Pular para o conteúdo principal

OS APELOS DE LULA NUM BRASIL INFANTILIZADO

LULA RECEBE O ABRAÇO DO MARQUETEIRO E HOJE MINISTRO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO, SIDÔNIO PALMEIRA.

O atual mandato de Lula demonstra que o Brasil vive num contexto de um país infantilizado, birrento, que acredita cegamente que chegará ao Primeiro Mundo quando vemos que esse sonho é distante a anos-luz da realidade (não diga isso para o negacionista factual, porque ele surta).

Um país em que a juventude identitária, já no semblante, demonstra parecer um bando de crianças de sete, oito anos em corpos de gente de 22, 23 anos, torce para Lula ser reeleito, quando ele se desgasta a olhos vistos e precisa apelar para a propaganda para tentar recuperar a popularidade e a confiança entre os mais pobres, hoje revoltados com o presidente.

Num país em que a "verdade" tem que ser medida pelo êxito da publicidade, que na verdade (permitam-me o trocadilho) é um terreno marcado pela mentira (mente-se sobre um produto ou ideia para que ela seja acolhida pelo público alvo), Lula chamou o seu marqueteiro de 2022, Sidônio Palmeira, para a Secretaria de Comunicação, na esperança de evitar o agravamento de sua queda de popularidade.

Vivemos num cenário de simulacros. As ficções dos relatórios, com supostas realizações que, de tão fantásticas, fáceis e imediatas demais, não conseguem encontrar reflexo na realidade. Temos as opiniões de Lula, não raro com muitas e novas gafes, palavras que tentam, em vão, tomar o lugar dos atos. Temos cerimônias e rituais para simples anúncios de medidas de governo.

Ou seja, é tudo maquiagem, retórica, artifícios com gráficos, plotagens com pobres estereotipados e sorridentes, opiniões que fazem com que os lulistas durmam tranquilos mesmo quando o presidente deixa de fazer alguma coisa urgente. Isso mostra o quanto vivemos numa sociedade hipermidiatizada e hipermercantilizada, onde os fatos se submetem aos juízos de valor de quem tem mais poder e o prazer humano é subordinado ao consumismo voraz e instintivo.

Lula decidiu que vai discursar, de duas em duas semanas, para "dar visibilidade às realizações do seu governo". Mais artifícios, partidos de um presidente que acha que a realidade está "rebelde" e, por isso, ela deve obedecer às vontades do petista, que, se considerando o "menino mimado da História", quer agora que todos os seus desejos sejam atendidos.

Duas medidas de cunho paliativo foram anunciadas por um presidente que, recentemente, age para promover até desastres ambientais, como a exploração de petróleo na Amazônia e a construção de hidrovia no Pantanal, que põem risco à diversidade biológica e à sustentabilidade da natureza. Ou seja, um presidente que comete erros graves e acha que pode acertar com medidas até corretas, mas longe de serem socialmente transformadoras.

Lula anunciou que vai investir uma bolsa de R$ 1 mil para cada aluno pelo programa Pé-de-Meia e, também, a oferta gratuita de remédios e fraldas geriátricas pela Farmácia Popular. Iniciativas corretas, mas que não são revolucionárias, por mais que causem muito burburinho nos lulistas extasiados nas redes sociais. E o presidente ainda fez gracinha ao anunciar os dois programas:

"Uma dupla que não é sertaneja, mas que está mexendo com o Brasil: o Pé-de-Meia e o novo Farmácia Popular. É para os jovens brasileiros que trago a primeira boa notícia. O pagamento da poupança de R$ 1.000 do programa Pé-de-Meia entra amanhã na conta e rendendo. Tem direito ao valor quem passou de ano. Mas quem concluiu o ensino médio já pode sacar a partir desta terça".

O presidente Lula vive na ilusão de querer ser "tudo de tudo". Não admite que sua queda de popularidade se deu principalmente pela sua aproximação "democrática" com as elites e por medidas que somente os lulistas julgam "acertadas", como a ênfase na política externa no começo do atual mandato.

Preocupado com as supostas pesquisas de opinião - que mostraram apenas uma leitura "amena" da queda de popularidade do presidente - , Lula vive no seu mundo que se torna anacrônico, já que ele é uma personalidade de um outro tempo, de um Nordeste agrário e conservador dos anos 1940. Daí, por exemplo, a religiosidade tradicionalista de Lula e o machismo estrutural de seus valores masculinos.

É triste ver que dependemos de alguém assim, um homem de 80 anos que deveria se aposentar da política, para conduzir o futuro do nosso país. Para a sociedade identitarista e para a elite do bom atraso - a burguesia de chinelos que se acha "pobre" porque fala português errado e ouve música popularesca - , tanto faz, afinal se tratam de pessoas bem de vida, às quais só estão preocupadas com o divertimento e o consumo, não vivem os dramas pessoais do povo pobre da vida real, este invisível ao lulismo.

O Brasil vive a versão tardia e cafona dos roaring twenties dos EUA do século 20. Um país infantilizado que teima em se considerar "país desenvolvido", gozando das zonas de conforto que o governo Lula oferece, com os seguidores do presidente vivendo de diversão e consumismo.

Enquanto isso, a verdadeira justiça social não se realiza e, quando muito, só recebe medidas paliativas. Salários precários que os lulistas definem como uma fartura, dando apenas um milhar e meio para os trabalhadores enquanto despeja valores 40 vezes maiores para cada parlamentar que fizer uma única votação a favor de Lula.

Com esse quadro sociopolítico e sociocultural que temos, o nosso país vive um cenário de muita confusão. Temos que pensar numa terceira via competitiva que possa fazer nosso país respirar, pois o lulismo demonstrou que está cheirando a mofo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ANIMAIS CONSUMISTAS"AJUDAM A ENCARECER PRODUTOS

O consumismo voraz dos "bem de vida" mostra o quanto o impulso de comprar, sem ver o preço, ajuda a tornar os produtos ainda mais caros. Mesmo no Brasil de Lula, que promete melhorias no poder aquisitivo da população, a carestia é um perigo constante e ameaçador. A "boa" sociedade dos que se acham "melhores do que todo mundo", que sonha com um protagonismo mundial quase totalitário, entrou no auge no período do declínio da pandemia e do bolsonarismo, agora como uma elite pretensamente esclarecida pronta a realizar seu desejo de "substituir" o povo brasileiro traçado desde o golpe de 1964. Vemos também que a “boa” sociedade brasileira tem um apetite voraz pelo consumo. São animais consumistas porque sua primeira razão é ter dinheiro e consumir, atendendo ao que seus instintos e impulsos, que estão no lugar de emoções e razões, ordenam.  Para eles, ter vale mais do que ser. Eles só “são” quando têm. Preferem acumular dinheiro sem motivo e fazer de ...

A SOCIEDADE HIPERMERCANTIL E HIPERMIDIÁTICA

CONSUMISMO, DIVERSÃO E HEDONISMO OBSESSIVOS SÃO AS NORMAS NO BRASIL ATUAL. As pessoas mais jovens, em especial a geração Z mas incluindo também a gente mais velha nascida a partir de 1978, não percebe que vive numa sociedade hipermercantilizada e hipermidiatizada. Pensa que o atual cenário sociocultural é tão fluente como as leis da natureza e sua rotina supostamente livre esconde uma realidade nada livre que muitos ignoram ou renegam. Difícil explicar para gente desinformada, sobretudo na flor da juventude, que vivemos numa sociedade marcada pelas imposições do mercado e da mídia. Tudo para essa geração parece novo e espontâneo, como se uma gíria fabricada como “balada” e a supervalorização de um ídolo mediano como Michael Jackson fossem fenômenos surgidos como um sopro da Mãe Natureza. Não são. Os comportamentos “espontâneos” e as gírias “naturais” são condicionados por um processo de estímulos psicológicos planejados pela mídia sob encomenda do mercado, visando criar uma legião de c...

LULA OFENDE O POVO POBRE COM PIADA DA "VARANDA DE PUM"

Em cerimônia de lançamento de um projeto de casas populares, o Morar Carioca, em parceria com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste carioca, o presidente Lula investiu num comentário bastante grosseiro e ofensivo às classes populares, quando defendeu que as habitações devem contar com varandas. Disse o presidente do Brasil: "Uma varandinha de 2 metros. O que custa fazer uma varandinha? Por que o povo tem que ficar dentro de um apartamento olhando para a parede e não tem uma sacadinha? Vamos fazer a varanda do pum. Todo mundo sabe que tem dia que a gente está com excesso de flatulência e é importante que a gente não fique fazendo as coisas perto da família. Vai na varandinha e faça o que tenha que fazer sem incomodar...". Lula tentou compensar a grosseria fazendo um comentário aparentemente favorável ao povo pobre: "As pessoas precisam saber que as pessoas pobres gostam de coisas boas, a gente gosta de se vestir bem, c...

AXÉ-MUSIC SOA MOFADA, COMO TODA MÚSICA BREGA-POPULARESCA

A AXÉ-MUSIC SERVE DE TRILHA SONORA PARA A ALEGRIA E O AMOR TORNADOS MERAS MERCADORIAS DE CONSUMO. A música brega-popularesca pode fazer sucesso estrondoso nas rádios, lotar plateias e atingir o grande público. Mas, passados seis meses, essas músicas soam velhas e não adianta a blindagem de intelectuais e críticos tentar exumar esses cadáveres sonoros porque o merecimento é inevitável. A título de comparação, canções da Legião urbana e de Cazuza ainda mantém o frescor de novas. E isso é irônico, pois Cazuza e Renato Russo estão falecidos há, respectivamente, 35 e 29 anos, portanto, muito tempo.  Os ídolos popularescos, no entanto, podem estar vivos e, todavia, seus sucessos perecem rapidamente. Seus primeiros sucessos já soam mais antigos do que parecem e mesmo quem adora essas músicas terá que admitir isso, até pela fugacidade de suas vidas frenéticas. Mas, para quem acha que Chaves é humor de vanguarda vai pensar que os sucessos popularescos são “modernos” e “atemporais”. A axé-mu...

A PERIGOSA FARRA DA APROPRIAÇÃO DA MEMÓRIA DOS MORTOS

AYRTON SENNA É UM DOS NOMES USADOS NA RECENTE PRODUÇÃO DE PSICOGRAFAKES  RETOMADA NO BRASIL. Depois que a USP veio com a tese universitária, desprovida de fundamentação científica, sobre as "alterações genéticas" dos ditos "médiuns", tentando forjar um caráter extraordinário a esses mistificadores religiosos guiados por ideias medievais, voltou a farra do uso de personalidades mortas em mensagens de claro mershandising  religioso. Desta vez, dois personagens vieram à tona, através de uma prática de psicografakes  produzidas e divulgadas pela equipe do portal de fofocas TV Foco. Nota-se que os portais de fofocas e a mídia policialesca adoram muito divulgar os "médiuns" e as "cartas psicografadas", devido à afinidade quanto à produção de obras "controversas" que produzam sensacionalismo no grande público. Tudo isso com o apelo tendencioso e malicioso das "lindas mensagens", dos "recados fortes" e das "cartas comov...

A GLAMOURIZAÇÃO DAS FAVELAS E A DEPRECIAÇÃO DO POVO POBRE

DOIS LADOS DE UMA MESMA MOEDA - A GLAMOURIZAÇÃO FOTOGRÁFICA DA ROCINHA E A DEPRECIAÇÃO DE CRIANÇAS CARIOCAS NUM LIVRO DIDÁTICO ALEMÃO. O Brasil de hoje tornou-se apenas uma arena em que duas variantes de uma mesma burguesia disputam narrativas. Uma, mais raivosa, grosseira, reacionária e escancarada, representada pelo bolsonarismo, e outra, mais alegre, cordial, paternalista e comedida representada pelo lulismo dos tempos atuais. Uns e outros representam, hoje, o que os saquaremas (conservadores) e luzias (liberais) significaram nos tempos do Segundo Império. São os "homens de bem" de um lado e os "democráticos", de outro. Dito isso, vemos dois casos em que a imagem depreciativa do brasileiro, sobretudo o mais pobre, recebe de narrativas produzidas por esses dois polos elitistas que disputam a supremacia sobre o povo brasileiro. Num caso, vemos a glamourização das habitações degradantes das favelas, que deveriam ser vistas como habitações temporárias, mas são tratad...

MAIORIA DO CAFÉ BRASILEIRO TEM IMPUREZAS

CEVADÃO - Café da marca Melitta tem gosto de cevada. Melitta sabe fazer coador, mas "pesa na mão" ao bancar a produtora de café. Denúncia divulgada pelo canal Elementar mostra que o café brasileiro, em sua quase totalidade, não é genuinamente café, pois em muitos casos apresentam mais impurezas do que o próprio café, e o pior é que isso ocorre sob o consentimento da lei, conforme informa a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo a matéria, a lei permite que o café seja comercializado com impurezas, que vão de restos de milho, pó de madeira e até mesmo restos de insetos. O sabor do café acostumou mal o brasileiro médio e faz com que as gerações atuais, diferente do desconfiômetro dos antepassados, confundissem o sabor do café com o de um pó queimado e amargo. A matéria informa que 90% do café produzido no Brasil é vendido para exportação, enquanto apenas 10% permanece no mercado nacional. Com isso, o café brasileiro, há muito tempo, "enche linguiça...

DOUTORADO SOBRE "FUNK" É CHEIO DE EQUÍVOCOS

Não ia escrever mais um texto consecutivo sobre "funk", ocupado com tantas coisas - estou começando a vida em São Paulo - , mas uma matéria me obrigou a comentar mais o assunto. Uma reportagem do Splash , portal de entretenimento do UOL, narrou a iniciativa de Thiago de Souza, o Thiagson, músico formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) que resolveu estudar o "funk". Thiagson é autor de uma tese de doutorado sobre o gênero para a Universidade de São Paulo (USP) e já começa com um erro: o de dizer que o "funk" é o ritmo menos aceito pelos meios acadêmicos. Relaxe, rapaz: a USP, nos anos 1990, mostrou que se formou uma intelectualidade bem "bacaninha", que é a que mais defende o "funk", vide a campanha "contra o preconceito" que eu escrevi no meu livro Esses Intelectuais Pertinentes... . O meu livro, paciência, foi desenvolvido combinando pesquisa e senso crítico que se tornam raros nas teses de pós-graduação que, em s...

O INCÔMODO DE UMA ORDEM SOCIAL QUE NÃO QUER LARGAR O OSSO

TATARANETOS DOS VELHOS SENHORES DE ENGENHO POSANDO DE "GENTE SIMPLES". Vivemos o canto do cisne de uma velha ordem social que experimenta seu apogeu nos últimos anos e, no entanto, vê a sombra da decadência estar em seu caminho. A velha burguesia brasileira, no exato momento em que se sente plenamente empoderada e, ao mesmo tempo, dissimulada o suficiente para se impor como "substituta" do povo brasileiro, não quer decair e tenta trabalhar sua herança sociocultural para a geração Z que, infantilizada, aceita de bom grado o sistema de valores baseado na precarização da cultura e do trabalho. A ênfase no entretenimento, cuja indústria voraz investe pesado em eventos e atrações estrangeiras em quantidades astronômicas para fazer do Brasil um gigantesco parque de diversões, dando, aos jovens da geração Z, a falsa impressão de "verdadeiro protagonismo mundial" de nosso país, reflete a obsessão de nossas elites, agora representadas por empresários e famosos de, ...

FARIA LIMA “LÚDICA”: OS DONOS DA CULTURA BRASILEIRA

É ASSUSTADOR QUE OS VALORES SOCIOCULTURAIS ATUAIS VENHAM NÃO DO AR PURO DO CONVÍVIO NATURAL HUMANO, MAS DO AR REFRIGERADO DOS ESCRITÓRIOS EMPRESARIAIS. Há setores da burguesia que detém o controle e o tráfico e tráfego de influência dos valores socioculturais que eles concebem ou autorizam. Em grande parte empresários do entretenimento, eles regulam o comportamento, os hábitos, crenças e costumes compartilhados por um grande número de brasileiros, principalmente jovens. Com um nível de conscientização social comparável ao de um Mark Zuckerberg, mas acrescido de um tom politicamente correto de um Bill Gates, a Faria Lima “lúdica” segue invisível circulando nos bastidores e nos coquetéis de luxo vendendo a imagem de uma elite “moderna”, “ilustrada e esclarecida”, supostamente versátil e pretensamente generosa. Descendente das velhas elites cujo maior grito contemporâneo foi a Marcha da Família de 18 de março de 1964, que pediu a ditadura militar para combater o “governo da aventura” de J...