Pular para o conteúdo principal

O FENÔMENO DOS YOUTUBERS


Depois do fenômeno dos blogues, há cerca de dez anos, agora surge o fenômeno dos vlogues, através do uso do canal do YouTube, em que determinado indivíduo ou grupo de pessoas produzem algo para seu canal de vídeos que dura geralmente uns breves minutos.

Num país com pouco hábito de leitura e um mercado de livros praticamente restrito à água-com-açúcar do tripé "ficção, humor e religião", do qual pessoas com alergia para aprimorar seus conhecimentos - dizem que "inteligência" é o "capim dos burros", os mais ignorantes pensam que é fácil ser inteligente ficando de braços cruzados e sem precisar raciocinar - os youtubers são um caso a pensar.

Evidentemente é um meio que mostra pessoas competentes. Não tive ainda um tempo hábil para verificar o que dizem os vlogueiros, mas observa-se que, de fato, a maior estrela do fenômeno, Kéfera Buchmann - a supergracinha linda que eu pude ver quando ela apresentou um programa na atual rede MTV - tem um mérito indiscutível.

Kéfera, mesmo dentro do contexto comportamento, que normalmente costuma ser inócuo e pouco além dos temas chavões, procura se sobressair. Ela é como a Mônica Iozzi no Vídeo Show, no sentido de que procura estender a mão aos jovens para tirá-los do fundo do poço da mesmice e da imbecilização cultural.

Há outros exemplos, dos quais sou pouco especializado. Há o "loko" Christian Figueiredo (não é meu parente), há as vlogueiras Jout Jout e Isabela Freitas. Há o humor do Porta dos Fundos - que revelou os talentosos e conhecidíssimos Fábio Porchat e Gregório Duvivier - e o veterano PC Siqueira do vlogue Maspoxavida.

É saudável ver essas pessoas se movimentando assim, e em muitos casos eles dão oxigênio novo ao humor juvenil. Conseguem dialogar com os jovens de uma maneira que um Luciano Huck, o "rei da visibilidade" e cujo maior triunfo foi "empurrar" a gíria "balada" até para fãs de grunge e para os pais de família mais caretas, não consegue, até porque o apresentador não é lá um primor de simpatia e carisma.

Claro que ninguém vai ficar preso nas "lokuras" de um Christian Figueiredo. Os Youtubers são um fenômeno interessante, e é válido que eles também lancem livros nos quais contam suas experiências de vida. O problema é quando as pessoas começam a ficar presas nesse universo e o fenômeno passa a se banalizar de vez.

Nada contra os youtubers, o sucesso deles é um fenômeno interessante, mas a vida pede para que as pessoas vejam um vlogue hilário, mas entre um Christian Figueiredo e outro, que leiam um Millôr Fernandes, humorista mais experiente, e também leiam História, saibam melhor sobre Política, Sociologia e Antropologia.

Com toda certeza, os pioneiros e os mais destacados têm um valor indiscutível. O sucesso de Kéfera pode ser excepcional, mas é devidamente justificado pelo talento e pelo estilo da gata. Christian é um adolescente, e seu humor talvez soasse estranho se fosse lançado por um veterano querendo "surfar" na onda dos vlogues mais hilários.

Aliás, esse é o problema. Isso acaba criando uma "mina de ouro" e a banalização do fenômeno vlogue pode fazer com que qualquer oportunista que ache que pode "filosofar" sobre espinha na cara e fazer vídeos com edições hilárias de imagem mas sem conteúdo relevante pense que pode fazer sucesso no YouTube.

Prevenida, Kéfera até usou uma música do ícone popularesco Anitta - ela teve que, como alguém produzindo antídoto a partir do veneno que quer combater - para criticar a onda de vlogueiras que se preocupam demais com maquiagens e tentam abordar um simples batom como se fosse um drama existencial.

E aí, mesmo com o fenômeno acessível dos Youtubers, uma questão vem à tona. Talento não é para qualquer um. Há apenas um grupo seleto de pessoas que têm o que dizer, mas uma grande porção de pessoas que só querem pegar carona no modismo que faz mais sucesso.

É como se vê no mercado popularesco, em que uma inflação de subcelebridades torna-se "modelo de vida" num cenário de mediocrização, que impulsiona gente comum a ficar fazendo selfies e postando fotos narcisistas no Instagram. O brega-popularesco não tem a palavra "talento" em seu vocabulário.

Precisamos de novas mentes, e reavaliar a nossa cultura. A crise cultural existe, e os vlogueiros são apenas uma tentativa, à maneira deles, de minimizar os efeitos mais dramáticos desse quadro. A ascensão deles pode parecer que a cultura está bem, mas eles na verdade são como flores no deserto que podem sinalizar uma renovação da cultura jovem.

Portanto, para quem tem talento, como Kéfera Buchmann - que imaginamos ser no futuro uma "tia experiente" a dar lições para gerações futuras - e a turma do Porta dos Fundos, desejamos sucesso e que eles possam representar alguma luz no túnel tenebroso da mediocridade. E mostrar coisas interessantes para os jovens que ainda estão pensando para que servem os livros para colorir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIÃO DO AMOR?

Vejam como são as coisas, para uma sociedade que acha que os males da religião se concentram no neopentecostalismo. Um crime ocorrido num “centro espírita” de São Luís, no Maranhão, mostra o quanto o rótulo de “kardecismo” esconde um lodo que faz da dita “religião do amor” um verdadeiro umbral. No “centro espírita” Yasmin, a neta da diretora da casa, juntamente com seu namorado, foram assaltar a instituição. Os tios da jovem reagiram e, no tiroteio, o jovem casal e um dos tios morreram. Houve outros casos ao longo dos últimos anos. Na Taquara, no Rio de Janeiro, um suposto “médium” do Lar Frei Luiz foi misteriosamente assassinado. O “médium” era conhecido por fraudes de materialização, se passando por um suposto médico usando fantasias árabes de Carnaval, mas esse incidente não tem relação com o crime, ocorrido há mais de dez anos. Tivemos também um suposto latrocínio que tirou a vida de um dirigente de um “centro espírita” do Barreto, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Houve incênd...

LULA GLOBALIZOU A POLARIZAÇÃO

LULA SE CONSIDERA O "DONO" DA DEMOCRACIA. Não é segredo algum, aqui neste blogue, que o terceiro mandato de Lula está mais para propaganda do que para gestão. Um mandato medíocre, que tenta parecer grandioso por fora, através de simulacros que são factoides governamentais, como os tais “recordes históricos” que, de tão fáceis, imediatos e fantásticos demais para um país que estava em ruínas, soam ótimos demais para serem verdades. Lula só empolga a bolha de seus seguidores, o Clube de Assinantes VIP do Lulismo, que quer monopolizar as narrativas nas redes sociais. E fazendo da política externa seu palco e seu palanque, Lula aposta na democracia de um homem só e na soberania de si mesmo, para o delírio da burguesia ilustrada que se tornou a sua base de apoio. Só mesmo sendo um burguês enrustido, mesmo aquele que capricha no seu fingimento de "pobreza", para aplaudir diante de Lula bancando o "dono" da democracia. Lula participou da Assembleia Geral da ONU e...

BREGALIZAÇÃO CULTURAL E O PERIGO DE FALSOS SURTOS NOSTÁLGICOS

HÁ CRÍTICOS MUSICAIS QUE CONSIDERAM SUCESSOS DA MÚSICA BREGA "CLÁSSICOS" SÓ PORQUE TOCARAM NOS MOMENTOS DA INFÂNCIA, COMO OS PASSEIOS PARA A PRAIA COM A FAMÍLIA. A lembrança nostálgica, para a arte e a cultura, deveria levar em conta os critérios artísticos e a relevância cultural, critérios que não podem envolver uma simples impressão solipsista de um público ouvinte e suas recordações meramente pessoais ou grupais. O comercialismo musical, ultimamente sobre o tratamento gurmê da grande mídia, se aproveita da ingenuidade coletiva para promover surtos nostálgicos que soam postiços. Tantos falsos saudosismos são montados pela mídia e pelo mercado, visando prolongar o sucesso comercial de ídolos veteranos, vide a onda do brega-vintage que tentou reciclar com embalagem de luxo nomes da mediocridade musical como. Michael Sullivan, É O Tchan, Bell Marques e Chitãozinho & Xororó, estes com a música “ Evidências”. O brega-vintage foi uma amostra de como a bregalização cultural -...

O NEGACIONISMO FACTUAL E A 89 FM

Era só o que faltava. Textos que contestam a validade da 89 FM - que celebra 40 anos de existência no dia 02 de dezembro, aniversário de Britney Spears - como “rádio rock” andam sendo boicotados por internautas que, com seu jeito arrogante e boçal, disparam o bordão “Lá vem aquele chato criticar a 89 novamente”. Os negacionistas factuais estão agindo para manter tudo como o “sistema” quer. Sempre existe uma sabotagem quando a hipótese de um governo progressista chega ao poder. Por sorte, Lula andou cedendo mais do que podia e reduziu seu terceiro mandato ao mínimo denominador comum dos projetos sociais que a burguesia lhe autorizou a fazer. Daí não ser preciso apelar para a farsa do “combate ao preconceito” da bregalização cultural que só fez abrir caminho para Jair Bolsonaro. Por isso, a elite do bom atraso investe na atuação “moderadora” do negacionista factual, o “isentão democrático”, para patrulhar as redes sociais e pedir o voicote a páginas que fogem da assepsia jornalística da ...

LULA APROVA SALÁRIO MÍNIMO COM REAJUSTE MIXURUCA

O salário mínimo para 2026 teve um reajuste de menos de 7%, atingindo somente um índice de 6,78%, em relação a este ano. Isso significa que o valor de R$ 1.518, cujo aumento chegou a ser cogitado para R$ 1.631 e, depois, para R$ 1.627, foi acrescido somente de R$ 103, ficando para a quantia de R$ 1.621 para 2026. É um reajuste típico de sindicalistas pelegos, desses que não ameaçam os privilégios dos patrões, trazendo para os trabalhadores apenas uma parte parcial da remuneração reivindicada, garantindo apenas poucos ganhos para a população mais necessitada. A desculpa usada pelo governo Lula para dar um reajuste fajuto para o salário mínimo é que a inflação ficou mais baixa que o esperado e, portanto, só foi preciso um aumento nestes parâmetros, considerado pelos tecnocratas do Governo Federal como “aumento real”. Todavia, esse aumento só vai pesar menos para as classes mais abastadas, sobretudo a chamada burguesia ilustrada, a parte mais festiva e lúdica das classes privilegiadas. O ...

FARIA LIMA ESTÁ CASTRANDO O PENSAMENTO E A CULTURA NO BRASIL

Notaram que a cultura brasileira, em diversos aspectos, sucumbiu a um padrão degradante, que domestica o povo e garante poder maior ao empresariado? Expressões culturais de qualidade continuam existindo, mas elas tiveram seus espaços de manifestação reduzidos, colocados quase à margem da chamada opinião pública, tendo menos visibilidade e menos impacto de influência. O Brasil está social e culturalmente degradado, acumulando retrocessos que se transformaram nos “novos normais” que passaram a ser aceitos dentro das zonas de conforto da complacência coletiva. Mesmo com a redemocratização, não recuperamos os parâmetros socioculturais que se desenhavam nos tempos de Juscelino Kubitschek e João Goulart. Ainda mantemos os resíduos dos tempos dos generais Emílio Médici e Ernesto Geisel, e, o que é pior, com vários desses entulhos promovidos a falsos tesouros nostálgicos. E como é que muitos acreditam que o Brasil ainda vai chegar ao Primeiro Mundo com uma precarização sociocultural em níveis ...

“JORNALISMO DA OTAN” BLINDA CULTURALISMO POPULARESCO DO BRASIL

A bregalização e a precarização de outros valores socioculturais no Brasil estão sendo cobertos por um véu que impede que as investigações e questionamentos se tornem mais conhecidos. A ideologia do “Jornalismo da OTAN” e seu conceito de “culturalismo sem cultura”, no qual o termo “cultura” é um eufemismo para propaganda de manipulação política, faz com que, no Brasil, a mediocridade e a precarização cultural sejam vistas como um processo tão natural quanto o ar que respiramos e que, supostamente, reflete as vivências e sentimentos da população de cada região. A mídia de esquerda mordeu a isca e abriu caminho para o golpismo político de 2016, ao cair na falácia do “combate ao preconceito” da bregalização. A imprensa progressista quase faliu por adotar a mesma agenda cultural da mídia hegemônica, iludida com os sorrisos desavisados da plateia que, feito gado, era teleguiada pelo modismo popularesco da ocasião. A coisa ainda não se resolveu como um todo, apesar da mídia progressista ter ...

JUVENTUDE DESCOLADA MOSTRA UM BRASIL DECADENTE SOB HEDONISMO TÓXICO

FARIA LIMA EM FESTA - JUVENTUDE WOKE  INDO "PRA BALADA" COM A BURGUESIA ILUSTRADA. Enquanto no exterior vemos atores e atrizes ligadas ao universo juvenil ouvindo rock clássico e música folk  e buscando hábito de leitura em livros, no Brasil o hedonismo tóxico é que impera e a juventude woke  parece atuar como um bando de marionetes do empresariado da Faria Lima. Nas conversas que eu ouço, o hedonismo viciado impera. Num dia, é o fanatismo pelo futebol. Noutro, é a adoração a ritmos popularescos, como piseiro, "pagode romântico", "funk" e sofrência. Em seguida, é uma tal de "ir pra balada", "balada LGBT", "balada isso, balada aquilo", usando e abusando desse jargão farialimer . Mais adiante, é falar sobre marcas de cerveja. Noutra, é exaltar aquele intervalo para fumar um cigarro. É esse o Brasil que está pronto para se tornar país desenvolvido? Que geração é essa que vai liderar o futuro da nação? Gente aderindo a um hedonism...

O BRASIL DOS SONHOS DA FARIA LIMA

Pouca gente percebe, mas há um poder paralelo do empresariado da Faria Lima, designado a moldar um sistema de valores a ser assimilado “de forma espontânea” por diversos públicos que, desavisados, tom esses valores provados como se fossem seus. Do “funk” (com seu pseudoativismo brega identitário) ao Espiritismo brasileiro (com o obscurantismo assistencialista dos “médiuns”), da 89 FM à supervalorização de Michael Jackson, do fanatismo gurmê do futebol e da cerveja, do apetite “original” pelas redes sociais, pelo uso da gíria “balada” e dos “dialetos” em portinglês (como “ dog ”, “ body ” e “ bike ”), tudo isso vem das mentes engenhosas das elites empresariais do Itaim Bibi, na Zona Sul paulistana, e de seis parceiros eventuais como o empresariado carnavalesco de Salvador e o coronelismo do Triângulo Mineiro, no caso da religião “espírita”. E temos a supervalorização de uma banda como Guns N'Roses, que não merece a reputação de "rock clássico" que recebe do público brasile...

O APOIO DA BURGUESIA ILUSTRADA A LULA É ALGO A CONSIDERAR

Nas narrativas oficiais trazidas pela mídia patronal e compartilhadas pelas redes sociais, Lula é o “único” candidato da democracia pela inexistência de opções de voto convincentes. O resto é uma direita ao mesmo tempo neurótica e atrapalhada, que, segundo essas narrativas, desmerece o voto popular. A ideia de “ou Lula ou nada” traz uma grande estranheza: o apoio de setores da alta sociedade que estariam supostamente entusiasmados com o lulismo e que teriam se adaptado aos “novos tempos” de “união e solidariedade”. Tudo parece um discurso maravilhoso, capaz de fazer a maioria da “nação” do Instagram e do Tik Tok dormir tranquila o sonho dos anjos. Mas há um ditado popular, subestimado no Brasil, que traz um alerta: “Isso é bom demais para ser verdade”. O ditado se refere a tudo aquilo que parece vantajoso e maravilhoso demais e desperta desconfiança por conta disso. Lula recebendo apoio da burguesia? Lula se aliando à burguesia? A realidade dos fatos mostra que não foi a burguesia que ...