Pular para o conteúdo principal

FIM DA IPANEMA FM AGRAVA CRISE DO RADIALISMO ROCK NO BRASIL

BARES EM NITERÓI ESTÃO SE VIRANDO PARA TOCAR ROCK EM MP3 GRAVADOS EM PEN-DRIVES.

O radialismo rock está em crise. O que pouca gente consegue compreender com profundidade é que as rádios que se dizem "de rock" que prevalecem no mercado não passam de rádios pop com vitrolão que, em tese, é voltado ao rock, mas tanto pode incluir o soul de Amy Winehouse ou o techno do Prodigy.

Quando a 89 FM e a Rádio Cidade voltaram com a mesma pasmaceira que eram em 2006, sem mexer em time que havia perdido, a maioria dos roqueiros se comportou como um rebanho de carneirinhos comportados. Nada menos roqueiro, nada menos rebelde do que isso.

Muitos, mesmo sem concordar, se resignaram de ouvir aquela mesma gororoba radiofônica, em que a programação diária só tem besteirol, com programas que são claramente cópias descaradas do Pânico da Pan, sem tirar nem pôr (a não ser o vitrolão "roqueiro", claro; Nirvana no lugar de Madonna, por exemplo).

Claro, tudo pelo "roquenrol", pela vinda de grandes bandas, blablablá, blablablá. Mas nos tornamos reféns desse mercado de locutores engraçadinhos, sucessos comerciais, além dos arrogantes ouvintes e produtores que não entendem de rock mas se acham os donos da "verdade roqueira" e usam as mídias sociais para ficarem ofendendo ou ridicularizando as pessoas.

Desde 1990 que os roqueiros têm ameaçado o direito de usar os microfones dos estúdios de rádio. A incômoda intermediação por locutores pop, que se vangloriavam em se transformar em "profissionais de rock", fazia com que a qualidade da programação caísse drasticamente, porque esses locutores expressariam preconceitos diversos contra a natureza do rock.

Em princípio, esses radialistas esperavam que fileiras de roqueiros fizessem plantão nos corredores da emissora para dizer o que os locutores deveriam fazer, o que as emissoras deveriam fazer e elas mediam os pontos do Ibope para pensar se adotavam alguma mudança ou não.

Muito chato. Imagine forçar um locutor com aquela dicção animada de "gostosão pop" ter que falar tranquilo e adotar o timbre de um radialista roqueiro de verdade. Um Zé Luís iria falar como o Leopoldo Rey? Nunca! A voz do locutor engraçadinho, infelizmente, torna-se sua marca permanente.

Ter que obrigar a rádio a tocar mais do que aqueles 40 sucessos repetidos de quatro em quatro meses, dizer que tocar músicas mais difíceis, o chamado "lado B", é mais vantajoso, que falar em cima das músicas afasta os ouvintes etc é dose para leão para roqueiros que precisam negociar com gerentes artísticos que não se envolvem naturalmente com rock.

Só que nada fica espontâneo. No começo, as rádios comerciais "de rock" pareciam estar dispostas a tudo para parecerem algo próximo ao das rádios de rock de verdade, mas não havia como. Muitas caraterísticas dessas rádios eram estranhas, a mentalidade era pop do mesmo jeito, locutores animadinhos eram as principais estrelas e tudo o mais.

Por isso é que desanima. As rádios condicionavam posições no Ibope para reformularem a programação, e o resultado final ficava sempre aquém, por mais que se insiram nomes como Lou Reed ou Sonic Youth na programação diária.

Também a coisa não melhoraria se tais rádios criassem zilhões de programas que incluam de rock alternativo a progressivo. Até porque uma rádio comercial "de rock" nunca teria um programa exclusivo de progressivo, ele apareceria num programa de "rock antigo" (classic rock), disputando espaço com Beatles, Bill Haley, Surfaris, Little Richard e Deep Purple.

Com o tempo, os roqueiros desistiram de fazer esse papel constrangedor de fazer as rádios comerciais "de rock" se aproximarem da performance das rádios de rock originais. Era negociação demais para um resultado incerto e insatisfatório. E, com o tempo, essas rádios comerciais pioraram mais ainda, embora no fundo sempre foram canastronas, mesmo nos momentos "mais alternativos".

E aí, de deturpação em deturpação, o que vemos hoje em dia é uma programação diária que só tem besteirol. E dá pena ver os caras da 89 FM e Rádio Cidade esculhambarem o "rock colorido", enquanto a gente vê o pessoal de programas como Esquenta e Hora dos Perdidos e é difícil não pensar em Restart, Cine ou similares, combinado com o Pânico da Pan.

O que restará do radialismo rock? Essas rádios de "happy rock"? Locutores animadinhos que tratam o roqueiro como se fosse um débil-mental de seis anos de idade? Aceitar que até bobagens como Cake, Smash Mouth e Bloodhound Gang são "clássicos do rock"? Ter que aturar uns hooligans que pensam que futebol é "esporte rock'n'roll"?

A crise do radialismo rock se agravou nos últimos dez anos e só o fato das duas rádios voltarem exatamente como eram em 2006 só fez piorar as coisas. Fingir que tudo está maravilhoso porque terá Rock In Rio, Lollapalooza e Monsters of Rock no próximo ano e o pessoal quer ganhar das duas rádios ingresso de graça para tais eventos é o supra-sumo do comportamento bovino.

O que preocupa é que, passado o impacto do fim da Ipanema FM de Porto Alegre, a se restringir a ser uma webradio que mal consegue ser sintonizada na Internet que "come" créditos nos telefones celulares (você ouve meia-hora de rádio e depois tem que pagar R$ 7 ou mais para uma recarga), os roqueiros voltarão ao comportamento carneirinho de sempre.

E aí o que vamos fazer? Fazer como uma minoria influente de cariocas que, cansada de esperar pelo retorno da Kiss FM, se contenta em ouvir as pasmaceiras da Rádio Cidade e sua linguagem tipo Jovem Pan em troca de uns ralos sucessos de Pearl Jam e Legião Urbana perdidos entre tanto lixo despejado sob o rótulo de rock? Agir assim é igual a ser o mais felpudo dos carneirinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISISMO E RELATORISMO

As mais recentes queixas a respeito do governo Lula ficam por conta do “pesquisismo”, a mania de fazer avaliações precipitadas do atual mandato do presidente brasileiro, toda quinzena, por vários institutos amigos do petista. O pesquisismo são avaliações constantes, frequentes e que servem mais de propaganda do governo do que de diagnóstico. Pesquisas de avaliação a todo momento, em muitos casos antecipando prematuramente a reeleição de Lula, com projeções de concorrentes aqui e ali, indo de Michelle Bolsonaro a Ciro Gomes. Somente de um mês para cá, as supostas pesquisas de opinião apontavam queda de popularidade de Lula, e isso se deu porque os próprios institutos foram criticados por serem “chapa branca” e deles se foi cobrada alguma objetividade na abordagem, mesmo diante de métodos e processos de pesquisa bastante duvidosos. Mas temos também outro vício do governo Lula, que ninguém fala: o “relatorismo”. Chama-se de relatorismo essa mania de divulgar relatórios fantásticos sobre s...

SIMBOLOGIA IRÔNICA

  ACIMA, A REVOLTA DE OITO DE JANEIRO EM 2023, E, ABAIXO, O MOVIMENTO DIRETAS JÁ EM 1984. Nos últimos tempos, o Brasil vive um período surreal. Uma democracia nas mãos de um único homem, o futuro de nosso país nas mãos de um idoso de 80 anos. Uma reconstrução em que se festeja antes de trabalhar. Muita gente dormindo tranquila com isso tudo e os negacionistas factuais pedindo boicote ao pensamento crítico. Duas simbologias irônicas vêm à tona para ilustraresse país surrealista onde a pobreza deixou de ser vista como um problema para ser vista como identidade sociocultural. Uma dessas simbologias está no governo Lula, que representa o ideal do “milagre brasileiro” de 1969-1974, mas em um contexto formalmente democrático, no sentido de ninguém ser punido por discordar do governo, em que pese a pressão dos negacionistas factuais nas redes sociais. Outra é a simbologia do vandalismo do Oito de Janeiro, em 2023, em que a presença de uma multidão nos edifícios da Praça dos Três Poderes, ...

LÉO LINS E A DECADÊNCIA DE HUMORISTAS E INFLUENCIADORES

LÉO LINS, CONDENADO A OITO ANOS DE PRISÃO E MULTA DE MAIS DE R$ 300 MIL POR CONTA DE PIADAS OFENSIVAS. Na semana passada, a Justiça Federal, através da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, condenou o humorista Léo Lins a oito anos de prisão, três deles em regime inicialmente fechado, e multa no valor de R$ 306 mil por fazer piadas ofensivas contra grupos minoritários.  Só para sentir a gravidade do caso, uma das piadas sugere uma sutil apologia ao feminicídio: "Feminista boa é feminista calada. Ou morta". Em outra piada machista, Léo disse: "Às vezes, a mulher só entende no tapa. E se não entender, é porque apanhou pouco". Léo também fez piadas agredindo negros, a comunidade LGBTQIA+, pessoas com HIV, indígenas, evangélicos, pessoas com deficiência, obesos e nordestinos, entre outros. O vídeo que inspirou a elaboração da sentença foi o espetáculo Perturbador, um vídeo gravado em 2022 no qual Léo faz uma série de comentários ofensivos. Os defensores de Léo dizem qu...

FARIA LIMA ESTÁ DOMINANDO OS MODOS DE SER DOS BRASILEIROS MÉDIOS

O culturalismo brasileiro de 1974, que perdura até hoje com seus derivativos trazidos principalmente na década de 1990 - pelas afinidades que esse culturalismo tem nos governos de Geisel, Collor e FHC -  está causando estragos em todo o Brasil. Os brasileiros médios estão deixando de pensar por conta própria e aceitando como "novos normais" a degradação cultural que ocorre há cinco décadas, se adaptando a essas formas de ser, sentir, estar e fazer marcadas pela bregalização cultural, pelo obscurantismo religioso e pelo hedonismo desenfreado. A gourmetização do cigarro, a aceitação das psicografakes  - quando mensagens falsamente atribuídas aos mortos são feitas por puro mershandising  religioso - , o fanatismo pelo futebol como "única alegria do povo brasileiro", o gosto musical padronizado no mesmo hit-parade  estrangeiro e nas canções popularescas em geral (inclusive a pseudo-sofisticada "Evidências"), tudo isso parece vir trazido pelo ar fresco que resp...

O ATRASO CULTURAL OCULTO DA GERAÇÃO Z

Fico pasmo quando leio pessoas passando pano no culturalismo pós-1989, em maioria confuso e extremamente pragmático, como se alguém pudesse ver uma espessa cabeleira em uma casca de um ovo. Não me considero careta e, apesar dos meus 54 anos de idade, prefiro ir a um Lollapalooza do que a um baile de gala. Tenho uma bagagem cultural maior do que mimha idade sugere, pelas visões de mundo que tenho, até parece que sou um cidadão mediano de 66 anos. Mas minha jovialidade, por incrível que pareça, está mais para um rapazinho de 26 anos. Dito isso, me preocupa a existência de ídolos musicais confusos, que atiram para todos os lados, entre um roquinho mais pop e um som dançante mais eroticamente provocativo, e no meio do caminho entre guitarras elétricas e sintetizadores, há momentos pretensamente acústicos. Nem preciso dizer nomes, mas a atual cena pop é confusa, pois é feita por uma geração que ouviu ao mesmo tempo Madonna e AC/DC, Britney Spears e Nirvana, Backstreet Boys e Soundgarden. Da...

BURGUESIA ILUSTRADA ADORA UMA CANÇÃO BREGA

A burguesia ilustrada, a elite do bom atraso que se fantasia de gente simples para ficar bem na foto, adora uma música brega, através da qual despejam seus “generosos” preconceitos - supostamente “desprovidos de qualquer tipo de preconceito - , reviveu os tempos em que a intelectualidade pró-brega saiu das tocas da Globo e da Folha para tentar converter as editorias culturais da mídia de esquerda à visão pessoal de Otávio Frias Filho. A revista Fórum, um dos veículos da mídia impressa de esquerda dos anos 2000 e 2010, fez uma lista das “dez melhores músicas brega de todos os tempos” , um título pretensioso bem nos moldes do antigo “combate ao preconceito” que em parte contribuiu para o golpe político de 2016. O periódico já encalhou em março de 2010, quando colocou a cantora de tecnobrega, Gaby Amarantos, na capa. A matéria de Julinho Bittencourt mostrou os mesmos clichês do sentimentalismo piegas que o discurso da sociedade burguesa, com seus juízos de valor, atribui ao povo pobre com...

A SIMBOLOGIA OCULTA DA “GINÁSTICA” DE LULA

A recente foto do presidente Lula imitando os movimentos dos acrobatas que se exibiram num evento em Paris sugere um grande ato falho. Embora Lula tente fazer crer que estaria vigoroso e animado, o ato tem seu significado subliminar associado à decadência. A foto registrada por um fotógrafo da Associated Press indica uma interpretação nada generosa para quem enxerga a imagem pela primeira vez. Alguns aspectos podem ser imaginados. Primeiro, Lula parece cair e tentar conter a queda no chão. Segundo, um homem alto parece diante dele, supostamente em posição superior e olhando de lado. Terceiro, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, parece se aproximar do marido, em posição de quem estaria lhe prestando socorro. Quarto, Lula está apenas respirando fundo, mas a expressão facial sugere que o presidente brasileiro parece aflito. Pode ser uma impressão, mas a foto é daqueles atos falhos que ocorrem para complicar ainda mais a situação do petista, que enfrenta uma queda de popularidade ...

RÁDIOS COMERCIAIS “DE ROCK”, DEPOIS DE DERRUBAR O ROCK BRASIL 80, SE PROMOVE ÀS SUAS CUSTAS

As ditas “rádios rock”, a Rádio Cidade do Rio de Janeiro, hoje atuando na Internet, e a 89 FM de São Paulo, depois de derrubar o Rock Brasil dos anos 1980 com a mentalidade hit-parade que gerou os Raimundos e Mamonas da vida, tentam se promover às custas da cena que acabaram destruindo, à maneira do que ocorre com Michael Sullivan, que usa a mesma MPB que tentou destruir para retomar sua carreira. Não sendo mais do que meros escritórios das empresas de eventos, a Cidade e a 89 só “funcionam” com alguma razão de ser no fim de noite. Essas “rádios rock” comerciais vendem gato por lebre e na maior parte do tempo funcionam como rádios pop comuns, tipo a Jovem Pan dos anos 1990. A programação roqueira, pra valer, se dá somente nos programas específicos comandados por especialistas transmitidos entre 21 horas e a meia-noite. Portanto, nunca passou de conversa para boi dormir dessas “rádios rock” o papo de “24 horas de puro rock’n’roll”, pois mal dá para um oitavo da programação diária, piis...

DESESPERADOS, LULISTAS LUTAM PARA GARANTIR REELEIÇÃO DE SEU ÍDOLO

Lula poderia ter feito muito para o Brasil. Só que, no atual mandato, pouquíssima coisa fez e, mesmo assim, nada que pudesse fazer diferença a qualquer outro governante da nossa nação. A dança dos números, palavras e imagens dos relatórios e das supostas pesquisas de opinião nada dizem para a realidade, e por isso o povo da vida real deixou de apoiar o presidente, mais preocupado com a festa do que com o trabalho. Devido aos erros do governo Lula, sua popularidade despencou e isso causa muita preocupação, diante do isolamento político do presidente. E isso se agrava quando a proposta do governo de aumento do IOF é rejeitada no Congresso Nacional. Lula já sinalizou que vai acionar a justiça para reverter a decisão do Legislativo. O governo Lula, para tentar recuperar a popularidade, tem que tomar como prioridades propostas urgentes que o presidente “queria fazer, mas não muito”: a taxação dos mais ricos e o fim da escala 6x1 do trabalho. As duas medidas são urgentes, mas Lula ficou muit...

A DECADÊNCIA PREOCUPANTE DE LULA

LULA FAZENDO GRACINHA IMITANDO OS MOVIMENTOS DOS ACROBATAS EM PARIS. Na semana passada, o presidente Lula, na sua estadia em Paris, decidiu fazer gracinha e imitar de maneira tosca - devido às limitações físicas do chefe do Executivo brasileiro - os movimentos dos acrobatas que se exibiram num evento de artes plásticas na capital francesa. O ato infeliz de Lula, comparado aos pulinhos durante um comício na Rua Augusta, em São Paulo, demonstra um presidente mais festivo do que um gestor dos problemas da nação. Não deu para esconder a coleção de equívocos cometidos pelo presidente, desde quando ele ainda era pré-candidato à Presidência da República, e que foram cruciais para sua queda de popularidade, que pelo jeito se torna irreversível. Houve um esforço de enumerar supostos “recordes históricos” que não refletiram na realidade. Houve o esforço pessoal de Lula em opinar e comentar, quando ele não consegue agir ou está proibido de tais tarefas. Vide os juros altos, o preço do arroz e a p...