Pular para o conteúdo principal

A BURGUESIA ILUSTRADA EM CLIMA DE FESTA


Nunca na História do nosso país uma classe de abastados esteve no seu pleno apogeu. Conquistando o protagonismo pleno, a burguesia ilustrada pela primeira vez pode usufruir de seus privilégios de classe num momento de paz, diferente do que seus antepassados sofreram, quando tiveram que exercer seu poder pela força diante da reação revoltada dos oprimidos.

Hoje a classe dos opressores apenas expurgou os golpistas úteis que, fazendo todo o serviço de retrocessos em 2016, agora foram descartados. As mesmas elites que derrubaram Dilma Rousseff, exaltando Sérgio Moro, acolhendo o pacote de maldades de Michel Temer e "experimentando" Jair Bolsonaro, agora posam de "esquerdistas desde 1500" e querem fugir da reputação de seus ancestrais que exterminaram índios, escravizaram negros e derrubaram presidentes.

Posando de "pobrezinhos" para lacrar nas redes sociais, esses burgueses bronzeados vivem a plenitude do seu empoderamento, crentes que o Brasil se transformará num "país de Primeiro Mundo", não para dar qualidade de vida aos mais necessitados, mas para garantir o ingresso dos "bacanas" nos banquetes dos países prósperos.

É vergonhoso ver pessoas cheias de dinheiro, mostrando bens de luxo, com seus carrões de prestígio, fingindo serem "pobres", nas suas postagens nas redes sociais. Gente que, com muito prazer, agora se abriga sob os paletós azuis do presidente Lula, já que o petista agora se tornou um grande pelego político, uma mascote não-assumida da Faria Lima.

Recentemente a burguesia ilustrada se divertiu com determinados episódios. Um deles foi o caso da inauguração do canal SBT News, quando o presidente Lula foi convidado pelas herdeiras de Sílvio Santos para visitar os estúdios. O cantor breganejo Zezé di Camargo, que outrora apoiou condicionalmente o presidente Lula, cancelou seu especial natalino que realizaria na emissora fundada pelo finado homem-sorriso.

A inauguração contou, além de Lula, com a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja,  o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad e Ricardo Lewandowski, além do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e do cotado para ser ministro do STF, Jorge Messias. O governador de São Paulo e virtual presidenciável Tarcísio de Freitas também esteve na cerimônia.

Muitos apoiaram Zezé di Camargo, hoje apoiador de Jair Bolsonaro, mas até o também bolsonarista Leonardo achou que o parceiro, que havia sido compositor de sucessos da dupla Leandro & Leonardo, foi "longe demais". Disse Leonardo, usando da atitude de ídolos popularescos ficarem bajulando o povo brasileiro:

"Eu vi a postagem dele, vi muita gente falando que ele foi bem demais. Mas eu acho que não era hora dele de falar isso, né? Ele vive do povo, assim como eu. Então a gente tem fãs de todos os partidos, né? E pra mim partidos não importa. Pra mim o que importa é quem é que vai se candidatar, qual que é a proposta do candidato".

Por ironia, Leandro & Leonardo também ficaram famosos por regravar sucessos do finado ídolo brega Lindomar Castilho, conhecido por um feminicídio cometido em 1981 - pelo menos há uma qualidade que une um ídolo cafona ao genial produtor, mas de caráter pouco admirável, Phil Spector, que encerrou sua vida preso por cometer um feminicídio - , e cujo óbito, aos 85 anos de idade, deve ter sido considerado "prematuro" pelo negacionista factual, que acredita que os feminicidas são "super-homens" e os únicos tipos de homens "proibidos de morrer" na espécie humana.

Vamos a outro episódio.

Foi num comercial da marca de chinelos Havaianas, estrelado pela atriz Fernanda Torres - em outra ironia, estrela do seriado Os Normais, cujo tema foi "Doida Demais", sucesso do citado ídolo brega que soava póstumo antes mesmo de seu cantor morrer, e que foi um dos sucessos regravados pela dupla de "Tapas e Beijos" - , no qual a atriz manifestava seu desejo de começar o ano novo não com o pé direito, mas "com os dois pés".

"Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte. Mas, vamos combinar, sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os 2 pés. Os 2 pés na porta, os 2 pés na estrada, os 2 pés na jaca, os 2 pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés", disse a atriz e escritora.

Bolsonaristas se sentiram ofendidos e iniciaram uma campanha para boicotar a marca Havaianas. Em uma loja de Brusque, Santa Catarina, houve uma promoção de liquidação de estoque, com chinelos Havaianas a R$ 1 em protesto contra a campanha. Nas redes sociais, um comercial imitando uma campanha da marca rival Ipanema, da Grendene, falou em "entrar em 2026 com o pé direito e deixar a concorrente lacradora no lixo".

A campanha do boicote não deu certo, causando o efeito contrário ao esperado. A dona da marca Havaianas, a Alpargatas - que tem o banco Itaú como um dos sócios - , , que havia perdido valor de mercado antes do comercial e 3%, recuperou acima do índice perdido e compensou as perdas do dia anterior ao da peça publicitária.

Quanto à marca Grendene, o Supremo Tribunal Federal registra que os irmãos Alexandre e Pedro Grendene Bartelle, fundadores da marca que comercializa os chinelos Ipanema, haviam doado juntos cerca de R$ 1 milhão para a campanha de Jair Bolsonaro em 2018.

PARECER TÉCNICO - Eu sinto muita simpatia pela marca Havaianas e apoio a campanha de Fernanda Torres, mas eu prefiro utilizar os chinelos Ipanema (que meus pés calçam no momento em que digito estas linhas) apenas por um critério técnico: os chinelos da marca da Grendene são mais resistentes do que os da Alpargatas. É só uma questão de funcionalidade, nada mais.

Eu experimentei várias vezes os chinelos Havaianas, e eles se desgastam com mais facilidade, além das tiras se soltarem com o tempo. Já os chinelos Ipanema têm maior durabilidade. Portanto, não se trata de uma questão ideológica aqui e ali e não faço parte desse coro polarizador que não consegue ver a verdade dos fatos.

Na verdade, a burguesia ilustrada mostrou mesmo que é a "burguesia de chinelos", a "burguesia Havaianas", pouco importando a funcionalidade. Para a "boa" sociedade, só presta mesmo a sua inclinação esquerdista, ao mesmo tempo postiça e tendenciosa, com o fim de lacrar nas redes sociais e obter algumas gorjetas estatais do governo Lula. Apesar da pose de "generosa", essa elite bronzeada pouco está se importando com os brasileiros, preferindo que nosso país seja apenas um satélite em orbita no Sistema Lular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIÃO DO AMOR?

Vejam como são as coisas, para uma sociedade que acha que os males da religião se concentram no neopentecostalismo. Um crime ocorrido num “centro espírita” de São Luís, no Maranhão, mostra o quanto o rótulo de “kardecismo” esconde um lodo que faz da dita “religião do amor” um verdadeiro umbral. No “centro espírita” Yasmin, a neta da diretora da casa, juntamente com seu namorado, foram assaltar a instituição. Os tios da jovem reagiram e, no tiroteio, o jovem casal e um dos tios morreram. Houve outros casos ao longo dos últimos anos. Na Taquara, no Rio de Janeiro, um suposto “médium” do Lar Frei Luiz foi misteriosamente assassinado. O “médium” era conhecido por fraudes de materialização, se passando por um suposto médico usando fantasias árabes de Carnaval, mas esse incidente não tem relação com o crime, ocorrido há mais de dez anos. Tivemos também um suposto latrocínio que tirou a vida de um dirigente de um “centro espírita” do Barreto, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Houve incênd...

LULA GLOBALIZOU A POLARIZAÇÃO

LULA SE CONSIDERA O "DONO" DA DEMOCRACIA. Não é segredo algum, aqui neste blogue, que o terceiro mandato de Lula está mais para propaganda do que para gestão. Um mandato medíocre, que tenta parecer grandioso por fora, através de simulacros que são factoides governamentais, como os tais “recordes históricos” que, de tão fáceis, imediatos e fantásticos demais para um país que estava em ruínas, soam ótimos demais para serem verdades. Lula só empolga a bolha de seus seguidores, o Clube de Assinantes VIP do Lulismo, que quer monopolizar as narrativas nas redes sociais. E fazendo da política externa seu palco e seu palanque, Lula aposta na democracia de um homem só e na soberania de si mesmo, para o delírio da burguesia ilustrada que se tornou a sua base de apoio. Só mesmo sendo um burguês enrustido, mesmo aquele que capricha no seu fingimento de "pobreza", para aplaudir diante de Lula bancando o "dono" da democracia. Lula participou da Assembleia Geral da ONU e...

BREGALIZAÇÃO CULTURAL E O PERIGO DE FALSOS SURTOS NOSTÁLGICOS

HÁ CRÍTICOS MUSICAIS QUE CONSIDERAM SUCESSOS DA MÚSICA BREGA "CLÁSSICOS" SÓ PORQUE TOCARAM NOS MOMENTOS DA INFÂNCIA, COMO OS PASSEIOS PARA A PRAIA COM A FAMÍLIA. A lembrança nostálgica, para a arte e a cultura, deveria levar em conta os critérios artísticos e a relevância cultural, critérios que não podem envolver uma simples impressão solipsista de um público ouvinte e suas recordações meramente pessoais ou grupais. O comercialismo musical, ultimamente sobre o tratamento gurmê da grande mídia, se aproveita da ingenuidade coletiva para promover surtos nostálgicos que soam postiços. Tantos falsos saudosismos são montados pela mídia e pelo mercado, visando prolongar o sucesso comercial de ídolos veteranos, vide a onda do brega-vintage que tentou reciclar com embalagem de luxo nomes da mediocridade musical como. Michael Sullivan, É O Tchan, Bell Marques e Chitãozinho & Xororó, estes com a música “ Evidências”. O brega-vintage foi uma amostra de como a bregalização cultural -...

O NEGACIONISMO FACTUAL E A 89 FM

Era só o que faltava. Textos que contestam a validade da 89 FM - que celebra 40 anos de existência no dia 02 de dezembro, aniversário de Britney Spears - como “rádio rock” andam sendo boicotados por internautas que, com seu jeito arrogante e boçal, disparam o bordão “Lá vem aquele chato criticar a 89 novamente”. Os negacionistas factuais estão agindo para manter tudo como o “sistema” quer. Sempre existe uma sabotagem quando a hipótese de um governo progressista chega ao poder. Por sorte, Lula andou cedendo mais do que podia e reduziu seu terceiro mandato ao mínimo denominador comum dos projetos sociais que a burguesia lhe autorizou a fazer. Daí não ser preciso apelar para a farsa do “combate ao preconceito” da bregalização cultural que só fez abrir caminho para Jair Bolsonaro. Por isso, a elite do bom atraso investe na atuação “moderadora” do negacionista factual, o “isentão democrático”, para patrulhar as redes sociais e pedir o voicote a páginas que fogem da assepsia jornalística da ...

FARIA LIMA ESTÁ CASTRANDO O PENSAMENTO E A CULTURA NO BRASIL

Notaram que a cultura brasileira, em diversos aspectos, sucumbiu a um padrão degradante, que domestica o povo e garante poder maior ao empresariado? Expressões culturais de qualidade continuam existindo, mas elas tiveram seus espaços de manifestação reduzidos, colocados quase à margem da chamada opinião pública, tendo menos visibilidade e menos impacto de influência. O Brasil está social e culturalmente degradado, acumulando retrocessos que se transformaram nos “novos normais” que passaram a ser aceitos dentro das zonas de conforto da complacência coletiva. Mesmo com a redemocratização, não recuperamos os parâmetros socioculturais que se desenhavam nos tempos de Juscelino Kubitschek e João Goulart. Ainda mantemos os resíduos dos tempos dos generais Emílio Médici e Ernesto Geisel, e, o que é pior, com vários desses entulhos promovidos a falsos tesouros nostálgicos. E como é que muitos acreditam que o Brasil ainda vai chegar ao Primeiro Mundo com uma precarização sociocultural em níveis ...

“JORNALISMO DA OTAN” BLINDA CULTURALISMO POPULARESCO DO BRASIL

A bregalização e a precarização de outros valores socioculturais no Brasil estão sendo cobertos por um véu que impede que as investigações e questionamentos se tornem mais conhecidos. A ideologia do “Jornalismo da OTAN” e seu conceito de “culturalismo sem cultura”, no qual o termo “cultura” é um eufemismo para propaganda de manipulação política, faz com que, no Brasil, a mediocridade e a precarização cultural sejam vistas como um processo tão natural quanto o ar que respiramos e que, supostamente, reflete as vivências e sentimentos da população de cada região. A mídia de esquerda mordeu a isca e abriu caminho para o golpismo político de 2016, ao cair na falácia do “combate ao preconceito” da bregalização. A imprensa progressista quase faliu por adotar a mesma agenda cultural da mídia hegemônica, iludida com os sorrisos desavisados da plateia que, feito gado, era teleguiada pelo modismo popularesco da ocasião. A coisa ainda não se resolveu como um todo, apesar da mídia progressista ter ...

LULA APROVA SALÁRIO MÍNIMO COM REAJUSTE MIXURUCA

O salário mínimo para 2026 teve um reajuste de menos de 7%, atingindo somente um índice de 6,78%, em relação a este ano. Isso significa que o valor de R$ 1.518, cujo aumento chegou a ser cogitado para R$ 1.631 e, depois, para R$ 1.627, foi acrescido somente de R$ 103, ficando para a quantia de R$ 1.621 para 2026. É um reajuste típico de sindicalistas pelegos, desses que não ameaçam os privilégios dos patrões, trazendo para os trabalhadores apenas uma parte parcial da remuneração reivindicada, garantindo apenas poucos ganhos para a população mais necessitada. A desculpa usada pelo governo Lula para dar um reajuste fajuto para o salário mínimo é que a inflação ficou mais baixa que o esperado e, portanto, só foi preciso um aumento nestes parâmetros, considerado pelos tecnocratas do Governo Federal como “aumento real”. Todavia, esse aumento só vai pesar menos para as classes mais abastadas, sobretudo a chamada burguesia ilustrada, a parte mais festiva e lúdica das classes privilegiadas. O ...

JUVENTUDE DESCOLADA MOSTRA UM BRASIL DECADENTE SOB HEDONISMO TÓXICO

FARIA LIMA EM FESTA - JUVENTUDE WOKE  INDO "PRA BALADA" COM A BURGUESIA ILUSTRADA. Enquanto no exterior vemos atores e atrizes ligadas ao universo juvenil ouvindo rock clássico e música folk  e buscando hábito de leitura em livros, no Brasil o hedonismo tóxico é que impera e a juventude woke  parece atuar como um bando de marionetes do empresariado da Faria Lima. Nas conversas que eu ouço, o hedonismo viciado impera. Num dia, é o fanatismo pelo futebol. Noutro, é a adoração a ritmos popularescos, como piseiro, "pagode romântico", "funk" e sofrência. Em seguida, é uma tal de "ir pra balada", "balada LGBT", "balada isso, balada aquilo", usando e abusando desse jargão farialimer . Mais adiante, é falar sobre marcas de cerveja. Noutra, é exaltar aquele intervalo para fumar um cigarro. É esse o Brasil que está pronto para se tornar país desenvolvido? Que geração é essa que vai liderar o futuro da nação? Gente aderindo a um hedonism...

ELITE DO BOM ATRASO NÃO QUER SABER DE TALENTO

O MERCADO DE TRABALHO QUER CONTRATAR PESSOAS MARCADAS POR PADRÕES ESTÉTICOS E COMPORTAMENTAIS, AINDA QUE SÓ FAÇAM O MAIS DO MESMO E ATÉ SE DISTRAIAM DURANTE O TRABALHO. A elite do bom atraso, até pela influência dos seus “mestres” da Faria Lima, não pensa no talento para o desempenho das atividades. No mercado de trabalho, sabemos que as conveniências, ou seja, o “quem indica”, valem muito mais do que o talento. O que valem são os padrões estéticos e comportamentais aceitos pelas convenções sociais dominantes. A vantagem de pessoas de boa aparência, mas de vocação medíocre, para certos postos de trabalho, contrasta quando gente bem mais talentosa é forçada a trabalhar como operadora de telemarketing ou entregadora de aplicativo. A desigualdade profissional cria um quadro mais grave do que se pode imaginar. Até num âmbito como o radialismo rock se viu tamanha aberração. Enquanto locutores sarados ou fofinhos, com jeito de animadores de gincanas, foram trabalhar nas rádios rock anunciand...

FIM DA MTV É UMA AMOSTRA DE UMA CRISE MAIS GRAVE DO QUE SE PENSA

O fim da MTV, anunciado para o último dia de 2025, causa impacto na cultura jovem no mundo inteiro. Mesmo nos EUA, onde a MTV principal permanece apenas no nome, seu espírito desapareceu há algum tempo, substituído pelo vazio existencial dos “riélite chous”. Os canais derivados musicais, que traziam a alma original da MTV de alguma forma, como MTV 80s e MTV 90s, sairão do ar no Reveillon. E no Brasil, mesmo a versão brasileira pós-2013 - subordinada às diretrizes da Paramount matriz estadunidense - deixará de existir. Tudo se reduzirá a programas que atendem aos interesses dos atuais executivos, preocupados com o streaming e os reality shows. É claro que devemos lembrar que a MTV não é a “TV do rock” nem o “edifício-garagem” que muitos pensavam ser. Era uma televisão de pop eclético, na qual o rock era apenas um entre os estilos tocados. E tanto isso é verdade que a excelente franquia da MTV pelo Grupo Abril foi a que fez despertar nas mentes dos jovens dos anos 1990 o interesse pela M...