Pular para o conteúdo principal

POR QUE EU VOU VOTAR NA TERCEIRA VIA?


Pode parecer estranho. Eu torci para o Lula Livre, para a absolvição das acusações da Operação Lava Jato, para Lula ter seu caminho para a volta à Presidência da República liberado e, de repente, não vou votar nele.

Contradição? Não.

É porque eu junto as peças do quebra-cabeças do golpe político de 2016.

Vejamos. Dilma Rousseff foi expulsa do poder, Michel Temer implantou medidas antipopulares e retrógradas, Jair Bolsonaro foi eleito e o Brasil está à beira de uma catástrofe em todos os sentidos.

Só que o problema é que o comportamento de Lula ficou tranquilão, e isso me decepcionou bastante.

E olha que, pouco tempo atrás, Lula parecia muito lúcido e coerente. Ele parecia uma voz realista e sensata nas esquerdas brasileiras.

Mas, de repente, o próprio Lula desandou.

Com o Brasil em decadência, devido às atrocidades cínicas de Temer e Bolsonaro, Lula parece que vive no país da fantasia.

E aí vejo o quanto Michel Temer foi esperto: deixou para as esquerdas um parque de diversões que são as redes sociais, para o pessoal brincar de fazer revolta com a memecracia e as tricotadas dos esquerdistas entre si.

Não precisa censurar mais a Internet, é preciso somente infantilizar os internautas. Assim como não é preciso proibir a leitura de livros, basta priorizar o foco nas obras analgésicas (auto-ajuda, religião, ficções de fantasia, dramalhões juvenis, diários de influencers etc).

Se é possível imbecilizar, para que proibir, não é mesmo?

E aí vemos as esquerdas presas em seus "brinquedos culturais": funqueiros, "médiuns", mulheres-objetos, cancioneiros bregas, craques de futebol da moda, todo este imaginário lúdico da centro-direita que o pensamento desejoso esquerdista sonha que vai provocar uma revolução marxista no Brasil.

Para que brigar com a realidade? Basta impor o pensamento desejoso, sob a desculpa de que a esperança tranquiliza e, em tese, irá se impor um dia à realidade crua e cruel de hoje.

E isso criou um quadro em que as esquerdas foram dominadas pela classe média identitarista e, por isso, as causas trabalhistas são vistas como "apenas um detalhe".

Daí que veio toda uma esfera de ilusão. Com os braços cruzados, as esquerdas acham que estão vitoriosas, por causa de algumas pequenas batalhas que Lula não necessariamente ganhou por esforço próprio, mas por brechas feitas pela direita moderada.

Exemplo disso é o Supremo Tribunal Federal, antes a guarita jurídica do governo Temer, que anulou as acusações que a Lava Jato havia feito contra Lula, incluindo os casos do triplex do Guarujá e do sítio em Atibaia.

Trata-se apenas de uma concessão. Houve até esforço admirável, por parte dos advogados de Lula, como Cristiano Zanin e sua esposa Valeska, para derrubar a Lava Jato. Mas o STF, que resistiu a tudo de início, só aceitou por questões de conveniências.

Mas foi apenas isso.

As pesquisas eleitorais são apenas especulações das quais não se sabe quem ou quantos foram entrevistados e se realmente houve entrevistados.

Joga-se, ao vento, que Lula "ganha em todas as simulações da corrida presidencial" e que ele "é o único candidato com chances reais de ser eleito", sem que houvesse algum fundamento por trás disso.

Apesar disso, as esquerdas saíram pirando e elas se acham vencedoras "de qualquer maneira".

Não é assim que se comporta. E fico triste quando as esquerdas cruzam os braços, se acham vitoriosas, vivem no clima de "já ganhou" e ainda reagem com muita arrogância.

Ficam fazendo chacotas com Jair Bolsonaro e, principalmente, com a Terceira Via. E gente muito boa da imprensa progressista anda surfando nessa onda perigosa.

A campanha presidencial nem começou, Lula nem registrou sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral, e as esquerdas acham que o petista está eleito.

E Lula não está sendo estratégico. Faz aliança com golpistas, mas acha que seu projeto de governo sairá intato. Lula faz o que quer, diz o que quer, se alia com quem quiser, mas não consegue ter um mínimo de cuidado, de prudência, de cautela.

Lula vai para a mídia coronelista do Nordeste dar entrevista, e depois afirma que vai fazer regulação da mídia.

O Brasil está caindo no abismo, e Lula não lidera protestos de rua de verdade, manifestações como aquelas que ele, como líder sindical, fazia há 50 anos, com o agravante que, naquela época, havia o AI-5 da ditadura militar, e hoje temos uma democracia frágil, mas ainda formalmente preservada.

Lula fala como se estivesse em 2002 e ele mesmo subestima as dificuldades que os brasileiros vivem hoje em dia.

Ele deve se esquecer que, entre outras tragédias, o aumento da população de rua aconteceu nos últimos anos. Sozinho, Júlio Lancelotti não pode resolver esse problema doando alimentos. E não seria melhor uma política habitacional para acolher tanta gente?

Mas para as esquerdas que acham lindo viver em favelas - um antigo problema habitacional contestado por especialistas sérios e de competência técnica indiscutível - , tanto faz viver e morrer num barraco caindo aos pedaços ou num calçadão sujo, sob riscos de tiroteios da polícia ou de pistoleiros.

Por isso ando desapontado com Lula. E vou votar na Terceira Via.

Por que vou votar na Terceira Via, se ela não fará muito pelo povo brasileiro?

E Lula, com as alianças que faz, inclusive com o "homem de Temer", Eunício Oliveira - que "namora" o Capitão Wagner, aliado de Bolsonaro - , vai fazer alguma coisa? Não vai.

Lula vai ser como João Goulart na fase parlamentarista ou como Dilma Rousseff no começo do segundo mandato, que, é bom lembrar, foi abreviado pela metade por causa de um golpe.

Esse golpe aconteceu e o MDB, do qual Lula negocia apoio, foi o principal responsável.

E Lula vai logo negociando com os golpistas, como um galo de briga negociando com as raposas para salvar o galinheiro.

Lula governará castrado e impossibilitado de levar adiante aquilo que há de melhor no seu projeto político.

Os aliados mais conservadores não vão deixar Lula fazer regulação da mídia, romper o teto de gastos públicos, taxar impostos dos ricos, revogar a reforma trabalhista, recuperar a Petrobras - hoje praticamente um cadáver sangrando petróleo para fora do país - etc.

Vai ser como Jango e Dilma e, em certos aspectos, como Getúlio Vargas no segundo governo. Lula fará um governo inicialmente conservador, para agradar o mercado e frustrar as esquerdas, depois vai ousar e será alvo de um violento golpe.

Não estamos vivendo um bom momento. O Brasil não está vivendo uma boa fase, está politicamente fragilizado, culturalmente sucateado e quem acha que "tudo está bem" é o pessoal da "classe média de Oslo" e do semi-proletariado emancipado dos suburbanos "de bem com a vida".

Desse semi-proletariado se incluem desde subcelebridades e ídolos popularescos em geral até ex-pobres que ingressam na classe média através do envolvimento em ONGs e nos chamados "coletivos sócio-culturais".

Mas fora esses 33% de brasileiros prósperos, que dão a falsa impressão de que o Brasil virou a sucursal do Paraíso, o resto sente a realidade cruel de um Brasil distópico e à beira de uma catástrofe.

E aí eu vejo que a Terceira Via pode ser até relativamente melhor do que Lula. Por mais incrível que isso possa parecer.

Afinal, as elites não se sentirão tão incomodadas com um terceiro-viável como se sentiriam com Lula. E Lula terá seu governo sabotado 24 horas por dia, com a oposição e mesmo os aliados de direita pegando no pé para o petista não realizar grandes façanhas.

Enquanto Lula será forçado a fazer um arremedo de "terceira via", sendo obrigado a se limitar a vender o Auxílio Emergencial como "a salvação da Pátria", como um suposto programa de rentismo popular, o terceiro-viável poderá ousar um pouco mais, dentro de seus limites ideológicos.

Isso porque, enquanto o Partido dos Trabalhadores acabou se tornando um partido mais dos identitários que dos trabalhadores, o que fará Lula encontrar dificuldades pesadíssimas em seu governo, o terceiro-viável poderá improvisar mais.

Os trabalhadores foram abandonados por Lula, tanto que hoje é a Terceira Via que cobiça mais os trabalhadores do que as próprias esquerdas.

As esquerdas abandonaram os trabalhadores porque foram dominadas pela classe média, que pensa que não precisa se dedicar ao proletariado porque pensa que o proletariado se dedica às esquerdas.

Só que as esquerdas se contradizem. Cultuam, entre os religiosos, um suposto "médium espírita" que defendia radicalmente a precarização do trabalho e apoiou abertamente a ditadura militar, e isso faz sentido para quem é desinformado, mesmo na classe média ilustrada.

Afinal, o povo pobre, o proletariado, não quer saber e até desconfia desses "médiuns" oficialmente tidos como "símbolos de caridade e amor ao próximo", mas que não passam de equivalentes mais antigos do filantropismo barato de Luciano Huck, tão fajutos quanto o atual apresentador do Domingão.

A Terceira Via está pronta a abraçar a lacuna que as esquerdas deixarem ao abandonar os trabalhadores.

Até confio na capacidade técnica de Lula, mas não acredito na sua possibilidade de se impor até mesmo aos neoliberais mais enrustidos.

Tudo tem limites e Lula pode fazer um governo ainda mais frágil em conquistas sociais do que os incipientes dois mandatos que teve, entre 2003 e 2010.

Daí esse meu clima de apreensão. De que adianta eu votar em Lula diante desse risco de que, se ele cometer um pingo de ousadia, ele será golpeado?

O golpe político de 2016 veio para ficar. E o Brasil está em situação tão decadente e à beira de uma tragédia que talvez a Terceira Via é que deva assumir o país em 2023. Até para cuidar do bebê que criaram em 2016.

Talvez já tenha chegado a hora das esquerdas pararem para verificar os seus erros e se limitar a atuarem na oposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

FOMOS TAPEADOS!!!!

Durante cerca de duas décadas, fomos bombardeados pelo discurso do tal "combate ao preconceito", cujo repertório intelectual já foi separado no volume Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , para o pessoal conhecer pagando menos pelo livro. Essa retórica chorosa, que alternava entre o vitimismo e a arrogância de uma elite de intelectuais "bacanas", criou uma narrativa em que os fenômenos popularescos, em boa parte montados pela ditadura militar, eram a "verdadeira cultura popular". Vieram declarações de profunda falsidade, mas com um apelo de convencimento perigosamente eficaz: termos como "MPB com P maiúsculo", "cultura das periferias", "expressão cultural do povo pobre", "expressão da dor e dos desejos da população pobre", "a cultura popular sem corantes ou aromatizantes" vieram para convencer a opinião pública de que o caminho da cultura popular era através da bregalização, partindo d

LULA ESTÁ A SERVIÇO DA ELITE DO ATRASO

A queda de popularidade de Lula está sendo apontada por supostas pesquisas de opinião, o que, na verdade, soam como um reflexo suavizado do que já ocorre desde que Lula decidiu trocar o combate à fome e o desemprego pelas viagens supérfluas ao exterior. Mas os lulistas, assustados com essa realidade, sem saber que ela é pior do que se imagina, tentam criar teorias para amenizar o estrago. Num dia, falam que é a pressão da grande mídia, noutro, a pressão dos evangélicos, agora, as falas polêmicas de Lula. O que virá depois? Que o Lula perdeu popularidade por não ser escalado para o Dancing With the Stars dos EUA para testar o "novo quadril"? A verdade é que Lula perdeu popularidade porque sei governo é fraco. Fraquíssimo. Pouco importam as teorizações que tentam definir como "acertadas" as viagens ao exterior, com a corajosa imprensa alternativa falando em "n" acordos comerciais, em bilhões de dólares atraídos para investimentos no Brasil, isso não convence

ALEGRIA TÓXICA DO É O TCHAN É CONSTRANGEDORA

O saudoso Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC - UNE), era um dos críticos da deterioração da cultura popular nos últimos tempos. Ele acompanhava a lucidez de tanta gente, como Ruy Castro e o também saudoso Mauro Dias que falava do "massacre cultural" da música popularesca. Grandes tempos e últimos em que se destacava um pensamento crítico que, infelizmente, foi deixado para trás por uma geração de intelectuais tucanos que, usando a desculpa do "combate ao preconceito" para defender a deterioração da cultura popular.  O pretenso motivo era promover um "reconhecimento de grande valor" dos sucessos popularescos, com todo aquele papo furado de representar o "espírito de uma época" e "expressar desejos, hábitos e crenças de um povo". Para defender a música popularesca, no fundo visando interesses empresariais e políticos em jogo, vale até apelar para a fal

PUBLICADO 'ESSA ELITE SEM PRECONCEITOS (MAS MUITO PRECONCEITUOSA)'

Está disponível na Amazon o livro Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , uma espécie de "versão de bolso" do livro Esses Intelectuais Pertinentes... , na verdade quase isso. Sem substituir o livro de cerca  de 300 páginas e análises aprofundadas sobre a cultura popularesca e outros problemas envolvendo a cultura do povo pobre, este livro reúne os capítulos dedicados à intelectualidade pró-brega e textos escritos após o fechamento deste livro. Portanto, os dois livros têm suas importâncias específicas, um não substitui o outro, podendo um deles ser uma opção de menor custo, por ter 134 páginas, que é o caso da obra aqui divulgada. É uma forma do público conhecer os intelectuais que se engajaram na degradação cultural brasileira, com um etnocentrismo mal disfarçado de intelectuais burgueses que se proclamavam "desprovidos de qualquer tipo de preconceito". Por trás dessa visão "sem preconceitos", sempre houve na verdade preconceitos de cl

OS CRITÉRIOS VICIADOS DE EMPREGO

De que adianta aumentar as vagas de emprego se os critérios de admissão do mercado de trabalho estão viciados? De que adianta haver mais empregos se as ofertas de emprego não acompanham critérios democráticos? A ditadura militar completou 60 anos de surgimento. O governo Ernesto Geisel, que consolidou o Brasil sonhado pelas elites reacionárias, faz 50 anos de seu início. Até parece que continuamos em 1974, porque nosso Brasil, com seus valores caquéticos e ultrapassados, fede a mofo tóxico misturado com feses de um mês e cadáveres em decomposição.  E ainda muitos se arrogam de ver o Brasil como o país do futuro com passaporte certeiro para ingressar, já em 2026, no banquete das nações desenvolvidas. E isso com filósofos suicidas, agricultores famintos e sobrinhos de "médiuns de peruca" desaparecendo debaixo dos arquivos. Nossos conceitos são velhos. A cultura, cafona e oligárquica, só defendida como "vanguarda" por um bando de intelectuais burgueses, entre jornalist

MAIS DECEPÇÃO DO GOVERNO LULA

Governo Lula continua decepcionando. Três casos mostram isso e se tratam de fatos, não mentiras plantadas por bolsonaristas ou lavajatistas. E algo bastante vergonhoso, porque se trata de frustrações dos movimentos sociais com a indiferença do Governo Federal às suas necessidades e reivindicações. Além de ter havido um quarto caso, o dos protestos de professores contra os cortes de verbas para a Educação, descrito aqui em postagem anterior, o governo Lula enfrenta protestos dos movimentos indígenas, da comunidade científica e dos trabalhadores sem terra, lembrando que o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) já manifestou insatisfação com o governo e afirmou que iria protestar contra ele. O presidente Lula, ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, assinou, no último dia 18, a demarcação de apenas duas terras para se destinarem a ser reservas indígenas, quando era prometido um total de seis. Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT) foram beneficiadas pelo document