Pular para o conteúdo principal

10 RESOLUÇÕES PARA QUEM VAI ENTRAR NOS 65 ANOS


Quem nasceu na década de 1950 não deve e nem tem o direito de pensar em viver como os idosos das gerações anteriores. Isso se tornou tão certo que uma geração de médicos, empresários, publicitários e economistas, casados com ex-modelos, atrizes ou belas jornalistas mais jovens, caíram no ridículo, quando, ao completarem 50 ou 55 anos, tentaram parecer mais velhos do que realmente eram.

Hoje a meia-idade é para se reinventar. É bem menos uma questão de descansar e se preparar para a velhice e muito mais uma questão de reciclar a juventude perdida. Sim, voltar a ser jovem é um tabu para quem tem mais de 50 anos, a juventude lhes parece linda, mas que fique distante deles junto aos filhos e netos.

Nada disso. Quem nasceu nos anos 1950 tem a obrigação de se reinventar. Nada de soar como o "rabo" da geração de 1930 e 1940, para a qual faz sentido mantiverem convicções morais, comportamentais e religiosas de um tempo em que o Brasil ainda era predominantemente rural e agrário.

Quem nasceu nos anos 1950, não. Não faz sentido médicos, empresários, advogados, economistas e publicitários etc chegarem aos 60 anos defendendo um Brasil de Jacinto de Thormes. Eles que parem de brincar de reviver os anos 1940 que não viveram e reaprendam a década de 1980 na qual se realizaram na vida.

Infelizmente, os anos 1950 não geraram seus equivalentes a Otto Maria Carpeaux, Josué Montello, Afonso Arinos, Oscar Niemeyer, gente que, independente do plano ideológico, se destacavam por grandes ideias e uma erudição ímpar. A geração dos anos 1950 nem podia pensar nisso, porque na sua fase de idealismo, eram castradas pelo contexto político da ditadura militar.

Fica constrangedor, também, que os sessentões de primeira viagem - nascidos entre 1950 e 1955 - , sobretudo os que são empresários, médicos, economistas etc, tenham que parecer "mais velhos" e imitar o comportamento de seus pais, professores e patrões (geralmente 20 anos mais velhos) se, nos EUA e Inglaterra, a coisa é bem diferente.

Se observarmos bem, os integrantes de um grupo ultrajovial como o Devo - que continua firme, em que pese o falecimento do guitarrista Bob Casale, no ano passado - e de grupos punk como Damned e Buzzcocks, são hoje "senhores" nascidos entre 1950 e 1955.

Vergonha para médicos e empresários nascidos em 1953 e 1954 que, no seu enferrujamento espiritual - em que pesem suas esposas 15 ou 20 anos mais novas - , ainda tentam se lembrar se viram ao vivo uma apresentação de Glenn Miller (morto em 1944) quando eram crianças.

Para ajudar essa patota, sobretudo a turminha de 1950 que chega aos 65 anos, consciente de que, para um Serginho Groisman e uma Sônia Braga, existem um monte de contemporâneos frustrados por não terem nascido nos anos 1940, vamos dar uma orientação sobre como reinventar a meia-idade, agora que os born in the 50's vão conhecer seus primeiros idosos.

Se a ideia é reinventar a meia-idade, então vamos começar por aqueles que já estreiam a terceira idade recomendando esquecer aquele padrão de vida idosa que eles tanto conheceram de seus pais. Vamos lá.

1) PROCURAR RECUPERAR A BOA FORMA - Não existe a ditadura da boa forma. O que existe é a ditadura da má forma. Chegando aos 55, as pessoas são obrigadas não a manter o corpo juvenil, mas, pelo contrário, a engordar para parecerem "maduros". Isso é terrível, traz indisposição e doenças. Por isso, nada de acreditar que aquela barriga de "coroa" foi um presente das fases da Lua. A ideia é controlar a alimentação, fazer exercícios e perder a barriga, mesmo aquela acumulada desde os 35 ou 40 anos de idade.

2) MODERAR A INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS - Medida desagradável, principalmente num país como o Brasil, em que bebidas alcoólicas não são bebidas, mas objetos de culto religioso. E o problema não é apenas beber "socialmente", mas reduzir as sessões de consumo de bebida alcoólica. Num único fim-de-semana, as pessoas geralmente têm de cinco a sete turnos de consumo, um na noite de sexta-feira, e outros três no sábado e domingo. Convém cortar pela metade e escolher os horários de maior necessidade. E, claro, sem beber exageradamente, preferindo até se distrair com uma conversa longa a cada gole. Aconselhável substituir o álcool com sucos e refrigerantes, na maioria dos casos.

3) REPREENDER MENOS OS FILHOS - Mais chato do que os filhos errarem por alguma desatenção ou impulso da vida, são os pais querendo repreendê-los de maneira irritada e insistente, como se os filhos tivessem que, submissos às normas de etiqueta, calcular até mesmo a largura de um sorriso para cada situação. Além disso, os pais se esquecem que eles, muitas vezes, repreendem os filhos pelo que os próprios pais haviam feito em outros tempos.

4) NÃO TENTE ENTENDER DEMAIS O PASSADO - Mais irritante da geração que começa os 60 anos é sua mania de parecer antigo. Tentam ter a bagagem cultural, mental e intelectual não de quem nasceu nos anos 1950, mas de quem já estava adulto na época. E já caem no lugar comum viajando para o centro histórico de Roma, para vinícolas no interior da França ou nas viagens para Nova York tentando reviver o glamour dos anos 1940 (?!). Se fosse por alguma identificação temporal, tudo bem, mas as pessoas fazem isso mais para impressionar os mais velhos (que hoje têm cerca de 75 ou 80 anos), e isso soa forçar a barra. O ideal, para quem viveu os anos 1950, é agora reviver o lado divertido dos anos 80, época de suas realizações pessoais plenas.

5) MULHERES DEVERIAM LARGAR O BEATISMO - Nada mais chato do que ser beato religioso e acreditar que a qualidade de vida será obtida pela frequência da devoção religiosa que é expressa. Grande ilusão. E, para piorar, muitas mulheres que se tornam beatas haviam sido moças avançadas, divertidas, atraentes e até sexy, em outros tempos, mas eram bastante ocupadas na vida amorosa. Hoje, quando se entregam à solteirice, tornam-se religiosas e fora de forma. Isso é triste. Elas poderiam aprender com o que elas mesmas viveram, recuperar a boa forma e não ficarem orando ou endeusando santos ou coisas parecidas. E também não expressar isso nas mídias sociais, redutos dos mais diversos e extremos pontos-de-vista, péssimos para alguém expressar alguma devoção religiosa. Facebook não é igreja.

6) NÃO USAR SAPATOS DUROS NEM SANDÁLIAS DE SALTO ALTO A TODO MOMENTO - Os homens nascidos nos anos 1950 caíram no ridículo quando, nos seus 50, 55 anos, quiseram aparecer usando a todo momento sapatos de verniz ou de couro. Bastava uma ida ao cineminha para os médicos, empresários e economistas usarem e abusarem nesses sapatos que confortam a vaidade mas machucam as solas dos pés. A ideia é para os homens usarem tênis na hora do lazer, limitando os sapatos "sociais" para situações de extrema formalidade. E, para as mulheres, o uso de sapatilhas e sandálias de salto mais baixo é bem melhor para o lazer, até porque os sapatos de salto alto exigem um certo malabarismo circense.

7) USAR ROUPAS COLORIDAS E MAIS INFORMAIS - Se o pessoal ficou grisalho, isso não é desculpa para que se carregue nas roupas formais até quando vai para a praia ou para o cineminha. Grisalhos usando bermudão e tênis são coisas mais naturais. Tal como uma sessentona ir de biquíni. Tudo normal. Mas até pouco tempo atrás o traje de caminhada dos senhores e 50, 60 anos não era muito diferente do conjunto de terno e gravata dos ambientes de trabalho, apenas tirando a gravata, o paletó e arregaçando a manga, à altura do cotovelo, da camisa de colarinho. Até os sapatos de verniz eram mantidos e as meias de nylon pegavam o salitre das praias. E a caminhada, dentro da obsessão das normas de etiqueta, tinha o ritmo de uma procissão, ou talvez, de um funeral. Felizmente a pressão dos ortopedistas fez nossos "senhores", pelo menos, usarem tênis, camiseta e bermudas, sem o medo do uso de cores fortes, nas caminhadas. Mas a patota grisalha terá que aumentar cada vez mais os trajes informais e descontraídos, calçar tênis até para ir à reunião do Iate Clube. E deixar os trajes formais para situações realmente formais.

8) OUVIR MÚSICAS MAIS AGITADAS - A geração born in the 50's não deveria se apegar a referenciais da decada anterior, como ocorre no Brasil. A obsessão dos anos 1940 era tanta que os empresários, médicos, economistas etc evitavam até Beatles e Elvis Presley, de princípio, mas depois tiveram que optar por canções mais lentas desses nomes do rock. Um dos médicos escreveu um livro sobre Beatles do qual precisou de um consultor que escreveu informações sobre o grupo britânico. Outro médico quis parecer especialista de jazz, mas não passa de um apreciador de standards de Hollywood ou de Dixieland (o jazz comportado e granfino dos brancos dos EUA dos anos 1930). Esqueça, garotada de meia-idade! Vão ouvir Rock Brasil e o som dos anos 80 e perceber a diferença entre Legião Urbana e Trem da Alegria. E ouvir sons mais agitados, dos anos 80 em diante, serve para arejar as mentes, animar a alma e até revigorar o desempenho profissional nos tempos de pré-aposentadoria. "Cheek to Cheek", "Moonlight Serenade" e "Dance the Old Fashioned Way" para quem precisa de "Cheek to Cheek", "Moonlight Serenade" e "Dance the Old Fashioned Way". A regra, no entanto, é cair na "Geração Coca-Cola" e no "Blitzkrieg Bop".

9) OUVIR SONS MAIS MODERNOS, E NÃO POR CAUSA DOS FILHOS - Tem uma mania dos "coroas" e dos idosos de primeira hora de que, quando vão a festivais de música jovem, irem somente para acompanhar os filhos. Tem até aquele papo malandro de certos homens, que já vi várias vezes na TV: "Eu sempre (sic) gostei de rock'n'roll, e aproveitei que minha filha foi pro festival para ir junto rever meus tempos de garotão", Não, nada disso. Homens que tomam decisões na hora do trabalho, são patrões, possuem negócio próprio ou trabalham em profissões liberais, não podem cair no hábito constrangedor de depender dos filhos ou dos amigos destes para se divertirem. Isso é RIDÍCULO. As pessoas de 60, 65 anos deveriam ouvir sons mais contemporâneos, mesmo Simple Minds, Cure e Pixies, Legião Urbana ou Ira!, não para se reconciliar com os filhos, agradar a garotada ou "entender os jovens". É para ouvir como se fosse coisa sua, a sua própria trilha sonora. Até porque, em muitos casos, esse som é feito por pessoas da mesma idade que eles ou, quando muito, por gente apenas um pouquinho mais nova, mas com idade de ter sido parceiros de bolinha de gude.

10) ABANDONAR A SISUDEZ E A MELANCOLIA - Muitos motivos do abandono sofrido por gente idosa é o apego à sisudez, à melancolia e às frescuras da formalidade excessiva, do apego exagerado às normas de etiqueta, ao calculismo do "bem viver" que cria um "mal viver" pela racionalidade excessiva que oprime as emoções. Ser melancólico porque alguns amigos de infância já morreram, ou ter medo de dar gargalhadas em público ou, no caso das mulheres, assediar ou beijar alguém na rua, Seria maravilhoso que mulheres de 60, mesmo grisalhas ou enrugadas, mas fisicamente em forma e atraentes, pudessem ter a disposição juvenil de paquerar e namorar.

O "crepúsculo" da vida não é desculpa para uma personalidade tão castrada que faz "coroas" e idosos se afastarem dos mais jovens. É a personalidade castrada e extremamente "racionalizada" da meia-idade que produz a pior velhice. São os "coroas" que repreendem os jovens, à menor risada destes, que são jogados no asilo e condenados ao desdém absoluto. Portanto, não é preciso ser formal demais nem melancólico na meia-idade. É no crepúsculo e no anoitecer que podem ocorrer as festas mais bonitas e vibrantes. A melhor idade deveria ser trabalhada na meia-idade, para criar uma velhice melhor, com muito mais alegria e disposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

LULA NÃO QUER ROMPER COM A VELHA ORDEM

Vamos combinar uma coisa. As redes sociais são dominadas por uma elite bem de vida e de bem com a vida, uma classe brasileira que se acha "a mais legal do planeta", e "a mais equilibrada", sem os fundamentalismos afro-asiáticos nem os pessimismos distópicos do Existencialismo europeu. Essa classe quer parecer tudo de bom e soar, para outras pessoas, diferente dos padrões convencionais da humanidade. Daí a luta de muitos em serem aquilo que não são, parecerem o oposto de si mesmos para lacrar na Internet e obter popularidade e prestígio. Daí ser compreensível que a falsidade é um fenômeno tipicamente brasileiro. O "tomar no cool " que combina pretensiosismos e falsos preciosismos, grandiloquência e espiral do silêncio, a obsessão em parecer diferente sem abandonar as convenções sociais, a luta em parecer novo sem deixar de ser velho, de estar na vanguarda mesmo sendo antiquado, na esperança de que o futuro repita o passado enquanto se vê um museu de grandes

LULA ESTÁ A SERVIÇO DA ELITE DO ATRASO

A queda de popularidade de Lula está sendo apontada por supostas pesquisas de opinião, o que, na verdade, soam como um reflexo suavizado do que já ocorre desde que Lula decidiu trocar o combate à fome e o desemprego pelas viagens supérfluas ao exterior. Mas os lulistas, assustados com essa realidade, sem saber que ela é pior do que se imagina, tentam criar teorias para amenizar o estrago. Num dia, falam que é a pressão da grande mídia, noutro, a pressão dos evangélicos, agora, as falas polêmicas de Lula. O que virá depois? Que o Lula perdeu popularidade por não ser escalado para o Dancing With the Stars dos EUA para testar o "novo quadril"? A verdade é que Lula perdeu popularidade porque sei governo é fraco. Fraquíssimo. Pouco importam as teorizações que tentam definir como "acertadas" as viagens ao exterior, com a corajosa imprensa alternativa falando em "n" acordos comerciais, em bilhões de dólares atraídos para investimentos no Brasil, isso não convence

O DESESPERO DAS ESQUERDAS COM A CRISE DO GOVERNO LULA

LULA INVESTE NO MUNDO DE SONHO E FESTA, QUE NÃO CONOVE QUEM ESTÁ FORA DA BOLHA LULISTA. As esquerdas, na semana passada, ficaram apreensivas. Depois da boa adesão de bolsonaristas na passeata da Avenida Paulista, no último 25 de fevereiro, as supostas pesquisas de opinião apontavam queda de popularidade do presidente Lula, mesmo quando aparentemente foram divulgados resultados positivos na Economia. Crentes num protagonismo pleno e numa certeza absoluta de triunfo do Brasil, como se seu processo de transformação em país desenvolvido fosse inevitável e inabalável, as esquerdas brasileiras se recusam a admitir a realidade, a de que elas não são tão protagonistas quanto imaginam. Na verdade, as esquerdas "alugaram" seu espaço político aproveitando as brechas jurídicas do Supremo Tribunal Federal (STF), que só passou a reagir contra a Operação Lava Jato preocupados com a ascensão abusiva de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol ao poder. Era o velho fenômeno do capanga querendo tomar o

LULA REPAGINA O "MILAGRE BRASILEIRO"

O TERCEIRO MANDATO DE LULA NÃO REPRESENTA RUPTURA COM OS PARADIGMAS SOCIOCULTURAIS VIGENTES NO PERÍODO DO GENERAL ERNESTO GEISEL, APENAS ADAPTANDO O "MILAGRE BRASILEIRO" PARA UM CONTEXTO "DEMOCRÁTICO". Duas "boas notícias" envolvem o Brasil.  Uma é a divulgação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta um aparente crescimento da renda per capita da população brasileira, tomando como critérios de avaliação o trabalho, a aposentadoria, os auxílios governamentais (como o Bolsa Família), o aluguel e outros rendimentos. Segundo os dados divulgados, correspondentes a 2023, o maior nível de rendimentos médios está no Distrito Federal, com o valor de R$ 3.357, enquanto o Maranhão aparece em último lugar, com R$ 945. São Paulo teve o valor de R$ 2.492, estando em segundo. Em terceiro, o Rio de Janeiro ficou em terceiro, com R$ 2.367.  Reduto do bolsonarismo, Santa Catarina, quinta colocada, ficou com R$ 2.269, seguida do berço d

QUANDO SUCESSO E DIGNIDADE NÃO COMBINAM EM SALVADOR

O Brasil já é um país de arrivistas, cujo modelo de moral religiosa se empenha, quase sempre, em proteger os abusos dos outros, como se a dignidade de um aflito se medisse na complacência ou mesmo na servidão a quem subiu na vida de maneira desonesta ou inconveniente. Tanto isso ocorre que há um certo exagero na pregação de religiosos para os aflitos "retrabalharem as energias" para saírem de seus infortúnios. Na verdade, isso também é um meio, de, através da misericórdia e do perdão (não seriam "riquesicórdia" e "ganhão"?) a um abusador, poupado e mantido nos seus privilégios desmerecidos, se passe pano nas desigualdades que se agravam no nosso país? As religiões, por meio desse procedimento, tentam fazer os aflitos se convencerem de que é preciso ter sangue de barata para viver. Não se pode sequer gemer de dor, quanto mais reclamar da cida. Se a pessoa vive um drama kafkiano, que então se sinta como o homem tornado barata, na metamorfose astral mediante

RETORNEI DE FÉRIAS

Foram dezoito dias no Grande Rio. Duque de Caxias, sobretudo Xerém, mais Rio de Janeiro, principalmente Tijuca, com passeios pelo Centro, Méier, Del Castilho e Barra da Tijuca. Uma breve passagem em Niterói, focalizando Icaraí e Jardim Icaraí, mas passando pela Rodoviária na Avenida Feliciano Sodré e no Plaza Shopping, no Centro. Dias de férias, entre 19 de dezembro e 06 de janeiro. Ao voltar para São Paulo, é tempo de arrumar a casa e planejar a vida. E o Linhaça Atômica está de volta, depois de alguns dias com reprise de antigas postagens. 2022 foi embora, bastante difícil e um tanto doloroso, e 2023 começa, prometendo ser também um outro ano difícil. Mas vamos seguir em frente, e esperamos que melhorias ocorram. O blogue está de volta.