Nosso blogue foi informado de que ainda há um espaço para um novo shopping, ao lado do futuro condomínio Green Life, em Niterói. Uma antoga fábrica, desativada há muito tempo, deveria ser utilizada para este novo fim.
É gritante a falta de estratégia das autoridades de Niterói ou mesmo do Estado do Rio de Janeiro, que não querem investir em mobilidade urbana, apesar de alguns avertos, como a construção da estrada e túnel entre Cafubá e Charitas e a reforma do edifício Gold Star.
A velha novela da falta de uma avenida ou rodovia de acesso próprio entre Rio do Ouro e Várzea das Moças, que atinge níveis surreais de indiferença das autoridades e até da mídia niteroiense, mostra o quanto Niterói precisa aprender muito a respeito de mobilidade urbana.
A construção de um condomínio fechado no lugar do antigo Rio Decor é um erro estratégico grosseiro, mas a presença da antiga fábrica abandonada traz uma esperança de que se instale um shopping de porte médio para atender a população que espera ônibus num ponto onde param linhas para diversos outros municípios: São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito, Magé e até Rio de Janeiro, incluindo a Zona Sul.
Para quem acompanha a rotina dos mais simples, sabe que, muitas vezes, a pessoa sente uma fome ou vontade de comprar alguma coisa antes de embarcar em um ônibus. Geralmente um alimento, um remédio ou uma roupa por exemplo. Um shopping seria uma opção de compras para essas situações, sem forçar longas caminhadas para atender a essa necessidade.
Daí que é necessário haver estratégias para garantir maiores vantagens para as pessoas, tratando o interesse público não cono uma máscara para interesses privados. A necessidade de um shopping no meio da Avenida Feliciano Sodré seria um meio de atender a uma grande demanda de compradores em potencial, trazendo maior movimento e, também, evitando haver um vazio entre os dois extremos da avenida, o entorno da Rodoviária e a área do Mercado Municipal.
Um shopping no lugar da antiga fábrica seria um meio de trazer segurança e movimento nos horários de maior demanda de ônibus na altura do antigo Rio Decor. E sua implantação seria uma forma de promover, ao mesmo tempo, a valorização da cidadania e da mobilidade urbana.
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