MCDONALD'S RECEBE MULTA MILIONÁRIA POR DESCUMPRIR NORMAS TRABALHISTAS


O Ministério Público do Trabalho anunciou que a McDonald's, rede de lanchonetes que se autoproclama "restaurante" e é franqueada, no Brasil, pela empresa Arcos Dourados, foi condenada a pagar R$ 103 milhões de multa.

O motivo é o descumprimento de um acordo judicial no qual a rede se comprometia a regularizar a situação dos empregados.

A rede é denunciada por suas inúmeras irregularidades.

Entre eles, o uso de uma jornada móvel variável feita para reduzir custos e burlar direitos trabalhistas. Os trabalhadores não eram informados do horário de entrada e saída do trabalho, quando recebiam o contrato de trabalho.

Havia horas extras excessivas, o intervalo das jornadas é menor que o permitido e os funcionários não podiam sair para o almoço, sendo obrigados a seguir a "dieta do palhaço".

"Dieta do palhaço" é o regime restrito ao "almoço completo" do "restaurante" de Ronald McDonald's, que rendeu o documentário Super Size Me, de Morgan Spurlock, lançado em 2004.

Morgan Spurlock experimentou a dieta e quase morreu: engordou, ficou subnutrido, passou a ter frequentes dores de cabeça e crises de vômito e contraiu fraqueza orgânica.

Dá para perceber o quanto humilhante é ver os funcionários almoçando uma coisa dessas.

Um combo de hambúrguer sintético, pão dormido, molhos com alta dose de substâncias químicas, refrigerante aguado e batatas fritas que mais parecem transgênicas, com mais gordura que sabor.

E tudo isso frito em fogões enferrujados com óleo saturado que causa um cheiro enjoado em todo o recinto de cada filial da rede de fast food.

Foi constrangedor eu, certa vez, quando fui com meu pai para o centro do Rio de Janeiro, ir para o banheiro da lanchonete - fazer as "necessidades" - e ver pessoas tão felizes comprando o lanche da McDonald's.

Ignoram a vida humilhante de seus funcionários.

Há históricos de gestantes, negros e pessoas gordinhas sendo humilhados por gerentes preconceituosos.

Foi-se o tempo em que a McDonald's era o símbolo de modernidade em redes de comida rápida para o lanche dos fregueses no Brasil.

Hoje suas instalações parecem velhas, antiquadas, sujas, decadentes.

Mas, num Rio de Janeiro decadente, em que o pessoal trata os problemas da cidade e de seu Estado como se fossem piada, isso não altera sua felicidade bovina.

A McDonald's se reuniu com o Ministério Público do Trabalho, o Sindicato dos Empregados em Hospedagem e Gastronomia de São Paulo e a Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade para discutir as formas de pagamento da multa.

A McDonald's havia recebido 259 denúncias trabalhistas depois do acordo, o que levou o MPT a decidir pela multa.

Comentários