LANÇADO MEU PRIMEIRO LIVRO


Meu primeiro livro foi lançado. Pelas Entranhas da Cultura Rock, disponível no portal do Clube dos Autores - http://www.clubedosautores.com.br - e também em sítios parceiros, como a Saraiva e a Amazon, é uma seleção de artigos que eu havia feito entre 2000 e este ano, envolvendo cultura rock, teoria musical, política e histórico de artistas de vanguarda ou do cenário alternativo.

O principal gancho são os textos que produzi para a coluna Pelos Porões do Rock, do portal da webradio niteroiense Rocknet - desativada em 2002 - , mas há outros textos publicados em outros espaços, desde o jornal comunitário Jornal Local, de Salvador, até blogues como Mingau de Aço e O Kylocyclo, recentemente encerrados.

Há também textos inéditos que incluem dois temas que pretendia escrever para Pelos Porões do Rock, um deles sobre os Mutantes, mas o portal se encerrou sem que eu fizesse um esboço dos textos e eles só foram feitos recentemente. E há duas entrevistas, uma com o diretor teatral e ensaísta Luiz Carlos Maciel e outra com o artista plástico niteroiense Marcos Vinícius.

Os textos foram todos atualizados para acompanhar o rumo dos tempos e para corrigir e ampliar informações. Preferi assim para que não reduzisse meu livro a uma mera reprodução do que já foi escrito, embora a base geral dos textos originais fosse mantida na sua maior parte.

Afinal, também não queria fazer uma mera coletânea, vide o exemplo constrangedor de Merval Pereira, reacionário jornalista da Globo que entrou na Academia Brasileira de Letras pela porta dos fundos, sem ter um livro inédito e relevante. Assim, preferi fazer um livro que, sendo uma coletânea, é ao mesmo tempo um livro novo. Coletâneas propriamente ditas, só quando necessário.

Comecei a divulgar o livro no Facebook e, no Clube dos Autores, já recebi uma mensagem de apoio de um outro escritor e meu livro já foi visualizado 60 vezes. Cabe a vocês, leitores, ajudarem o livro a fazer sucesso. Conto com o apoio de vocês.

Comentários