CAMINHÕES DE LIXO DE NITERÓI CIRCULAM FEDORENTOS


Uma séria ameaça à saúde ronda as ruas de Niterói. Os caminhões de lixo da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) circulam sem algum recurso para impedir a transmissão de mau cheiro pelas ruas da cidade.

Os caminhões rondam livremente pelas ruas trazendo um forte odor que incomoda os cidadãos e que pode também espalhar germes pelo ar, trazendo riscos de doenças por contaminação. Existem recursos tecnológicos para evitar que se espalhe o mau cheiro, mas infelizmente Niterói sofre com o atraso deixado pelo descaso administrativo.

Para piorar, vários desses caminhões estacionam perto de supermercados, restaurantes e lanchonetes. Isso pode piorar as coisas, e, no caso dos lugares de alimentação, é aconselhável que a pessoa evite ir a um restaurante e lanchonete onde um caminhão de lixo havia estacionado para recolher seu material.

Isso porque o mau cheiro não é simplesmente uma questão de odor, mas de contaminação do ar, o que, com a ação do vento, pode levar os micróbios e substâncias nocivas para os alimentos expostos, o que traz um risco de saúde pela ingestão. Na melhor das hipóteses, pode haver risco de intoxicação alimentar.

Não adianta os caminhões serem modernos se eles liberam esse mau cheiro. A CLIN deveria reformar os caminhões de forma a preservar o mau odor dentro do caminhão, sem que ele fosse liberado para o ar e para a respiração dos que andam próximo a tal veículo.

Isso é uma questão de saúde, de higiene, e por isso a CLIN deveria se empenhar para que os caminhões não liberem o fedor de seu lixo, porque isso pode muito mais do que trazer mal estar, podendo trazer doenças até mesmo graves.

Comentários