politização ou despolitização dos brasileiros.

Nessa discussão, se debate a eficácia de passeatas envolvendo cerca de 10 mil pessoas.

Ou então até que ponto pode repercutir uma casa noturna que abriga cinco mil pessoas e ficar lotada durante um evento tipo "Lula Livre".

A confusão entre um feudo e um universo é muito grande. As esquerdas acabam se comportando como naquela ilusão fotográfica da câmera que faz juntar algumas dezenas de pessoas, num ambiente filmado, dando a impressão de ser uma enorme multidão.

Diante disso, imagina-se que manifestações pontuais podem botar o golpe político a perder. E ele continua em frente, de maneira lamentável.

A direita conseguiu sequestrar o instinto rebelde que as esquerdas, cordeirizadas, deixaram de ter.

Tudo passou a ser festa, espetáculo, pensamento desejoso, fé religiosa, idolatria, sonho, torcida de arquibancada, carnaval.

Devaneios exageradamente emotivos, que reduzem os esquerdistas a beatos acreditando num suposto milagre que alegam estar vindo.

Não há uma postura realista, não há uma reavaliação de seus métodos, abordagens, perspectivas.

Além do mais, os "heróis" da direita que as esquerdas acolhem por supostas simbologias associadas a pobreza, causas identitárias etc, as traem mostrando que não estão aí para o progressismo.

As esquerdas não aprenderam com o caso do Cabo Anselmo, direitista fantasiado de esquerdista.

De 2003 para cá, um sem-número de "cabos anselmos" apareceram com esquerdistas lhes louvando como se fossem seus aliados mais fiéis.

O resultado foi este: golpe de 2016-2018 em várias etapas: da votação da Câmara dos Deputados de 17 de abril de 2016 para abertura do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, à fraudulenta eleição de 28 de outubro de 2018 que entregou o poder a Jair Bolsonaro.

As esquerdas moderam a isca do "baile funk" supostamente contra o impeachment, e fizeram papel de palhaços diante do processo que ceifou o governo Dilma Rousseff na moleza.

Esquecemos que o DJ Rômulo Costa era a raposa comandando a festa no galinheiro, com os aliados dele na Câmara dos Deputados, votando pelo "Fora Dilma", ou na Rede Globo, fazendo campanha contra.

E as esquerdas ainda ficam fragmentadas, protestando contra temas pontuais, sem alguma coesão ou união que se comparasse às Diretas Já.

Uma manifestação é contra a Reforma da Previdência, outra é contra a homofobia, outra é em memória à Marielle Franco, mas nenhuma delas coesa, com uma causa única, um "Fora Tudo" referente ao golpe de 2016.

São pautas apenas pontuais, que minimizam o impacto das manifestações, não bastasse elas serem ignoradas pela imprensa hegemônica.

Mesmo que a imprensa hegemônica fosse boicotar as manifestações progressistas, se estas tivessem força, a mídia venal seria, um dia, forçada a dar ampla cobertura, engolindo seco os protestos.

Mas não. Os protestos são pontuais, quando não espetacularizados, perdendo o tom ativista e caindo no vazio de manifestações sem criatividade e que, todavia, soam meramente burocráticas.

Enquanto isso, assistimos pasmos à fúria da direita que faz gozação com os pontos fracos dos esquerdistas ou usando mentiras como a criminalização do ex-presidente Lula.


Um exemplo é o jornal Meia Hora, cortejado por setores das esquerdas, que no entanto fez sua esculhambação ao ex-presidente Lula na edição de ontem.

Nela o ex-presidente é creditado como "aliado" de Michel Temer, sem saber que o temeroso ex-presidente rompeu com as alianças, na verdade feitas por conveniência, com o Partido dos Trabalhadores.

Trata-se de uma manchete "coxinha", um aviso para quem achava que o Meia Hora era um equivalente contemporâneo da Última Hora ou do Pasquim.

De ingenuidade em ingenuidade, as esquerdas acabam perdendo as roupas que deixaram enquanto foram nadar no lago pantanoso do establishment.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

LULA NÃO QUER ROMPER COM A VELHA ORDEM

Vamos combinar uma coisa. As redes sociais são dominadas por uma elite bem de vida e de bem com a vida, uma classe brasileira que se acha "a mais legal do planeta", e "a mais equilibrada", sem os fundamentalismos afro-asiáticos nem os pessimismos distópicos do Existencialismo europeu. Essa classe quer parecer tudo de bom e soar, para outras pessoas, diferente dos padrões convencionais da humanidade. Daí a luta de muitos em serem aquilo que não são, parecerem o oposto de si mesmos para lacrar na Internet e obter popularidade e prestígio. Daí ser compreensível que a falsidade é um fenômeno tipicamente brasileiro. O "tomar no cool " que combina pretensiosismos e falsos preciosismos, grandiloquência e espiral do silêncio, a obsessão em parecer diferente sem abandonar as convenções sociais, a luta em parecer novo sem deixar de ser velho, de estar na vanguarda mesmo sendo antiquado, na esperança de que o futuro repita o passado enquanto se vê um museu de grandes

LULA ESTÁ A SERVIÇO DA ELITE DO ATRASO

A queda de popularidade de Lula está sendo apontada por supostas pesquisas de opinião, o que, na verdade, soam como um reflexo suavizado do que já ocorre desde que Lula decidiu trocar o combate à fome e o desemprego pelas viagens supérfluas ao exterior. Mas os lulistas, assustados com essa realidade, sem saber que ela é pior do que se imagina, tentam criar teorias para amenizar o estrago. Num dia, falam que é a pressão da grande mídia, noutro, a pressão dos evangélicos, agora, as falas polêmicas de Lula. O que virá depois? Que o Lula perdeu popularidade por não ser escalado para o Dancing With the Stars dos EUA para testar o "novo quadril"? A verdade é que Lula perdeu popularidade porque sei governo é fraco. Fraquíssimo. Pouco importam as teorizações que tentam definir como "acertadas" as viagens ao exterior, com a corajosa imprensa alternativa falando em "n" acordos comerciais, em bilhões de dólares atraídos para investimentos no Brasil, isso não convence

OS CRITÉRIOS VICIADOS DE EMPREGO

De que adianta aumentar as vagas de emprego se os critérios de admissão do mercado de trabalho estão viciados? De que adianta haver mais empregos se as ofertas de emprego não acompanham critérios democráticos? A ditadura militar completou 60 anos de surgimento. O governo Ernesto Geisel, que consolidou o Brasil sonhado pelas elites reacionárias, faz 50 anos de seu início. Até parece que continuamos em 1974, porque nosso Brasil, com seus valores caquéticos e ultrapassados, fede a mofo tóxico misturado com feses de um mês e cadáveres em decomposição.  E ainda muitos se arrogam de ver o Brasil como o país do futuro com passaporte certeiro para ingressar, já em 2026, no banquete das nações desenvolvidas. E isso com filósofos suicidas, agricultores famintos e sobrinhos de "médiuns de peruca" desaparecendo debaixo dos arquivos. Nossos conceitos são velhos. A cultura, cafona e oligárquica, só defendida como "vanguarda" por um bando de intelectuais burgueses, entre jornalist

ALEGRIA TÓXICA DO É O TCHAN É CONSTRANGEDORA

O saudoso Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC - UNE), era um dos críticos da deterioração da cultura popular nos últimos tempos. Ele acompanhava a lucidez de tanta gente, como Ruy Castro e o também saudoso Mauro Dias que falava do "massacre cultural" da música popularesca. Grandes tempos e últimos em que se destacava um pensamento crítico que, infelizmente, foi deixado para trás por uma geração de intelectuais tucanos que, usando a desculpa do "combate ao preconceito" para defender a deterioração da cultura popular.  O pretenso motivo era promover um "reconhecimento de grande valor" dos sucessos popularescos, com todo aquele papo furado de representar o "espírito de uma época" e "expressar desejos, hábitos e crenças de um povo". Para defender a música popularesca, no fundo visando interesses empresariais e políticos em jogo, vale até apelar para a fal

PUBLICADO 'ESSA ELITE SEM PRECONCEITOS (MAS MUITO PRECONCEITUOSA)'

Está disponível na Amazon o livro Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , uma espécie de "versão de bolso" do livro Esses Intelectuais Pertinentes... , na verdade quase isso. Sem substituir o livro de cerca  de 300 páginas e análises aprofundadas sobre a cultura popularesca e outros problemas envolvendo a cultura do povo pobre, este livro reúne os capítulos dedicados à intelectualidade pró-brega e textos escritos após o fechamento deste livro. Portanto, os dois livros têm suas importâncias específicas, um não substitui o outro, podendo um deles ser uma opção de menor custo, por ter 134 páginas, que é o caso da obra aqui divulgada. É uma forma do público conhecer os intelectuais que se engajaram na degradação cultural brasileira, com um etnocentrismo mal disfarçado de intelectuais burgueses que se proclamavam "desprovidos de qualquer tipo de preconceito". Por trás dessa visão "sem preconceitos", sempre houve na verdade preconceitos de cl

PERDEMOS JEFF BECK

Uma meningite tirou a vida do superguitarrista inglês Jeff Beck, um dos grandes músicos do rock britânico da década de 1960. Ele tinha 79 anos incompletos e estava em atividade, tanto que um de seus últimos trabalhos foi o disco de covers 18 , lançado no ano passado, quando o britânico fazia parcerias com o ator Johnny Depp em suas atividades musicais. Também em 2022 Jeff Beck fez uma participação no disco de Ozzy Osbourne, Patient Number 9 . Em 2016, Jeff lançou seu último disco de estúdio, Loud Hailer . Jeff Beck foi famoso por ter integrado a icônica banda Yardbirds, uma daquelas bandas seminais de rock que são criminosamente menosprezadas no Brasil, cujo mercado roqueiro quase sempre foi contaminado pelo viralatismo e por uma mídia sem qualquer especialização no gênero, em especial as tais "Jovem Pan com guitarras", uma dessas rádios comandadas por um chefão da Faria Lima. Nem a participação dos Yardbirds no filme Blow Up, de Michelangelo Antonioni, fez a banda deapertar