Pular para o conteúdo principal

O SOFRIMENTO DOS TRABALHADORES QUE A "BOA CASA GRANDE" NÃO MOSTRA

AMBULANTE DORME NA RUA DURANTE O CARNAVAL DE SALVADOR 2024.

A chamada "sociedade do amor" está no auge, sob o comando de um Lula convertido em mascote da Faria Lima e buscando a autoconsagração no Carnaval de Salvador, que recebeu generosas quantias do Ministério da Cultura, cuja titular é a cantora baiana Margareth Menezes, apesar do evento poder viver somente de anunciantes privados, inclusive estrangeiros.

É a supremacia da elite do bom atraso, os descendentes da Casa Grande que pensam ser senzala mas tentam imitar os quilombos. A burguesia de chinelos, invisível a olho nu, gente que ganha dinheiro demais sem necessidade, ávida em atingir o topo do alpinismo social e que, no Carnaval de Salvador, já escolheu a fantasia que, aliás, utiliza 365 ou 366 (é o caso de 2024) dias por ano: a de "gente simples", pronta para renegar suas raízes aristocráticas e elitistas em "invertidas" disparadas nas redes sociais.

Graças a essa burguesia que acredita num "socialismo de butique e de boteco" - espécie de neoliberalismo festivo e identitário que se fundamenta no artifício cool da falsa pose esquerdista - , vive-se o sonho lulista de um Brasil que não se sabe se já foi reconstruído ou se ainda começará sua reconstrução. Porque, se houvesse reconstrução, não haveria festa, ninguém iria comemorar um trabalho árduo que nem começou.

Se o pessoal comemora, é porque tem coisa estranha. As nossas "boas" elites agora botam 524 de seis males na conta de Jair Bolsonaro - que, no grosso, só poderia responder pelos males que ele e sua turma cometaram, pelo menos, entre 2018 e atualmente - e, saindo de fininho, agora temos a "burguesia mais boazinha do mundo" (embora esta elite, lembremos, não se assume burguesa). Gente "civilizada" que joga comida fora, põe frases de "médium" picareta para "alegrar as manhãs" e fala portinglês.

Esse pessoal que se acha "progressista e democrático" vive seu hedonismo supérfluo, ganhando demais através de concursos, promoções, entrevistas de emprego, loterias etc, tirando a vez de quem precisa de dinheiro para pagar as contas e melhorar a alimentação. E quer viver a ilusão da  positividade tóxica nas redes sociais, aproveitando que Lula deu o sinal verde: só ele decide e o povo brasileiro que vá festejar e brincar.

A festa lulista do "Brasil único" mostra pessoas que não podem ser tão "únicas" assim. Fora da bolha petista eu vejo gente sofrida, miserável, triste. Gente sem vez e sem voz, diferente dos "pobres" da propaganda de Lula, que repetem os estereótipos obedientes das novelas e comédias da TV.

No Carnaval de Salvador, há gente vivendo o pesadelo oculto pelo sonho folião, a exemplo do que ocorreu também em eventos como o Lollapalooza, em que houve denúncias de trabalho escravo, uma vergonha se percebermos que o evento é uma franquia de um festival cuja origem remete à cultura alternativa.

Uma matéria de Weslley Neto no UOL, que escreveu e fotografou o drama dos ambulantes contratados para vender produtos - sobretudo bebidas e lanches - no Carnaval de Salvador deste ano, mostra os detalhes desse sofrimento.

Ambulantes têm que pagar R$ 15 em marmitas e R$ 7 para tomarem banho em estabelecimentos próximos. Mas eles são obrigados, também, a gastar dinheiro para recarregar celular, comprar gelo para refrigerar as bebidas, além de tantas humilhações. 

Os ambulantes têm que dormir nas ruas, em local próximo do circuito carnavalesco, e em dias de chuva são forçados a dormir sentados para não molhar plásticos, papelões e cobertores utilizados como camas improvisadas. Quem não tem lona disponível para se proteger usa o guarda-sol da barraca para evitar ser molhado pela água da chuva.

Em outra matéria, do portal G1, ambulantes têm que dormir na rua a espera de um cadastramento para vender seus produtos nos megablocos do Carnaval da Bahia. Sofrendo de desinformação quanto ao limite de vagas, os trabalhadores ainda têm que passar por esse sufoco burocrático.

Outro problema é a violência. Na Barra, um jovem ambulante chamado Yuri foi agredido por dois homens, sem motivo aparente. Um bateu na cabeça do rapaz e outro lhe deu um soco. O ambulante saiu com sangramento e os dois agressores fugiram quando a polícia se aproximava.

Tudo isso é o lado oculto da festa que, nas redes sociais, mostra o sonho dourado de um Brasil "próspero" e "pronto para atingir o Primeiro Mundo". Mas essa elite do bom atraso sempre viveu seu "primeiro mundinho" mesmo sob o signo ao AI-5 ditatorial, sempre na sua ganância festiva, voltada ao consumo neurótico do supérfluo, e tirando a voz, a vez e a grana de quem necessita, apenas, ter uma vida com um mínimo de dignidade possível.

E ver que uma grande maioria de trabalhadores vive o pesadelo de trabalhar para o sonho dos que estão bem de vida é muito triste. Ainda mais quando os que estão bem de vida se tornaram a "nata" dos lulistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFANTILIZAÇÃO E ADULTIZAÇÃO

A sociedade brasileira vive uma situação estranha, sob todos os aspectos. Temos uma elite infantilizada, com pessoas de 18 a 25 anos mostrando um forte semblante infantil, diferente do que eu via há cerca de 45 anos, quando via pessoas de 22 anos que me pareciam “plenamente adultas”. É um cenário em que a infantilizada sociedade woke brasileira, que chega a definir os inócuos e tolos sucessos “Ilariê” e “Xibom Bom Bom” cono canções de protesto e define como “Bob Dylan da Central” o Odair José, na verdade o “Pat Boone dos Jardins”, apostar num idoso doente de 80 anos para conduzir o futuro do Brasil. A denúncia recente do influenciador e humorista Felca sobre a adultização de menores do ídolo do brega-funk Hytalo Santos, que foi preso enquanto planejava fugir do Brasil, é apenas uma pequena parte de um contexto muito complexo de um colapso etário muito grande. Isso inclui até mesmo uma geração de empresários e profissionais liberais que, cerca de duas décadas atrás, viraram os queridões...

LUÍS INÁCIO SUPERSTAR

Não podemos estragar a brincadeira. Imagine, nós, submetidos aos fatos concretos e respirando o ar nem sempre agradável da realidade, termos que desmascarar o mundo de faz-de-conta do lulismo. A burguesia ilustrada fingindo ser pobre e Lula pelego fingindo governar pelos miseráveis. Nas redes sociais, o que vale é a fantasia, o mundo paralelo, o reino encantado do agradável, que ganha status de “verdade” se obtém lacração na Internet e reconhecimento pela mídia patronal. Lula tornou-se o queridinho das esquerdas festivas, atualmente denominadas woke , e de uma burguesia flexível em busca de tudo que lhe pareça “legal”, daí o rótulo “tudo de bom”. Mas o petista é visto com desconfiança pelas classes populares que, descontando os “pobres de novela”, não se sentem beneficiadas por um governo que dá pouco aos pobres, sem tirar muito dos ricos. A aparente “alta popularidade” de Lula só empolga a “boa” sociedade que domina as narrativas nas redes sociais. Lula só garante apoio a quem já está...

BRASIL QUER SER POTÊNCIA COM VIRALATISMO

A "CONQUISTA DO MUNDO" DO BRASIL COMO "POTÊNCIA" É APENAS EXPRESSÃO DE UMA ELITE QUE SE SENTE NO AUGE DO PODER, A BURGUESIA ILUSTRADA. A vitória de uma equipe de ginástica rítmica que se apresentou ao som da tenebrosa canção "Evidências", composição do bolsonarista José Augusto consagrada pela dupla canastrona Chitãozinho & Xororó, mostra o espírito do tempo de um Brasil que, um século depois, vive à sua maneira os "anos loucos" ( roaring twenties ) vividos pelos EUA nos anos 1920. É o contexto em que as redes sociais espalham o rumor de que o Brasil já se tornou "potência mundial" e se "encontra agora entre os países desenvolvidos", sinalizando a suposta decadência do império dos EUA. Essa narrativa, própria de um conto de fadas, já está iludindo muita gente boa e se compara ao mito da "nova classe média" do governo Dilma Rousseff. A histeria coletiva em torno do presidente Lula, que superestima o episódio do ta...

TEM BRASILEIRO INVESTINDO NO MITO MICHAEL JACKSON

Já prevenimos que o cantor Michael Jackson, que teria feito 67 anos ontem, virou um estranho fenômeno "em alta" no Brasil, como se tivesse sido "ressuscitado" em solo brasileiro. Na verdade, o finado ídolo pop virou um hype  tão sem imaginação que a lembrança do astro se dá somente a sucessos requentados, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller". Na verdade, essa reabilitação do Rei do Pop, válida somente em território brasileiro, onde o cantor é supervalorizado ao extremo, a ponto de inventar qualidades puramente fake  - como alegar que ele foi roqueiro, pesquisador cultural, ateu, ativista político etc - , é uma armação bem articulada tramada pela Faria Lima, sempre empenhada em ditar os valores culturais que temos que assimilar. De repente Michael Jackson começou a "aparecer" em tudo, não como um fantasma assombrando os cidadãos, mas como um personagem enfiado tendenciosamente em qualquer contexto, como numa estratégia de...

A MIRAGEM DO PROTAGONISMO MUNDIAL BRASILEIRO

A BURGUESIA ILUSTRADA BRASILEIRA ACHA QUE JÁ CONQUISTOU O MUNDO. Podem anotar. Isso parece bastante impossível de ocorrer, mas toda a chance do Brasil virar protagonista mundial, e hoje o país tenta essa façanha testando a coadjuvância no antagonismo político a Donald Trump, será uma grande miragem. Sei que muita gente achará este aviso um “terrível absurdo”, me acusando de fazer fake news ou “ter falta de amor a Deus”, mas eu penso nos fatos. Não faço jornalismo Cinderela, não estou aqui para escrever coisas agradáveis. Jornalismo não é a arte de noticiar o desejado, mas o que está acontecendo. O Brasil não tem condições de virar um país desenvolvido. Conforme foi lembrado aqui, o nosso país passou por retrocessos socioculturais extremos durante seis décadas. Não serão os milagres dos investimentos, a prosperidade e a sustentabilidade na Economia que irão trazer uma cultura melhor e, num estalo, fazer nosso país ter padrões mais elevados do que os países escandinavos, por exemplo....

BEATITUDE VERGONHOSA… E ENVERGONHADA

A idolatria aos chamados “médiuns espíritas” - espécie de “sacerdotes” desse Catolicismo medieval redivivo que no Brasil tem o nome de Espiritismo - é um processo muito estranho. Uma beatitude rápida, de uns poucos minutos ou, se depender do caso, apenas um ou dois dias, manifesta nas redes sociais ou pelo impulso a algum evento da mídia empresarial, principalmente Globo e Folha, mas também refletindo em outros veículos amigos como Estadão, SBT, Band e Abril. Parece novela ruim esse culto à personalidade que blinda esses charlatães da fé dita “raciocinada” - uma ideia sem pé nem cabeça que pressupõe que dogmas religiosos teriam sido “avaliados, testados e aprovados” pela Ciência, por mais patéticos e sem lógica que esses dogmas sejam - , tamanho é o nível de fantasias e ilusões que cercam esses farsantes que exploram o sofrimento humano.  Os “médiuns” foram e são mil vezes mais traiçoeiros que os “bispos” neopentecostais, mas são absolvidos porque conseguem enganar todo mundo com u...

MICHAEL JACKSON: O “NOVO ÍDOLO” DA FARIA LIMA?

MICHAEL JACKSON EM SUA DERRADEIRA APARIÇÃO, EM 24 DE JUNHO DE 2009. O viralatismo cultural enrustido, aquele que ultrapassa os limites do noticiário político que carateriza o “jornalismo da OTAN” - corrente de compreensão político-cultural, fundamentada num “culturalismo sem cultura”, que contamina as esquerdas médias abduzidas pela mídia patronal - , tem desses milagres.  O que a Faria Lima planeja em seus escritórios em Pinheiros e Itaim Bibi (nada contra esses bairros, eu particularmente gosto deles em si, só não curto as ricas elites da grana farta) acaba, com uma logística publicitária engenhosa, fazendo valer não só nas areias do Recreio dos Bandeirantes, mas também nos redutos descolados de Recife, Fortaleza e até Macapá. Vide, por exemplo, a gíria “balada”, jargão de jovens ricos da Faria Lima para uma rodada de drogas alucinógenas. Pois a “novidade” trazida pelos farialimeiros que moldam o comportamento da sociedade brasileira através da burguesia ilustrada, é a “ressurrei...

MÚSICA BREGA-POPULARESCA É UM PRODUTO, UMA MERA MERCADORIA

PROPAGANDA ENGANOSA - EVENTO NO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO EXPLORA A FALSA SOFISTICAÇÃO DO CONSTRANGEDOR SUCESSO "EVIDÊNCIAS", COM CHITÃOZINHO & XORORÓ. O Brasil tem o cacoete de gourmetizar modismos e tendências comerciais, como se fossem a oitava maravilha do mundo. Só mesmo em nosso país os produtores e empresários do entretenimento, quando conseguem entender a gramática de um fenômeno pop dos EUA e o reproduzem aqui - como, por exemplo, o Rouge como imitação das Spice Girls e o Maurício Manieri como um arremedo fraco de Rick Astley - , posam de “descobridores da roda”, num narcisismo risível mas preocupantemente arrogante. Daí que há um estigma de que nosso Brasil a música comercial se acha no luxo de se passar por “anti-comercial” usando como desculpa a memória afetiva do público. Mas não vamos nos iludir com essa mentira muito bem construída e muito bem apoiada nas redes sociais. Você ouve, por exemplo, o “pagode romântico”, e acha tudo lindo e amigável. Ouv...

AS DURAS LIÇÕES DA BOLÍVIA PARA O BRASIL

Na Bolívia, nos últimos anos, o esquerdista Evo Morales foi expulso do poder, a reacionária Janine Anez tomou o poder, depois ela encerrou o mandato e em seguida foi presa e o esquerdista mais do que moderado Luís Arce presidiu o país em seguida. E, agora, é a direita que disputa o segundo turno no nosso vizinho, com os políticos Rodrigo Paz, ex-senador, e Jorge Quiroga, ex-presidente, concorrendo à Presidência da República boliviana. São duras lições para o Brasil e um único parágrafo é bastante para descrever o caso da Bolívia num texto que serve mais para o Brasil. Afinal, o governo Lula fracassou no que se refere ao seu projeto político e não convenceram os “recordes históricos” do chamado “Efeito Lula” porque eles eram fáceis, fantásticos e imediatos demais para serem realidade. Devemos insistir que não dá para fazer reconstrução em clima de festa e, muito menos, sem canteiro de obras. Colheita sem plantação? Com o chefe da nação fora do país? E olha que Lula tem um poder de certa...

LULA VIROU O CANDIDATO DA ELITE “LEGAL” QUE CONTROLA AS REDES

JOVENS DESPERDIÇANDO SEU DIREITO DE ESCOLHA APOSTANDO NA "DEMOCRACIA DE UM HOMEM SÓ" DE LULA. Um levantamento do Índice Datrix dos Presidenciáveis divulgou dados de agosto último, apontando a liderança do presidente Lula no engajamento das redes sociais. Lula teve um aumento de 55% em relação a julho e ocupa o primeiro lugar, com 24,39 pontos. Já Michelle Bolsonaro, um dos nomes da direita brasileira, cai 53%< estando com 18,80 pontos. Ciro Gomes foi um dos que mais cresceram, indo do sexto para o segundo lugar (verificar os pontos). Lula tornou-se o candidato predileto da “nação Instagram/Tik Tok”. Virou o político preferido da elite “legal” que domina as narrativas nas redes sociais. E isso acontece num contexto bastante complicado em que uma parcela abastada da sociedade aposta em Lula como fiador de um desejo insano de dominar o mundo. Vemos começar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de envolvimento em um plano de golpe junto a outros militares. E te...