LÍDER DO HERVA DOCE FALECEU APÓS EU PESQUISAR SOBRE RÁDIO RELÓGIO FEDERAL

O GUITARRISTA RENATO LADEIRA, NUM DOS ÚLTIMOS MOMENTOS DE VIDA.

Que relação tem o grupo Herva Doce com a Rádio Relógio Federal? O desavisado pode estranhar, mas há uma relação indireta. Para começo de conversa, o músico que era líder do Herva Doce, banda de rock brasileiro dos anos 80, o cantor e guitarrista Renato Ladeira, faleceu ontem à noite, às 23 horas, de parada cardiorrespiratória, aos 63 anos de idade e 50 de carreira.

Por coincidência, eu havia terminado meu texto sobre a Rádio Relógio Federal dentro de um capítulo sobre mídia para um livro que estou escrevendo sobre 1961. Citei ligeiramente o fato de Renato ter sido filho do fundador da Rádio Relógio Federal, César Ladeira, do casamento deste com a vedete Renata Fronzi.

O curioso é que tanto pai, mãe e filho juntavam uma salada de referências, que misturadas vão da Revolta Constitucionalista de 1932 ao seriado Malhação, passando por Cazuza. Os três já são falecidos, mas fizeram muita história.

A BOLHA, BANDA DE ROCK SETENTISTA DE RENATO LADEIRA.

César Ladeira foi um dos grandes radialistas da história brasileira, além de ter sido ator de filmes, diretor de rádio e empreendedor. Foi a voz oficial dos boletins da campanha da Revolta Constitucionalista de 1932, realizada em 09 de julho, em São Paulo. O movimento protestava contra Getúlio Vargas, pedia uma nova Constituição e reivindicava a emancipação de São Paulo do país.

César, que foi um dos destacados profissionais da Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, participou do elenco de um dos lendários filmes de carnaval brasileiros, Alô Alô Brasil, de 1935, que marcou a estreia cinematográfica de Carmem Miranda. O filme é considerado praticamente perdido, mas existem esperanças de recuperar seus fotogramas.

Ladeira foi responsável pela fundação da Rádio Relógio Federal depois que viajou para os EUA para conhecer emissoras de rádio e soube de uma emissora que se dedicava a dar a hora certa. Voltando ao Brasil e se fixando no Rio de Janeiro, ele fundou a histórica emissora em 02 de agosto de 1949, mas a emissora começou a funcionar oficialmente em 1951.

Renata Fronzi foi uma atriz e considerada vedete (nome dado às estrelas e, por conseguinte, musas do teatro de revista, como eram chamadas as comédias musicais populares do teatro), que começou sua carreira na comédia de chanchada Fantasma Por Acaso, de 1946, na primeira fase da chanchada da qual boa parte dos filmes se perdeu.

Renata Fronzi também participou de várias novelas de televisão, e seus últimos trabalhos foram no programa humorístico Zorra Total, da Rede Globo. Ela também chegou a participar da segunda temporada do seriado juvenil Malhação, também na Globo.

O filho de César e Renata, Renato Ladeira havia iniciado carreira musical formando, ao lado do irmão César Ladeira Filho, a banda Os Bolhas, inspirado nos Beatles, virando depois The Bubbles e, com a influência do rock setentista brasileiro,

A Bolha teve também Arnaldo Brandão, depois Brylho e Hanói-Hanói (e pai de Rodrigo Brandão do Leela), como integrante. A Bolha era muito conhecida nos tempos "bicho-grilo" do Brasil da época, tempos do primeiro Hollywood Rock, da primeira Rolling Stone Brasil, da revista Geração Pop, do Rock A História e a Glória, da Federal AM e da Eldo Pop FM.

Renato, além de ter fundado a banda Herva Doce, que fez muito sucesso nos anos 80, com músicas como a versão de "Erva Venenosa" (antigo sucesso da Jovem Guarda na interpretação, em 1965, dos Golden Boys, versão de "Poison Ivy", do grupo The Coasters, sucesso de 1959), também é conhecido por duas parcerias com o cantor Cazuza.

O grupo também ficou conhecido pela irônica canção "Amante Profissional", de 1985, uma brincadeira bem humorada com os estereótipos masculinos numa letra em que um homem do tipo "garanhão" faz um anúncio se oferecendo para ser amante de qualquer mulher interessada.

Os dois compuseram juntos "Desastre Mental", pouco conhecida, e "Faz Parte do Meu Show", qoe o Herva Doce gravou em sonoridade roqueira antes dela ser conhecida pelo grande público através da versão, em arranjo bossanovista com orquestra de cordas e tudo, gravada por Cazuza.

Uma das últimas atividades de Renato Ladeira foi trabalhar como produtor da banda mineira Easy Rider, que lançou apenas um LP. Entre 2004 e 2006, Ladeira integrou um breve retorno do grupo A Bolha, para lançar o disco É Só Curtir e fazer apresentações ao vivo.

E pensar que Renato Ladeira faleceu pouco depois de eu saber, através de minhas pesquisas sobre Rádio Relógio Federal, que ele era filho do fundador da emissora e de uma atriz de teatro de revista. E, juntos, os três misturam referências culturais diversas que acabam se cruzando no caminho.

Comentários