A influenciadora digital Isabel Velloso causou muita confusão e revolta depois que alterou seu status de doente de câncer. No seu perfil do Instagram, Isabel mudou seu status de "Vivendo com câncer terminal e contando histórias" para "Vivendo com câncer em cuidados paliativos e contando histórias".
Casada e grávida, a jovem influenciadora, de 18 anos, teve seu verdadeiro diagnóstico revelado pela médica Melina Branco Mehne, que revelou que o câncer da garota não era terminal, mas apenas um câncer em estágio moderado, mas que tinha dificuldades de ser combatido por tratamento comum, sendo necessários cuidados paliativos. Isabel afirma sofrer de câncer desde os 15 anos de idade.
A revelação causou confusão e revolta nas redes sociais. Entre vários comentários indignados, dois deles se destacam entre os internautas que se manifestaram ao saber da revelação. Uma internauta disse "Infelizmente, já acompanhei de perto quem estava em estado terminal. Essa moça só quer engajamento". Outra comentou "Sempre esteve estabilizado, ela que mentiu mesmo". Já um outro internauta foi curto e grosso: "Você deveria ter vergonha na cara".
Isabel é acusada de fraudes e golpes contra seus seguidores. Ela chegou a falar de um suposto "golpe da Shoppee" (nome de um serviço de vendas pela Internet) do qual conseguiu obter um ganho financeiro no valor de R$ 2.117 só por avaliar produtos compartilhando uma "função secreta do Shoppee": "É muito fácil ganhar dinheiro na internet (...) Olha só os ganhos dentre de cinco dias que a plataforma pode disponibilizar pra vocês".
A declaração revoltou os internautas, que acusaram a influenciadora de colaborar com o suposto golpe. Mas depois Isabel afirmou que teria sido vítima e que teria sido enganada ao receber as supostas informações do esquema. A influenciadora também foi acusada de divulgar uma forma de comprar perfumes importados com preço muito abaixo do mercado. Isabel também se declarou vítima.
Isabel também foi acusada de fazer propagandas de um tipo de remédio, o que em si já é ilegal pois a lei proíbe propaganda de medicamentos nas redes sociais, devido ao risco de estimular a automedicação. O produto em questão foi o Neolefrin, remédio à base de CBD. O caso causou indignação nas redes sociais.
Ainda não temos uma posição a respeito de Isabel Velloso, mas torna-se perigoso ela ter feito polêmica com tamanha declaração de "câncer terminal", pois isso provocou, inicialmente, comoção pública e muita repercussão na imprensa do entretenimento.
Quanto ao câncer terminal, recentemente perdemos a atriz estadunidense Shannen Doherty, falecida aos 53 anos. Ela era estrela dos seriados Barrados no Baile (Beverly Hills 90210) e Jovens Bruxas (Charmed), e, conhecida por sua aparência jovial, ela havia envelhecido devido à doença. Aparentemente, Isabel não parece estar desgastada visualmente, embora seja possível que seu câncer seja verdadeiro, apenas num estágio bem mais moderado e com chances de ser reversível.
De qualquer forma, o caso Isabel Velloso acontece num momento de crise no meio dos influenciadores digitais, envolvidos em confusões, encrencas e acusações de crimes financeiros. O influenciador e ex-participante do Big Brother Brasil, Dilson Alves da Silva Neto, o Nego Di, que foi preso por acusação de fraudes financeiras e, depois, condenado por injúria, difamação e danos morais contra a deputada gaúcha Luciana Genro.
Há, também, influenciadores digitais que estão sendo investigados sob acusação de fazerem propaganda do perigoso Jogo do Tigrinho (do inglês, Fortune Tiger), jogo eletrônico que promete lucros fáceis mas que, na verdade, nunca paga devidamente os supostos prêmios dos vencedores e já colocou muitos de seus jogadores em falência.
Num país em que até comediante de estandape inventa uma suposta carreira jornalística para abocanhar um emprego de "analista de mídias sociais" só para ganhar o dinheiro da pensão alimentícia da ex-mulher, liberando a grana restante para o divertimento pessoal do cara, vemos o quanto comediantes de segunda categoria, influenciadores e subcelebridades estão provocando muita confusão e contribuindo ainda mais para a degradação cultural do nosso país.
Comentários
Postar um comentário