Abatido por um profundo desgaste de reputação, o Jornal Nacional teve que mudar, em aparência.
Na verdade, o Jornal Nacional virou uma demonstração típica mas sofisticada de showrnalismo.
O programa não mostra necessariamente o mundo cão, mas espetaculariza a notícia de qualquer forma.
Há também a fetichização dos apresentadores, do cenário, da própria marca Jornal Nacional.
A Globo adora fazer autorreverência, seus programas não valem necessariamente pelo conteúdo.
Valem pela embalagem, pelo relize, pela "carta de apresentação".
É como se um livro tivesse seu valor reduzido ao prefácio e à capa.
Isso é um procedimento bastante provinciano e mostra o quanto as elites do Brasil são jecas.
Que o jornalismo comercial faça propaganda de seus programas, ainda vai.
Que haja showrnalismo, sobretudo nos canais da Fox News, vá lá.
É compreensível que certos jornalistas da CNN tenham sua imagem glamourizada nas propagandas.
Mas nada disso se compara ao que faz o Jornal Nacional, que se autorreverencia diante do público.
Há muito o Jornal Nacional deixou de ser, oficialmente, referência de informação para os brasileiros.
Aliás, em verdade, nunca foi, mas o JN já teve seus momentos mais verossímeis.
O próprio William Bonner passou a apresentar o JN com a promessa de ser um telejornal feito por jornalistas.
O JN havia, na época, há cerca de quinze anos, havia ganho a má fama dos "leitores de teleprompter".
Mas isso é um exagero porque até os âncoras dos telejornais autênticos são guiados pelo teleprompter.
A diferença é que, no telejornal autêntico, o apresentador vai além de ler notícias, podendo improvisar e comentar em cima.
No caso do âncora, ele é em parte autor dos textos que ele lê no teleprompter, tendo se preparado com horas de antecedência para tal leitura.
Que o telejornalismo comercial é ideológico, para um nível mais conservador, isso é verdade.
A grande mídia televisiva dos EUA segue esse objetivo.
Mas a coisa não ocorre de forma tão grotesca quanto acontece no Brasil. E nem tão desonesta.
Muitos veículos da grande imprensa profissional já estão produzindo fake news.
Como se não bastassem as páginas de fake news que se espalharam na Internet.
E tudo isso vem pela influência da grande mídia, a partir do Jornal Nacional.
Que mudou sua embalagem para veicular o mesmíssimo conteúdo.
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