Os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região fizeram o que se esperava.
Confirmaram a sentença do juiz midiático Sérgio Moro contra o ex-presidente Lula.
Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão em regime semi-aberto pelo caso do triplex do Guarujá, que supostamente teria recebido de presente de executivos da empreiteira OAS.
Não adiantou revelar que o triplex foi penhorado em nome da OAS, o que anularia o julgamento por falta sequer de algum indício de prova. A condenação saiu assim mesmo. Danem-se as provas.
Dois desembargadores da oitava turma do TRF-4 já concluíram o voto contra Lula, João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen.
Gebran Neto até propôs a elevação da condenação para doze anos e um mês de prisão em regime fechado. A ampliação da sentença foi então aprovada pelos demais e passa a valer.
Vítor Laus ainda depõe, mas já declarou seu voto pela condenação, fazendo o placar ser de 3 a 0 a favor da sentença de Moro.
O TRF-4 julgava um recurso contra a condenação de Sérgio Moro, movido pelo advogado de defesa do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins.
Ele tem condições legais para recorrer da sentença, mas será uma dura batalha judicial.
A condenação contra Lula já cria uma pressão dos opositores contra o petista.
A Operação Lava Jato ganha maior status e os anti-petistas, como Jair Bolsonaro e os tucanos, saem comemorando a decisão dos desembargadores.
O Movimento Brasil Livre (que deveria se chamar Movimento Me Livre do Brasil) também comemorou.
"Conseguimos! O maior corrupto da história do país acaba de ser condenado em segunda instância por seus crimes. Essa é uma vitória de todos que foram às ruas para acabar com o projeto criminoso e totalitário do PT", escreveu o MBL no seu perfil do Twitter.
MOVIMENTO BRASIL LIVRE, ISTO É, MOVIMENTO ME LIVRE DO BRASIL, FEZ A FESTA E AINDA PEDE PARA O CIDADÃO CONTRIBUINTE FINANCIAR SEUS BOAS-VIDAS.
Os movimentos sociais reagiram com indignação. Nas ruas de Porto Alegre e na Rodovia Régis Bittencourt, os primeiros protestos ocorreram com pneus sendo queimados.
O Partido dos Trabalhadores reagiu afirmando que manterá Lula como candidato à Presidência da República este ano.
Mesmo assim, a sentença pode estimular o banimento da candidatura de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Do jeito que estão os oposicionistas a Lula, é provável que, infelizmente, ele seja banido de se tornar candidato.
Em todo caso, Cristiano Zanin aproveitará todos os recursos jurídicos possíveis para garantir a candidatura de Lula.
Ainda assim, as perspectivas tendem a ser bastante sombrias. Mas não para a sociedade conservadora.
Esta, dispensada de "caçar comunistas", passará a "caçar borboletas".
Até que uma nova crise possa envolver a plutocracia. Como vimos desde 2016, a direita é boa de festa, mas ruim de ressaca.
Comentários
Postar um comentário