SEM QUERER, ED MOTTA ACABOU "FAZENDO PROPAGANDA" DO MEU LIVRO


Que relação tem Ed Motta com o meu livro? É certo que eu terminei o livro antes de ocorrer a famosa polêmica, pois na ocasião eu já estava fazendo o trabalho de revisão, mas o caso tem muito a ver com o tema escrito no livro.

Sim, sabemos que muita gente nem acredita que a cultura brasileira está em crise. Seus ídolos lotando plateias, uma série de anônimos ficando famosos sem esforço, um monte de ídolos medíocres cheios de informações de Internet, MTV, Facebook, WhatsApp e tudo o mais, todo mundo hiperconectado, supermoderno, descolado etc etc. E ainda se ofende quando alguém fala em crise.

Mas a crise ocorre porque esses aspectos "legais" são apenas quantitativos. Cultura é qualidade, é transmissão de conhecimentos e valores, e não a produção, em doses industriais, de um monte de fetiches musicais sem criatividade.

Fazer o quê? O internauta médio acredita que um refrão como "Ô-ouô-ouô-ouô-o-o" é o mais belo verso da História da poesia em língua portuguesa em todo o mundo, considerando essa "pérola" uma das maravilhas da expressão artística e linguística dos países lusófonos, e ele é capaz de criar blogues ofensivos quando é contrariado por alguém diante da "genial" tese. Surrealismos do Brasil de hoje.

Mas quem não compartilha com o pensamento desses "coxinhas" e sabe muito bem da polêmica com Ed Motta percebe que o incidente revela a crise na cultura brasileira, no fato de que o público de música brasileira hoje está mais acostumado em consumir sucessos do que música de qualidade.

O livro MÚSICA BRASILEIRA E CULTURA POPULAR EM CRISE, portanto, analisa as raízes e as condições que propiciaram esse quadro lamentável, que pouca gente percebe porque os sucessos radiofônicos são produzidos em série e a "turminha simplória" que existe até nos colegiados de pós-graduação das faculdades - a intelectualidade "bacaninha" - sai aprovando.

Em vez de aceitar bovinamente a ideia de que o sucesso da cultura se restringe aos êxitos quantitativos - muitos ídolos, muito lucro, muito espetáculo - , que tal comprar o livro e saber por que existe crise na cultura brasileira?

Com uma abrangência comparável à dos intelectuais estrangeiros que analisam a "cultura de massa", MÚSICA BRASILEIRA E CULTURA POPULAR EM CRISE lança questões e esclarece os leitores com um histórico sobre a formação da cultura brasileira. E isso com um preço mais em conta e um sistema de pagamento e entrega dos mais simples.

Nada como entrar nesse linque para adquirir o livro e, assim que receber, começar uma boa leitura.

Comentários