Pular para o conteúdo principal

FOI A VEZ DE DAVID CROSBY NOS DEIXAR

DAVID CROSBY, NA ÉPOCA DOS BYRDS, E NOS ÚLTIMOS TEMPOS DE VIDA.

Depois de um ex-Yardbirds, Jeff Beck, agora perdemos um ex-Byrds, David Crosby, falecido ontem aos 82 anos incompletos. Ultimamente com uma aparência de vovô bonachão, Crosby no entanto era um daqueles jovens que caprichavam nas harmonias vocais combinadas com um folk rock vigoroso e de inclinação psicodélica.

Os Byrds são, juntamente com o Velvet Underground e o Pink Floyd psicodélico de Syd Barrett, a santíssima trindade para os shoegazers, a genial vertente do rock alternativo criminosamente boicotada pela mídia roqueira brasileira mais acessível. Claro que o shoegazer não existia na época, mas se compôs com os elementos musicais dessas bandas.

Num contexto viralatista no Brasil que contamina a cultura rock, preso a mesmices comerciais como Guns N'Roses e Coldplay, supervalorizando coisas menos expressivas como Outfield e exaltando barbaridades como o asqueroso Marilyn Manson, os Byrds,quando muito, são apenas meros one-hit wonders com a cover de "Mr. Tambourine Man", de Bob Dylan.

Pena, porque os Byrds, que na primeira formação foi centralizasa pelos guitarristas Jim / Roger McGuinn (Jim era o prenome artístico original, mudado para Roger por motivos místicos) e David Crosby e o baixista Chris Hillman, se destacaram pelas excelentes melodias que fizeram a banda se tornar a resposta californiana aos Beatles. Em 1990, cinco anos antes de Paul, George e Ringo se reunirem para o projeto Anthology, McGuinn, Crosby e Hillman gravaram faixas para uma caixa comemorativa dos 25 anos de fundação dos Byrds.

E isso influenciou os próprios Beatles que, durante uma apresentação nos EUA em 1966, se encontraram com McGuinn, Crosby e o saudoso Peter Fonda para uma experiência com um alucinógeno que, mais tarde, fez os guitarristas do grupo britânico John Lennon e George Harrison bolarem "She Said, She Said" para o Revolver. No mesmo álbum, Lennon ainda fez "And Your Bird Can Sing", tirando um sarro com a banda californiana.

No Brasil, a pouca projeção dos subestimados Byrds não deixou de ter seu legado, pois a gravação original de "Tijolinho", sucesso de Bobby de Carlo, de 1967, teve arranjos calcados na sonoridade byrdiana. 

Outro caso foi a versão de um sucesso italiano de Gianni Morandi pelos Incríveis, "Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones", também de 1967, que não só tinha um arranjo de inspiração nos Byrds como a introdução copiava cordialmente a da versão de "Mr. Tambourine Man" pela banda californiana.

Ao deixar os Byrds, David Crosby se juntou ao canadense Stephen Stills, da banda Buffalo Springfield, e o inglês Graham Nash, da banda Hollies, para formarem o supergrupo de folk rock, o californiano Crosby Stills & Nash, eventualmente acrescido de Neil Young (também canadense e ex-Buffalo Springfield) na formação, virando Crosby Stills Nash & Young. O grupo foi um dos destaques do histórico Festival de Woodstock de 1969.

Sobre as primeiras músicas gravadas pelo Crosby Stills & Nash, duas curiosidades. Uma é o primeiro compacto, "Marrakesh Express", de 1969, que é uma composição de Graham Nash inicialmente feita para os Hollies, mas que a banda do sucesso "Bus Stop" rejeitou. 

Outra música, "Wooden Ships", composição de David Crosby com letra de Stephen Stills e Paul Kantner (falecido membro da banda Jefferson Airplane), foi primeiro gravada pela banda psicodélica no seu álbum Volunteer, de 1968, com Crosby participando fazendo o efeito de barco à vela e o britânico Nicky Hopkins no piano (mundo pequeno, Hopkins foi parceiro de Jeff Beck em várias gravações). A versão do CSN foi gravada em 1969, com o próprio Crosby no vocal principal.

David Crosby seguiu, ao longo da vida, com sua carreira solo, fiel ao folk rock pós-CSN. Eu pude ver, numa apresentação em 2006 com David Gilmour e convidados (incluindo os saudosos Ricky Wright, parceiro do guitarrista no Pink Floyd, e David Bowie - que cantou "Arnold Layne" - , entre outros), a participação de David Crosby e Graham Nash fazendo vocais de apoio em algumas músicas. Brilhante concerto.

A presença radiofônica de Crosby no Brasil é triste. Poucos sucessos dos Byrds e Crosby Stills & Nash, como, respectivamente, "Mr. Tambourine Man" e "Wooden Ships", aparecem nas rádios consideradas roqueiras. Mas a principal presença de Crosby está como vocalista de apoio do famoso sucesso de Phil Collins, "Another Day in Paradise", lançada em 1989.

Ficam aqui nossos pesares pelo falecimento de David Crosby e resta torcer para que os músicos de rock do passado e os veteranos que ainda estão entre nós tenham seus legados valorizados e, podendo fazer discos novos, que eles possam se somar às respeitáveis obras. Pelo menos no exterior os jovens pós-mileniais valorizam os músicos mais antigos, mesmo falecidos antes dessa geração nascer. 

Os veteranos do rock, como David Crosby, deixam sementes que, de uma forma ou de outra, vão gerar bons frutos no futuro lá fora. Quanto ao Brasil, infelizmente nomes como David Crosby morrerão pela segunda vez, esquecidos por um cenário cultural deplorável, mais preocupado com a breguice musical e seu lixo sonoro reciclado por um falso "vintage" que se espalha na mídia e nas redes sociais. Pena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISISMO E RELATORISMO

As mais recentes queixas a respeito do governo Lula ficam por conta do “pesquisismo”, a mania de fazer avaliações precipitadas do atual mandato do presidente brasileiro, toda quinzena, por vários institutos amigos do petista. O pesquisismo são avaliações constantes, frequentes e que servem mais de propaganda do governo do que de diagnóstico. Pesquisas de avaliação a todo momento, em muitos casos antecipando prematuramente a reeleição de Lula, com projeções de concorrentes aqui e ali, indo de Michelle Bolsonaro a Ciro Gomes. Somente de um mês para cá, as supostas pesquisas de opinião apontavam queda de popularidade de Lula, e isso se deu porque os próprios institutos foram criticados por serem “chapa branca” e deles se foi cobrada alguma objetividade na abordagem, mesmo diante de métodos e processos de pesquisa bastante duvidosos. Mas temos também outro vício do governo Lula, que ninguém fala: o “relatorismo”. Chama-se de relatorismo essa mania de divulgar relatórios fantásticos sobre s...

BRASIL PASSOU POR SEIS DÉCADAS DE RETROCESSOS SOCIOCULTURAIS

ANTES RECONHECIDA COMO SÉRIO PROBLEMA HABITACIONAL, A FAVELA (NA FOTO, A ROCINHA NO RIO DE JANEIRO) TORNOU-SE OBJETO DA GLAMOURIZAÇÃO DA POBREZA FEITA PELAS ELITES INTELECTUAIS BRASILEIRAS. A ideia, desagradável para muitos, de que o Brasil não tem condições para se tornar um país desenvolvido está na deterioração sociocultural que atingiu o Brasil a partir de 1964. O próprio fato de muitos brasileiros se sentirem mal acostumados com essa deterioração de valores não significa que possamos entrar no clube de países prósperos diante dessa resignação compartilhada por milhares de pessoas. Não existe essa tese de o Brasil primeiro chegar ao Primeiro Mundo e depois “arrumar a casa”, como também se tornou inútil gourmetizar a decadência cultural sob a desculpa de “combater o preconceito”. Botar a sujeira debaixo do tapete não limpa o ambiente. Nosso país discrimina o senso crítico, abrindo caminho para os “novos normais” que acumulamos, precarizando nosso cotidiano na medida em que nos resig...

“ROCK PADRÃO 89 FM” PERMITE CULTUAR BANDAS FICTÍCIAS COMO O VELVET SUNDOWN

Antes de irmos a este texto, um aviso. Esqueçamos os Archies e os Monkees, bandas de proveta que, no fundo, eram muito boas. Principalmente os Monkees, dos quais resta vivo o baterista e cantor Micky Dolenz, também dublador de desenhos animados da Hanna-Barbera (também função original de Mark Hamill, antes da saga Guerra nas Estrelas).  Essa parcela do suposto “rock de mentira” até que é admirável, despretensiosa e suas músicas são muito legais e bem feitas. E esqueçamos também o eclético grupo Gorillaz, influenciado por hip hop, dub e funk autêntico, porque na prática é um projeto solo de Damon Albarn, do Blur, com vários convidados. Aqui falaremos de bandas farsantes mesmo, sejam bandas de empresários da Faria Lima, como havíamos descrito antes, seja o recente fenômeno do Velvet Sundown, grupo de hard rock gerado totalmente pela Inteligência Artificial.  O Velvet Sundown é um quarteto imaginário que foi gerado pela combinação de algoritmos que produziram todos os elementos d...

“GALERA”: OUTRA GÍRIA BEM AO GOSTO DA FARIA LIMA

Além da gíria “balada” - uma gíria que é uma droga, tanto no sentido literal como no sentido figurado - , outra gíria estúpida com pretensões de ser “acima dos tempos e das tribos” é “galera”, uma expressão que chega a complicar até a nossa língua coloquial. A origem da palavra “galera” está no pavimento principal de um navio. Em seguida, tornou-se um termo ligado à tripulação de um navio, geralmente gente que, entre outras atividades, faz a faxina no convés. Em seguida, o termo passou a ser adotado pelo jornalismo esportivo porque o formato dos estádios se assemelhava ao de navios. A expressão passou a ser usada, também no jornalismo esportivo, para definir o conjunto de torcedores de futebol, sendo praticamente sinônimo de “torcida”. Depois o termo passou a ser usado pelo vocabulário bicho-grilo brasileiro, numa época em que havia, também, as sessões de cinema mostrando notícias do futebol pelo Canal 100 e também a espetacularização dos campeonatos regionais de futebol que preparavam...

LULA DEVERIA SE APOSENTAR E DESISTIR DA REELEIÇÃO

Com o anúncio recente do ator estadunidense Michael Douglas de que iria se aposentar, com quase 81 anos de idade, eu fico imaginando se não seria a hora do presidente Lula também parar. O marido de Catherine Zeta-Jones ainda está na sua boa saúde física e mental, melhor do que Lula, mas o astro do filme Dia de Fúria (Falling Down) , de 1993, decidiu que só vai voltar a atuar se o roteiro do filme valer realmente a pena  Lula, que apresenta sérios problemas de saúde, com suspeitas de estar enfrentando um câncer, enlouqueceu de vez. Sério. Persegue a consagração pessoal e pensa que o mundo é uma pequena esfera a seus pés. Seu governo parece brincadeira de criança e Lula dá sinais de senilidade quando, ao opinar, comete gafes grotescas. No fim da vida, o empresário e animador Sílvio Santos também cometeu gafes similares. Lula ao menos deveria saber a hora de parar. O atual mandato de Lula foi uma decepção sem fim. Lula apenas vive à sombra dos mandatos anteriores e transforma o seu at...

A FALSA RECUPERAÇÃO DA POPULARIDADE DE LULA

LULA EMPOLGA A BURGUESIA FANTASIADA DE POVO QUE DITA AS NARRATIVAS NAS REDES SOCIAIS. O título faz ficar revoltado o negacionista factual, voando em nuvens de sonhos do lulismo nas redes sociais. Mas a verdade é que a aparente recuperação da popularidade de Lula foi somente uma jogada de marketing , sem reflexão na realidade concreta do povo brasileiro. A suposta pesquisa Atlas-Bloomberg apontou um crescimento para 49,7%, considerado a "melhor" aprovação do presidente desde outubro de 2024. Vamos questionar as coisas, saindo da euforia do pesquisismo. Em primeiro lugar, devemos pensar nas supostas pesquisas de opinião, levantamentos que parecem objetivos e técnicos e que juram trazer um recorte preciso da sociedade, com pequenas margens de erros. Alguém de fato foi entrevistado por alguma dessas pesquisas? Em segundo lugar, a motivação soa superficial, mais voltada ao espetáculo do que ao realismo. A recuperação da popularidade soa uma farsa por apenas envolver a bolha lulist...

ATÉ PARECE BRIGUINHA DE ESCOLA

A guerra do tarifaço, o conflito fiscal movido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, leva ao paroxismo a polarização política que aflige principalmente o Brasil e que acaba envolvendo algumas autoridades estrangeiras, diante desse cenário marcado por profundo sensacionalismo ideológico. Com o "ativismo de resultados" pop das esquerdas woke  sequestrando a agenda esquerdista, refém do vício procrastinador das esquerdas médias, que deixam as verdadeiras rupturas para depois - vide a má vontade em protestar contra Michel Temer e Jair Bolsonaro, acreditando que as instituições, em si, iriam tirá-los de cena - , e agora esperam a escala 6x1 desgastar as mentes e os corpos das classes trabalhadoras para depois encerrar com essa triste rotina de trabalho. A procrastinação atinge tanto as esquerdas médias que contagiaram o Lula, ele mesmo pouco agindo no terceiro mandato, a não ser na produção de meros fatos políticos, tão tendenciosos que parecem mais factoides. Lula transforma seu...

NEM SEMPRE OS BACANINHAS TÊM RAZÃO

Nesta suposta recuperação da popularidade de Lula, alimentada pelo pesquisismo e sustentada pelos “pobres de novela” - a parcela “limpinha” de pessoas oriundas de subúrbios, roças e sertões - , o faz-de-conta é o que impera, com o lulismo se demonstrando um absolutismo marcado pela “democracia de um homem só”. Se impondo como candidato único, Lula quer exercer monopólio no jogo político, se recusando a aceitar que a democracia não está dentro dele, mas acima dele. Em um discurso recente, Lula demoniza os concorrentes, dizendo para a população “se preparar” porque “tem um monte de candidato na praça”. Tão “democrático”, o presidente Lula demoniza a concorrência, humilhando e depreciando os rivais. Os lulistas fazem o jogo sujo do valentonismo ( bullying ), agredindo e esnobando os outros, sem respeitar a diversidade democrática. Lula e seus seguidores deixam bem claro que o petista se acha dono da democracia. Não podemos ser reféns do lulismo. Lula decepcionou muito, mas não podemos ape...

RADIALISMO ROCK: FOMOS ENGANADOS DURANTE 35 ANOS!!

LOCUTORES MAURICINHOS, SEM VIVÊNCIA COM ROCK, DOMINAVAM A PROGRAMAÇÃO DAS DITAS "RÁDIOS ROCK" A PARTIR DOS ANOS 1990. Como o público jovem foi enganado durante três décadas e meia. A onda das “rádios rock” lançada no fim dos anos 1980 e fortalecida nos anos 1990 e 2000, não passou de um grande blefe, de uma grande conversa para búfalos e cavalos doidos dormirem. O que se vendeu durante muito tempo como “rádios rock” não passavam de rádios pop comuns e convencionais, que apenas selecionavam o que havia de rock nas paradas de sucesso e jogavam na programação diária. O estilo de locução, a linguagem e a mentalidade eram iguaizinhos a qualquer rádio que tocasse o mais tolo pop adolescente e o mais gosmento pop dançante. Só mudava o som que era tocado. Não adiantava boa parte dos locutores pop que atuavam nas “rádios rock” ficarem presos aos textos, como era inútil eles terem uma boa pronúncia de inglês. O ranço pop era notório e eles continuavam anunciando bandas como Pearl Jam e...

LÓGICA DAS "PSICOGRAFIAS" É A MESMA DOS ABUSOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

HUMBERTO DE CAMPOS, OLAVO BILAC E RAUL SEIXAS - Exemplos mais vergonhosos do que oficialmente se define como "psicografias". É vergonhosa a tentativa de reabilitação do Espiritismo brasileiro, a pior religião de todas mas que se deixa prevalecer pelo pretenso sabor melífluo de suas pregações, tal qual uma mancenilheira institucional. Além da patética novela A Viagem  - amaldiçoada tanto na versão da TV Tupi quanto da Rede Globo - , temos mais um filme da franquia "Nosso Lar" que só agrada mesmo a setores místicos e paternalistas da elite do bom atraso, a "bolha" que impulsiona o sucesso "fogo de palha" dos filmes "espíritas". Pois bem, eu, que fui "espírita" durante 28 anos, entre 1984 e 2012, tendo que largar a religião durante um fase terrível de minha vida particular, posso garantir que o Espiritismo brasileiro é muito pior do que as seitas neopentecostais no sentido de que, pelo menos, os "neopentecostais" possue...