O presidente Lula perdeu tempo ao pedir, certa vez, para o povo pobre boicotar os produtos caros. Isso foi chover no molhado. O povo pobre já evita comprar produtos caros, por razões óbvias de ter que fazer o dinheiro render. Se os produtos hoje são caros, é por conta de uma demanda afoita que está andares acima da pirâmide socioeconômica: a burguesia ilustrada.
E aí vemos o quanto esse consumismo inconsciente faz os “animais consumistas” aumentarem os preços dos produtos. Primeiro, como essas pessoas são as que mais consomem produtos, elas ditam o parâmetro dos custos dos mesmos. Ou seja, se o leite custa R$ 6 e não R$ 3, é por conta desse consumo impulsivo que, mesmo sem necessidade, acaba pressionando na redução de estoques, na superprodução de novas unidades e no aumento dos custos de produção.
Em outras palavras, os preços são pressionados por uma demanda supérflua, que compra demais o que não precisa e faz esgotar os estoques, forçando uma reposição constante que acaba pesando nos custos de produção e distribuição. E junta-se a isso o poder das marcas e isso cria um padrão de preços caros que faz com que quem mais precisa deles, que são os mais pobres, tenham dificuldade em adquirir tais produtos.
Por isso mesmo é que os preços acabam disparando, os reajustes parecem uma fatalidade, e o povo pobre e mesmo aquele que tem algum poder aquisitivo mais modesto não conseguem obter esses produtos senão com pequenos descontos, é uma dificuldade adquirir esses bens quando eles aparecem em raras promoções e, não raro, quando estão perto da data do vencimento.
E o pior é que os produtos concorrentes, mais baratos, também são pressionados pela carestia das grandes marcas, porque não podem ficar longe da cadeia de preços, diante da competição voraz dos mercados correspondentes. Até porque, se um produto fica "barato demais", desperta desconfiança dos consumidores que imaginam que tal mercadoria seria de péssima qualidade.
E aí vemos o quanto os “animais consumistas” vivem no círculo vicioso das compras, para obter as marcas e produtos da moda, gastando demais por puro status e forçando os reajustes dos preços. No fundo, os "animais consumistas" se sentem coisas e os produtos, bens e a grana que desejam "seres". E os "animais consumistas" só viram "seres" quando estão em posse desses materiais. Lamentável.
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