Começaram, há poucos dias, as obras de revitalização e duplicação da longa rodovia RJ-106, na altura de Cabo Frio e São Pedro d'Aldeia.
É o começo de obras que o governador Wilson Witzel realiza e que estima-se durarem até o ano de 2021, quando toda a rodovia estará renovada.
As obras envolvem drenagem, infraestrutura e até mesmo duplicação de pistas.
É uma iniciativa que, sem o menor pingo de dúvida, é muito bem vinda.
O problema é um detalhe, muitíssimo importante, que anda sendo esquecido e corre o risco de continuar no mais absoluto esquecimento.
É o trecho de Niterói, entre Rio do Ouro e Várzea das Moças.
Nele a rodovia estadual sofre sobreposição de funções, atuando como "avenida de bairro" porque os dois referidos bairros niteroienses não têm avenida própria de ligação.
Terreno até tem. Vejam o terreno que, do lado do Rio do Ouro, se situa junto a área do ponto de ônibus, no fim da RJ-100 (antiga Estrada Velha de Maricá), e que vai até a proximidade da Rua Jean Valenteau Mouliac, em Várzea das Moças.
É um terreno enorme, ocioso, que daria para uma nova avenida, um novo terminal de ônibus - que abrigaria linhas dos dois bairros - e até praça e quadra de esportes.
Mas a mentalidade, surpreendentemente matuta, do niteroiense médio tende a transformar a nova avenida Rio do Ouro-Várzea das Moças numa novela como a Cafubá-Charitas.
É uma grande aberração que, em Niterói, propostas só consigam ser melhor compreendidas pelas gerações dos netos.
Muitos se contentam em achar que, entre Rio do Ouro e Várzea das Moças, basta duplicar a RJ-106 que não haverá problema com a "avenida de bairro".
Isso é um grande, gigantesco e vergonhoso engano.
Nem é preciso desenhar. Lembremos do Trevo de Várzea das Moças (qualquer dúvida, pesquisem o Google Maps, façam zoom e joguem o desenho do bonequinho na área escolhida).
Para pegar o retorno para ir a Tribobó, os veículos que saem de Várzea das Moças precisam transitar de uma faixa de pista para outra.
Isso prejudica a velocidade dos veículos, que precisam reduzi-la para evitar acidentes.
Duplicar em nada resolve, porque esse deslocamento continua prejudicando do mesmo jeito.
É necessário ver esse caso de Rio do Ouro e Várzea das Moças porque envolve uma rodovia estadual que liga cidades distantes.
Não há como aceitar a condição de "avenida de bairro" para a RJ-106 no trecho de Rio do Ouro e Várzea das Moças.
Tem que aproveitar o terreno ocioso antes que a especulação imobiliária invada e complique ainda mais as coisas.
É fundamental criar nova avenida ligando Rio do Ouro e Várzea das Moças e é necessário que os niteroienses tomem isso como prioridade.
Niterói precisa sair de sua zona de conforto.
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