Pular para o conteúdo principal

A INGENUIDADE DAS ESQUERDAS REVELA SUA FRAQUEZA, NÃO SUA FORÇA

VÍTIMA DA SUA PRÓPRIA ACOMODAÇÃO, O COMITÊ FORA BOLSONARO AMEAÇA CANCELAR MANIFESTAÇÕES DO QUINZE DE NOVEMBRO. NA FOTO, PROTESTO NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO, EM 02 DE OUTUBRO ÚLTIMO.

As esquerdas brasileiras acham que estão com a História em suas mãos e se gabam de uma força que elas não têm.

Lula retomou os direitos políticos, mas isso não significa que ele está eleito. Assim como as pesquisas eleitorais não são garantia de que ele está "com a mão na taça".

Por incrível que pareça aos olhos das esquerdas, Luís Inácio Lula da Silva está fraco. Se ele tem que enfatizar alianças com empresários e políticos golpistas, é porque ele não está forte.

Se Lula tivesse mesmo uma força própria, bastaria o apoio das classes trabalhadoras, do povo brasileiro propriamente dito.

Se Lula fosse forte, bastaria ele mesmo. E ele tem gente de peso dentro do próprio partido: Gleisi Hoffmann, Paulo Pimenta, Wadih Damous, Aloísio Mercadante.

Mas Lula preferiu a aliança pragmática com os golpistas do MDB, sob o pretexto da "democracia".

Só que o pragmatismo é uma doença que elegeu Jair Bolsonaro presidente em 2018, e fez o Rio de Janeiro acolher retrocessos culturais que, do radialismo rock às mulheres sensuais, fez o Estado e sua antes imponente capital sucumbirem a uma decadência em níveis dramáticos.

A ilusão pragmática de "perder agora para ganhar depois", aceitando o pior em nome de melhorias futuras, ainda pode jogar o Brasil no abismo. Aliás, já está perto de jogar.

O Brasil vive uma decadência sem precedentes e as esquerdas não admitem isso.

Dominadas pela classe média bem de vida, as esquerdas até tiveram seus momentos de lucidez e brilhantismo, entre 2010 e 2020.

Tinham seus erros, como a adoção de "brinquedos culturais" da direita e o acolhimento ao canto de sereia de intelectuais pró-brega (tipo Pedro Alexandre Sanches e Paulo César de Araújo) surgidos nos porões intelectuais e acadêmicos do PSDB.

Isso fez as esquerdas adotarem um culturalismo conservador, sustentado pela ilusão de uma suposta simbologia "popular", tão caricatural quanto o núcleo pobre das novelas das 21 horas da Rede Globo.

Mas se as pautas culturais das esquerdas deixavam a desejar, as pautas políticas e econômicas pareciam impecáveis, naqueles tempos.

Bastava apenas evitar ver as pautas culturais, endeusando sobretudo funqueiros, velhos ídolos bregas, mulheres popozudas e "médiuns espíritas" reaças, que as demais pautas mostravam o seu recado consistente.

O próprio Lula parecia muito bem até pouco tempo atrás. Eu mesmo considerava o líder ideal para contornar a tragédia da pandemia no Brasil.

Mas hoje até o Lula perdeu o caminho, as esquerdas surtaram e a antiga lucidez desapareceu até de boa parte de seus jornalistas competentes, agora desesperados e enlouquecidos com a obsessão em ver Lula vencendo as eleições "na marra" em 2022.

Lula está perdido em seus erros estratégicos. Ele pensa que pode repetir 2002 e o grande acordo nacional da época, que já fez seu primeiro governo ser fraco em transformações sociais, em que pese alguns progressos incipientes.

O Brasil de hoje está pior do que há 20 anos e Lula desconhece isso.

Vivemos uma distopia, mas Lula fala como se tudo estivesse bem, só com "alguns probleminhas".

As esquerdas estão tão ingênuas que até mesmo o potencial de mobilização social é desperdiçado.

Os esquerdistas não querem se mobilizar de verdade para reconquistar os espaços que perderam desde 2016, e pensam que são donas de um espaço que há muito não lhes pertence.

Supervalorizando as concessões do Supremo Tribunal Federal, as esquerdas acham que os artífices do golpe lhes devolveram os espaços perdidos.

E vamos combinar que as próprias esquerdas perderam a noção de que o golpe existiu. Até admitem nominalmente, mas não parecem sentir os efeitos devastadores desses cinco anos de retrocessos.

E aí o Comitê Fora Bolsonaro foi vítima de sua própria acomodação, de seu próprio quixotismo.

Meses atrás, seus líderes, felizes da vida com o sucesso dos protestos de 19 de Junho, deram um tiro no pé ao marcarem a manifestação seguinte para 24 de Julho.

Vendo que pegaram pesado na procrastinação, marcaram um protesto "intermediário", como um suposto "aquecimento", para o dia 03 de Julho.

E tiveram que aceitar a realização dos protestos de 26 de Junho, para lembrar os 53 anos do maior protesto contra a ditadura militar ocorrido nesta data em 1968.

Mas aí os protestos eram sempre marcados com grandes intervalos entre um e outro, eram espetacularizados a ponto de parecerem mais carnavais fora de época do que protestos contra Bolsonaro.

Os efeitos eram inócuos e a "histórica" manifestação do último 02 de Outubro simplesmente foi fogo de palha. A segunda-feira seguinte dava a impressão de que o protesto não ocorreu.

E aí temos a consciência do fracasso, que as esquerdas não admitem. O número de manifestantes diminuiu, até por influência dos "de cima", como personalidades políticas e os próprios líderes do Comitê Fora Bolsonaro, que preferem ficar em casa para brincar com a memecracia.

As esquerdas, arrogantes, só se acham vitoriosas dentro da sua bolha.

Acham que, havendo personalidades tricotando entre si nas redes sociais, como vários políticos e blogueiros de esquerda, muitos com mais de 50 anos de idade, vão derrubar Bolsonaro.

Ora, ora, ora, como é que nomes como Jandira Feghali, Erika Kokay, Humberto Costa, Paulo Pimenta, Paulo Teixeira, Cynara Menezes e outros, mesmo com boas intenções, vão derrubar Bolsonaro apenas porque transmitem mensagens entre si nas redes sociais?

É como se os jogadores de um time de futebol permanecessem no campo de defesa, fazendo passes uns com os outros. Isso nunca vai levar a marcar um gol no time adversário.

As esquerdas estão enfraquecidas, não fortalecidas. Elas se movem pela ingenuidade que contamina até mesmo gente que havia se destacado pela luta política e pela lucidez intelectual.

Lula está cometendo erros terríveis ao fazer alianças sem critério.

Ele pensa que está sendo estratégico "falar com todo mundo", mas será que ele sabe dos riscos que ocorre ao fazer alianças com os golpistas?

Os golpistas do MDB, que participaram da logística macabra do governo Michel Temer, não iriam aceitar ver o "amigo" Lula cancelando a reforma trabalhista e outros retrocessos do "Vampirão".

Não vou votar em Lula porque tenho certeza que seu governo será o mais fraco de todos.

Lula não percebe que vivemos em outro contexto, o Brasil está à beira do precipício.

O discurso de Lula é o mesmo de 2002, até parece que ele está repetindo, pelo piloto automático, a retórica de vinte anos atrás.

Daí que sou obrigado a dar razão a Ciro Gomes, que, com todos seus excessos, foi feliz ao afirmar que Lula não renovou as suas ideias.

Lula não percebe a gravidade da realidade brasileira de hoje, faz um discurso tranquilo e imagina que pode fazer o que quiser, seja buscando alianças sem critério, seja prometendo grandes realizações sem ver os entraves no caminho.

Com essas duas atitudes ambíguas, Lula poderá tanto ser castrado politicamente em seu governo, tendo que governar apenas para a burguesia, como pode ser golpeado por tanques e aviões militares dos EUA, no caso de avançar um pouco nos seus limites governamentais.

O MDB não vai aceitar de graça apoiar Lula. Os golpistas do partido de Michel Temer só aceitam acordo com o petista se ele não mexer na chamada "Ponte para o Futuro", o projeto golpista que cancelou direitos trabalhistas no Brasil.

Eu escrevi, meses atrás, que Lula teria que enfrentar muitas dificuldades. E elas serão bem maiores e muito mais difíceis de se enfrentar, ainda mais quando o governante será um idoso de 77 anos que já encarou um câncer.

E Lula, com seus erros de estratégia, está muito mais próximo de uma derrota do que da "vitória certeira" que as esquerdas cegamente alardeiam por aí.

E as esquerdas, perdidas nas suas bolhas digitais, só se acham vitoriosas porque estão dentro da sua caixinha, do seu feudo de umas centenas de pessoas que concordam entre si nas mesmas fantasias.

Fora desse ambiente, o antipetismo renasce. Bolsonaro oferece às Forças Armadas dos EUA campos de treinamento militar, o que pode ser um sinal de um futuro golpe contra Lula.

As esquerdas estão frágeis. Lula está fraco. As chances das esquerdas voltarem ao poder são muitíssimo menores do que se imagina.

E o próprio triunfalismo cego e irritado das esquerdas paranoicas em ver Lula presidindo o Brasil de novo só revela o grande medo de tudo dar errado e a terceira via jogar seu candidato seja para derrotar Lula ou Bolsonaro no segundo turno.

Enquanto as esquerdas "chapeuzinho vermelho" acreditam que Lula é "o único vencedor" das campanhas de 2022, que ainda nem começaram, o antipetismo retoma fôlego e a terceira via faz reuniões constantes para lançar seus diversos candidatos, sendo um deles mais forte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

FOMOS TAPEADOS!!!!

Durante cerca de duas décadas, fomos bombardeados pelo discurso do tal "combate ao preconceito", cujo repertório intelectual já foi separado no volume Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , para o pessoal conhecer pagando menos pelo livro. Essa retórica chorosa, que alternava entre o vitimismo e a arrogância de uma elite de intelectuais "bacanas", criou uma narrativa em que os fenômenos popularescos, em boa parte montados pela ditadura militar, eram a "verdadeira cultura popular". Vieram declarações de profunda falsidade, mas com um apelo de convencimento perigosamente eficaz: termos como "MPB com P maiúsculo", "cultura das periferias", "expressão cultural do povo pobre", "expressão da dor e dos desejos da população pobre", "a cultura popular sem corantes ou aromatizantes" vieram para convencer a opinião pública de que o caminho da cultura popular era através da bregalização, partindo d

ALEGRIA TÓXICA DO É O TCHAN É CONSTRANGEDORA

O saudoso Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC - UNE), era um dos críticos da deterioração da cultura popular nos últimos tempos. Ele acompanhava a lucidez de tanta gente, como Ruy Castro e o também saudoso Mauro Dias que falava do "massacre cultural" da música popularesca. Grandes tempos e últimos em que se destacava um pensamento crítico que, infelizmente, foi deixado para trás por uma geração de intelectuais tucanos que, usando a desculpa do "combate ao preconceito" para defender a deterioração da cultura popular.  O pretenso motivo era promover um "reconhecimento de grande valor" dos sucessos popularescos, com todo aquele papo furado de representar o "espírito de uma época" e "expressar desejos, hábitos e crenças de um povo". Para defender a música popularesca, no fundo visando interesses empresariais e políticos em jogo, vale até apelar para a fal

PUBLICADO 'ESSA ELITE SEM PRECONCEITOS (MAS MUITO PRECONCEITUOSA)'

Está disponível na Amazon o livro Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , uma espécie de "versão de bolso" do livro Esses Intelectuais Pertinentes... , na verdade quase isso. Sem substituir o livro de cerca  de 300 páginas e análises aprofundadas sobre a cultura popularesca e outros problemas envolvendo a cultura do povo pobre, este livro reúne os capítulos dedicados à intelectualidade pró-brega e textos escritos após o fechamento deste livro. Portanto, os dois livros têm suas importâncias específicas, um não substitui o outro, podendo um deles ser uma opção de menor custo, por ter 134 páginas, que é o caso da obra aqui divulgada. É uma forma do público conhecer os intelectuais que se engajaram na degradação cultural brasileira, com um etnocentrismo mal disfarçado de intelectuais burgueses que se proclamavam "desprovidos de qualquer tipo de preconceito". Por trás dessa visão "sem preconceitos", sempre houve na verdade preconceitos de cl

OS CRITÉRIOS VICIADOS DE EMPREGO

De que adianta aumentar as vagas de emprego se os critérios de admissão do mercado de trabalho estão viciados? De que adianta haver mais empregos se as ofertas de emprego não acompanham critérios democráticos? A ditadura militar completou 60 anos de surgimento. O governo Ernesto Geisel, que consolidou o Brasil sonhado pelas elites reacionárias, faz 50 anos de seu início. Até parece que continuamos em 1974, porque nosso Brasil, com seus valores caquéticos e ultrapassados, fede a mofo tóxico misturado com feses de um mês e cadáveres em decomposição.  E ainda muitos se arrogam de ver o Brasil como o país do futuro com passaporte certeiro para ingressar, já em 2026, no banquete das nações desenvolvidas. E isso com filósofos suicidas, agricultores famintos e sobrinhos de "médiuns de peruca" desaparecendo debaixo dos arquivos. Nossos conceitos são velhos. A cultura, cafona e oligárquica, só defendida como "vanguarda" por um bando de intelectuais burgueses, entre jornalist

MAIS DECEPÇÃO DO GOVERNO LULA

Governo Lula continua decepcionando. Três casos mostram isso e se tratam de fatos, não mentiras plantadas por bolsonaristas ou lavajatistas. E algo bastante vergonhoso, porque se trata de frustrações dos movimentos sociais com a indiferença do Governo Federal às suas necessidades e reivindicações. Além de ter havido um quarto caso, o dos protestos de professores contra os cortes de verbas para a Educação, descrito aqui em postagem anterior, o governo Lula enfrenta protestos dos movimentos indígenas, da comunidade científica e dos trabalhadores sem terra, lembrando que o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) já manifestou insatisfação com o governo e afirmou que iria protestar contra ele. O presidente Lula, ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, assinou, no último dia 18, a demarcação de apenas duas terras para se destinarem a ser reservas indígenas, quando era prometido um total de seis. Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT) foram beneficiadas pelo document

LULA, O MAIOR PELEGO BRASILEIRO

  POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, LULA DE 2022 ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE FERNANDO COLLOR O QUE DO LULA DE 1989. A recente notícia de que o governo Lula decidiu cortar verbas para bolsas de estudo, educação básica e Farmácia Popular faz lembrar o governo Collor em 1991, que estava cortando salários e ameaçando privatizar universidades públicas. Lula, que permitiu privatização de estradas no Paraná, virou um grande pelego político. O Lula de 2022 está mais próximo do Fernando Collor de 1989 do que o próprio Lula naquela época. O Lula de hoje é espetaculoso, demagógico, midiático, marqueteiro e agrada com mais facilidade as elites do poder econômico. Sem falar que o atual presidente brasileiro está mais próximo de um político neoliberal do que um líder realmente popular. Eu estava conversando com um corretor colega de equipe, no meu recém-encerrado estágio de corretagem. Ele é bolsonarista, posição que não compartilho, vale lembrar. Ele havia sido petista na juventude, mas quando decidiu votar em Lul