Pular para o conteúdo principal

89 FM E RÁDIO CIDADE SOAM VELHAS PARA A CULTURA ROCK


Só um país provinciano e conservador como o Brasil - sobretudo num Sul e Sudeste que decepcionaram com seu retrocesso cultural nos últimos anos - para que duas rádios de hit-parade bastante antiquadas sejam vistas como "vanguarda" só porque abraçam, em tese, um único estilo musical associado à rebeldia juvenil, o rock.

Depois de muito burburinho quando ressurgiram "explorando" a causa roqueira, respectivamente no final de 2012 e neste ano, as rádios 89 FM, de São Paulo, e Cidade, do Rio de Janeiro, não deram conta do recado, em relação à cultura rock, apesar do aparente bom desempenho na audiência.

Isso porque seu repertório e sua programação repetiram o mesmo desempenho fraco que fez as duas rádios abandonarem o rock, depois da promessa das duas rádios de "abranger" tanto os clássicos quanto as novidades, apesar da tardiamente assumida opção pelo "rock contemporâneo" (grunge, pop-rock "alternativo", nu metal, poppy punk) safra 1990-2000.

Depois de um retorno festejado pela grande mídia e pelos internautas - que, de forma exagerada e até equivocada, nivelava essas duas rádios às autênticas rádios de rock de outrora, quando tanto a 89 quanto a cidade nunca tiveram uma mentalidade realmente roqueira - , as duas rádios passaram a dar maior ênfase nos mesmos hits e nos locutores animadinhos.

PROVINCIANISMO

Ignorando as pressões da cultura rock lá de fora, que no Brasil reflete fora do mercado radiofônico, as duas rádios parecem se contentar em adaptar, na prática, o perfil histérico de rádios como Mix FM e Jovem Pan 2 com um "vitrolão" roqueiro ou coisa parecida.

O marketing das duas rádios é contraditório o tempo inteiro. As duas rádios querem ser "radicalmente rock" sem adotar o "radicalismo roqueiro", e, embora digam oficialmente que são dedicadas ao público roqueiro, atraem um público ouvinte que não é diferente dos que já ouvem rádios de pop dançante ou mesmo de música brega.

Isso não é boato. Pesquisas realizadas entre 2011 e 2014 nas ruas das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo mostram que 98% dos ouvintes das duas "rádios rock" já ouviam regularmente rádios do porte da Nativa FM (dos mesmos donos da 89), Jovem Pan 2, Band FM e Mix FM, ou da carioca Beat 98 e da paulista Energia 97 FM.

A visão é bastante provinciana, já que a 89 e a Cidade não conseguem acompanhar as tendências do rock que vão fora do hit-parade internacional. Considerar como bandas "novas" grupos tipo Young Guns (imitação do Korn e do Linkin Park) nem de longe é ser "descolado", mas deslocado mesmo.

A veiculação dos mesmíssimos sucessos - dá para adivinhar, por exemplo, quais as músicas do Red Hot Chili Peppers que as duas rádios tocarão - de maneira repetitiva, apesar de um rodízio maior de canções e artistas tocados, diminui o impacto das duas rádios no meio radiofônico, transformando toda a euforia de 2012 até meses atrás em conversa para boi dormir.

REACIONARISMO DIMINUIU, PORQUE PEGOU MAL DEMAIS

O que também diferiu nas duas rádios é a diminuição do reacionarismo de seus adeptos, que até estava começando nas redes sociais, mas a lembrança de 2005 e 2006, quando o reacionarismo extremo dos fanáticos pelas duas emissoras abalou sua reputação, o que contribuiu pelo abandono do rock nessa época.

Isso porque a blogosfera e a Internet como um todo chegaram a um nível em que o poderio midiático não é mais tão absoluto. Mesmo o mais reacionário defensor de um veículo midiático hoje pode ser desmoralizado pelas redes sociais, e o debate sobre mídia ocorre de tal forma que até mesmo os grupos Abril e Folha, que antes protegiam a 89 FM, perderam o prestígio de antes.

Além disso, as duas rádios, que em tese simbolizam um ideal de rebeldia - ainda que caricato e de conteúdo ideológico bastante conservador - , ficaram duramente abaladas com os extremos da trolagem e até da haqueagem promovida por seus adeptos, o que fez a 89 e a Cidade terem sua imagem associada a "delinquentes golpistas".

Por isso o reacionarismo diminuiu, para evitar a repercussão negativa, já que, na prática, as duas rádios adotam uma atitude de risco, já que estão indiferentes às pressões do público roqueiro, enquanto se tornam presas à mediação de interesses comerciais.

INTERESSES COMERCIAIS CASTRADORES

As duas rádios assumiram essa atitude de risco de serem "roqueiras, mas nem tanto", apesar da imagem publicitária sempre sugerir o contrário. E isso, embora seja comercialmente viável, impôs um preço caro à reputação das duas rádios, bastante baixa entre o público roqueiro autêntico, aquele que vê o rock não como um "som maneiro", mas como um estado de espírito.

A 89 FM chegou a ser uma moderada rádio de rock entre o final de 1985, quando surgiu, até meados de 1987, com seu projeto "antirrádio", superestimado pela mídia paulista, que fundia aspectos das rádios do Grande RJ Fluminense FM e Estácio FM.

Já a Rádio Cidade tem um fardo mais duro. A emissora surgiu alheia ao perfil roqueiro, que no ano de seu surgimento, 1977, era representado pela antiga Eldo Pop FM (depois extinta para dar lugar à atual Beat 98). Em vez disso, a Cidade estabeleceu seu carisma através de uma programação pop eclética, com ênfase na disco music, e uma linguagem despretensiosa e descontraída.

No entanto, pegando carona no fim da Fluminense FM (que então havia virado afiliada da Jovem Pan 2), a Rádio Cidade demonstrou a posterior frustração de não ter tido o carisma vanguardista da antiga rádio de rock niteroiense. A Cidade foi pioneira num estilo pop de fazer rádio, mas esse estilo se banalizou e na busca de uma outra façanha a rádio dos 102,9 mhz foi passada para trás.

Daí a indigesta opção em assumir o rock, dentro de limites muito rígidos de programação, já adotados pela 89. A Cidade não passou pelo estágio "antirrádio", nem adotou uma lógica alternativa de fazer programação, tendo já em 1995 optado por uma lógica mais comercial, que a 89 adotou de 1988 em diante.

Isso cria um grande impasse. As duas rádios não podem ousar, mas também não podem recuar. Ficam prisioneiras no seu estilo de programação, não podendo ser muito comerciais a ponto de virarem pop e também não podendo ser muito segmentadas a ponto de abrir mão de aspectos pop como a locução.

Elas não podem, por exemplo, tocar bandas mais seminais de rock nem sair das "músicas de trabalho" e "grandes sucessos" para não parecerem "radicais", e também não podem mergulhar fundo em tendências mais pop, como o "happy rock", apesar deste ser derivado das aventuras pseudo-punk que iam do Não Religião e Velhas Virgens até Detonautas Roque Clube e CPM 22.

Aparentemente, esse impasse parece ser comercialmente viável, vide a ênfase que as duas emissoras têm em criar programas humorísticos em sua grade diária (como "Hora dos Perdidos" e "Quem Não Faz Toma").

Mas, a título de segmento rock, isso traz um resultado bastante negativo para as duas emissoras, que não saem da mesma ciranda das rádios pop convencionais. Na prática, as duas rádios se tornam paralíticas diante dessa postura em cima do muro entre o comercial e o alternativo.

Querendo agradar tanto ouvintes médios quanto roqueiros exigentes, a 89 e Cidade se contradizem e fracassam o tempo todo. Vetam bandas como Cine e Restart, mas têm problemas de aceitação por parte de fãs de bandas como Ramones e The Smiths. Contratam locutores animadinhos, mas tentam passar a imagem de "rádios rock sérias". Não conseguem.

As duas rádios, repetindo esse mesmo desempenho dos anos 90 e 2000, acabam soando muito velhas e ultrapassadas para a cultura rock, mesmo a brasileira. Mas o próprio rádio FM, como um todo, está ultrapassado e mofado, quando pouca coisa se salva da mesmice bolorenta de uma frequência viciada pelo comercialismo e que vai assimilar de vez o pior do rádio AM.

Por isso, o mercado radiofônico e os "tietes de rádio FM" vão demorar muito a perceber o quanto as duas "rádios rock" são ultrapassadas, superficiais e extremamente paralíticas, e que aquela declaração raivosa dos adeptos da 89 e Cidade para que quem não gostasse das duas rádios que fosse ouvir MP3 acaba sendo uma propaganda e tanto que prejudica as duas rádios.

Afinal, o YouTube é que anda mostrando arquivos musicais de rock bem mais consistentes, abrangentes e ousados que as duas rádios se recusam a tocar. Coisas que nos anos 80 só se ouvia na Fluminense FM e na antiga 97 Rock FM aparecem na íntegra no YouTube, abastecendo as coleções auditivas dos roqueiros inclusive com LPs inteiros e faixas de Lados B.

Daí a dúvida de que o "hoje e sempre" das rádios 89 e Cidade será mesmo para valer. Amanhã vai ser outro dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

LULA ESTÁ A SERVIÇO DA ELITE DO ATRASO

A queda de popularidade de Lula está sendo apontada por supostas pesquisas de opinião, o que, na verdade, soam como um reflexo suavizado do que já ocorre desde que Lula decidiu trocar o combate à fome e o desemprego pelas viagens supérfluas ao exterior. Mas os lulistas, assustados com essa realidade, sem saber que ela é pior do que se imagina, tentam criar teorias para amenizar o estrago. Num dia, falam que é a pressão da grande mídia, noutro, a pressão dos evangélicos, agora, as falas polêmicas de Lula. O que virá depois? Que o Lula perdeu popularidade por não ser escalado para o Dancing With the Stars dos EUA para testar o "novo quadril"? A verdade é que Lula perdeu popularidade porque sei governo é fraco. Fraquíssimo. Pouco importam as teorizações que tentam definir como "acertadas" as viagens ao exterior, com a corajosa imprensa alternativa falando em "n" acordos comerciais, em bilhões de dólares atraídos para investimentos no Brasil, isso não convence

RETORNEI DE FÉRIAS

Foram dezoito dias no Grande Rio. Duque de Caxias, sobretudo Xerém, mais Rio de Janeiro, principalmente Tijuca, com passeios pelo Centro, Méier, Del Castilho e Barra da Tijuca. Uma breve passagem em Niterói, focalizando Icaraí e Jardim Icaraí, mas passando pela Rodoviária na Avenida Feliciano Sodré e no Plaza Shopping, no Centro. Dias de férias, entre 19 de dezembro e 06 de janeiro. Ao voltar para São Paulo, é tempo de arrumar a casa e planejar a vida. E o Linhaça Atômica está de volta, depois de alguns dias com reprise de antigas postagens. 2022 foi embora, bastante difícil e um tanto doloroso, e 2023 começa, prometendo ser também um outro ano difícil. Mas vamos seguir em frente, e esperamos que melhorias ocorram. O blogue está de volta.  

LULA NÃO QUER ROMPER COM A VELHA ORDEM

Vamos combinar uma coisa. As redes sociais são dominadas por uma elite bem de vida e de bem com a vida, uma classe brasileira que se acha "a mais legal do planeta", e "a mais equilibrada", sem os fundamentalismos afro-asiáticos nem os pessimismos distópicos do Existencialismo europeu. Essa classe quer parecer tudo de bom e soar, para outras pessoas, diferente dos padrões convencionais da humanidade. Daí a luta de muitos em serem aquilo que não são, parecerem o oposto de si mesmos para lacrar na Internet e obter popularidade e prestígio. Daí ser compreensível que a falsidade é um fenômeno tipicamente brasileiro. O "tomar no cool " que combina pretensiosismos e falsos preciosismos, grandiloquência e espiral do silêncio, a obsessão em parecer diferente sem abandonar as convenções sociais, a luta em parecer novo sem deixar de ser velho, de estar na vanguarda mesmo sendo antiquado, na esperança de que o futuro repita o passado enquanto se vê um museu de grandes

ALEGRIA TÓXICA DO É O TCHAN É CONSTRANGEDORA

O saudoso Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC - UNE), era um dos críticos da deterioração da cultura popular nos últimos tempos. Ele acompanhava a lucidez de tanta gente, como Ruy Castro e o também saudoso Mauro Dias que falava do "massacre cultural" da música popularesca. Grandes tempos e últimos em que se destacava um pensamento crítico que, infelizmente, foi deixado para trás por uma geração de intelectuais tucanos que, usando a desculpa do "combate ao preconceito" para defender a deterioração da cultura popular.  O pretenso motivo era promover um "reconhecimento de grande valor" dos sucessos popularescos, com todo aquele papo furado de representar o "espírito de uma época" e "expressar desejos, hábitos e crenças de um povo". Para defender a música popularesca, no fundo visando interesses empresariais e políticos em jogo, vale até apelar para a fal

PERDEMOS JEFF BECK

Uma meningite tirou a vida do superguitarrista inglês Jeff Beck, um dos grandes músicos do rock britânico da década de 1960. Ele tinha 79 anos incompletos e estava em atividade, tanto que um de seus últimos trabalhos foi o disco de covers 18 , lançado no ano passado, quando o britânico fazia parcerias com o ator Johnny Depp em suas atividades musicais. Também em 2022 Jeff Beck fez uma participação no disco de Ozzy Osbourne, Patient Number 9 . Em 2016, Jeff lançou seu último disco de estúdio, Loud Hailer . Jeff Beck foi famoso por ter integrado a icônica banda Yardbirds, uma daquelas bandas seminais de rock que são criminosamente menosprezadas no Brasil, cujo mercado roqueiro quase sempre foi contaminado pelo viralatismo e por uma mídia sem qualquer especialização no gênero, em especial as tais "Jovem Pan com guitarras", uma dessas rádios comandadas por um chefão da Faria Lima. Nem a participação dos Yardbirds no filme Blow Up, de Michelangelo Antonioni, fez a banda deapertar

PUBLICADO 'ESSA ELITE SEM PRECONCEITOS (MAS MUITO PRECONCEITUOSA)'

Está disponível na Amazon o livro Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , uma espécie de "versão de bolso" do livro Esses Intelectuais Pertinentes... , na verdade quase isso. Sem substituir o livro de cerca  de 300 páginas e análises aprofundadas sobre a cultura popularesca e outros problemas envolvendo a cultura do povo pobre, este livro reúne os capítulos dedicados à intelectualidade pró-brega e textos escritos após o fechamento deste livro. Portanto, os dois livros têm suas importâncias específicas, um não substitui o outro, podendo um deles ser uma opção de menor custo, por ter 134 páginas, que é o caso da obra aqui divulgada. É uma forma do público conhecer os intelectuais que se engajaram na degradação cultural brasileira, com um etnocentrismo mal disfarçado de intelectuais burgueses que se proclamavam "desprovidos de qualquer tipo de preconceito". Por trás dessa visão "sem preconceitos", sempre houve na verdade preconceitos de cl