Pular para o conteúdo principal

DENÚNCIA: "PSICOGRAFIAS" TERIAM ANTECIPADO A FARRA DOS 'FAKES' NO BRASIL

HUMBERTO DE CAMPOS - FALSAMENTE CREDITADO A UMA FALSA PSICOGRAFIA COM LEMA IDÊNTICO AO DE JAIR BOLSONARO.

Os espíritas autênticos, que não compartilham da orientação conservadora da religião que hoje, sutilmente, se aproxima das pautas ultraconservadoras dos evangélicos pentecostais (como a Igreja Universal do Reino de Deus), fazem uma denúncia.

Ela é bastante polêmica, porque envolve um "médium" (não quero citar o nome, porque traz muitos, digamos, dissabores) que oficialmente é tido como "símbolo de bondade, paz, fraternidade e amor ao próximo".

Digamos, um pioneiro "homem de bem", um pretenso "homem chamado Amor" que seduziu e enganou a todos ao pedir que as pessoas oprimidas aceitassem as desgraças "em silêncio, sem queixumes", procurando se distrair, na agonia extrema, "olhando árvores, flores e passarinhos".

Sim, ele - que até setores das esquerdas, lamentavelmente, o definem como "homem simples" e "símbolo indiscutível da paz e da fraternidade" - é relacionado à literatura fake, para desespero de seus apaixonados seguidores.

Considerado "o maior psicógrafo do Brasil", ele na verdade teria feito trabalhos fraudulentos, com a ajuda do presidente da federação associada, de sua equipe editorial e de consultores literários diversos.

Até uma "médium" tão ligada a esse figurão religioso - famoso por ter usado uma peruca e vestir ternos cafonas - acabou "entregando" a farsa, divulgando uma carta na qual o "iluminado médium" agradecia editores da FEB (a tal "federação") por fazerem revisões editoriais de um livro.

Este livro é uma falsa coletânea de poemas "trazidos do além", publicado em 1932, quando o Brasil não estava preparado para atividades consideradas paranormais (e continua não estando).

O livro era tão antiquado quanto seu "médium" que se chamava "Parnaso" quando o Parnasianismo já era um rio já seco de águas passadas. O Modernismo, que derrubou o movimento parnasiano, já estava no mainstream cultural e ocupando posições administrativas em instituições públicas.

O tal do "Parnaso" pode ser um habilidoso amontoado de pastiches literários, mas o "médium" não fez sozinho: editores diversos, consultores literários e até outros redatores ajudavam nos arremedos poéticos.

Por acidente, houve uma confusão de pastiche, em que um suposto Antero de Quental, poeta português, soava como um plágio do poeta simbolista brasileiro, Augusto dos Anjos.

Olavo Bilac e Auta de Souza também "sofriam" nos créditos, associados a poemas tão medíocres que nem de longe lembram sequer a sombra de seus estilos pessoais.

Casimiro de Abreu era creditado a um poema que apenas imita seu estilo em paródia, mas que em determinado trecho fala em "alegria para sofrer", algo absolutamente impensável para um poeta ultrarromântico.

Em seu tempo, o autor Humberto de Campos fez uma crônica cheia de ironias em relação a esse livro bisonho.

O "bondoso médium" (cujas imagens são coladas em memes piegas com cenário de céu ou de jardins que ilustram suas horrorosas frases) não gostou da resenha e aproveitou a morte de Humberto para inventar um sonho para forjar uma falsa parceria.

Os livros "espirituais" que passaram a levar o nome de Humberto de Campos são um horror. Nem de longe lembravam o delicioso estilo do escritor nascido na antiga Miritiba, cidade do Maranhão que depois foi rebatizada com o nome de seu nativo ilustre.

O caso gerou um processo judicial em 1944, movido pelos herdeiros de Humberto, que deu em nada.

O juíz substituto da época, o então famosíssimo João Frederico Mourão Russell, pareceu um misto de Sérgio Moro com a primeira-turma do Supremo Tribunal Federal.

Ele não parece ter entendido bem a questão e liberou o "médium" para fazer o que quiser. Considerou a ação judicial "improcedente". Lembra o que Alexandre de Moraes fez com Jair Bolsonaro no caso do comentário racista.

O "médium" só teve o cuidado de inventar um pseudônimo (de uso externo, porque dentro da sua religião, continuava valendo a usurpação do nome do escritor), chamado "Irmão X".

Em 1957, o "médium" resolveu seduzir o filho de Humberto, um produtor de TV com o mesmo nome que apareceu ao lado de Hebe Camargo em uma foto publicada na Internet, num evento de reunião doutrinária com práticas de Assistencialismo, incluindo uma caravana.

Houve assédio moral, mas com um toque de sedução, também, quando, num abraço "fraternal", o "médium", dominando Humberto de Campos Filho, ensaiou um falsete que deixou a vítima bastante confusa, como que num transe hipnótico.

Esse "abraço fraterno" foi uma manobra bastante maliciosa de dar fim aos processos judiciais contra o "médium".

Muita gente, infelizmente, adora esse "médium", erroneamente associado a uma pretensa síntese de virtudes humanas.

O "médium", na imaginação fértil de seus seguidores seduzidos pela imagem sorridente do velhinho de peruca e óculos escuros, virou um pouco de tudo, pretensamente.

Foi de suposto "repórter do além" a pretenso "filósofo". Falso ativista, suposto filantropo, pretenso intelectual, e, ultimamente, um risível profeta com erros geográficos e sociológicos diversos.

Mas para quem lançou o livro-patriotada usando o nome de Humberto, o ridículo Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, faz sentido.

Esta patriotada literária, num contexto em que os "heróis do penta" (cuja ocorrência foi seguida do falecimento do "médium") apoiam Jair Bolsonaro, é uma verdadeira aberração literária.

Como livro de história, este livro de 1938, feito sob encomenda do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), na pessoa do sr. Lourival Fontes, é risível. Nivela-se aos piores livros didáticos de História do Brasil, o que derruba a tese de ser uma "revelação do mundo espiritual".

Nele o "médium" deixou escapar uma visão racista, que definiu negros e índios como se fossem "selvagens". Mas, botando a responsabilidade no Humberto, que não está aqui para reclamar, o "iluminado homem bom" pôde salvar sua pele de tão incômoda situação.

Em outras obras, o "médium" também manifestou posições machistas e homofóbicas, no primeiro caso, num comentário irônico, recomendando às mulheres de "exercerem seu feminismo no lar e na prece". Lembra muito o caso da "bela, recatada e do lar" de Marcela Temer.

No segundo caso, definiu o homossexualismo - que é conhecido hoje como causa LGBTT, diante da amplitude de seus tipos - como uma "confusão mental".

Mas o que chama a atenção em Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho é que este lema ganhou um equivalente mais simplificado em ninguém menos que Jair Bolsonaro.

Sem falar que a ideia de um país dominando o mundo, por mais que se falem em enunciados bonitos como "paz e fraternidade", é sempre muito perigosa.

Lançado em 1938, o título do livro lembra muito mais um equivalente de um projeto fascista como na Alemanha e na Itália, que usavam também verniz religioso.

Nos 80 anos do livro-patriotada e às vésperas de uma "data-limite" de uma suposta profecia do "médium", seu lema "maravilhoso" se encaixa, perfeitamente, com o lema bolsonarista "Brasil, acima de tudo, Deus acima de todos".

É como se o lema do "médium" fosse traduzido para o lema bolsonarista para os iniciantes, famosos por sua ignorância, entenderem a coisa com maior facilidade.

O "médium", com sua apropriação "psicográfica" de grandes autores mortos (creditados em obras que não são a sombra do que eles fizeram em vida), também é comparado com o "mito" pelas confusões que provocou, neste caso com o famoso plano terrorista de 1987.

A experiência criou uma visão oficial de "mediunidade" que é cheia de graves equívocos e cujo resultado é abaixo do medíocre.

As esquerdas devem se lembrar melhor do que Léo Gilson Ribeiro, um dos fundadores de Caros Amigos, declarou na revista Realidade, em 1971, em ironia sobre as pretensas psicografias: "O espírito sobe, o talento desce".

Sem a Justiça para averiguar com isenção tais obras - o prestígio religioso recebe a mesma blindagem do prestígio político e econômico, um "médium espírita" é tão blindado quanto um grande banqueiro - , as falsas psicografias criaram uma péssima escola de mediunidade.

Vai qualquer espertinho se trancar numa sala, cria uma mensagem da própria mente, aproveitando de fontes impressas ou de depoimentos de familiares observados, e cria-se uma mensagem religiosa qualquer.

Pela pretensa superioridade que isso representa, devido às mensagens "positivas", criou-se uma farra de fakes que cresceu e abriu caminho para as fake news e para as identidades fake nas redes sociais.

Sempre tem um morto da moda, um falecido recente ou uma antiga personalidade histórica, em mensagens duvidosas que só fazem propaganda religiosa, com o papo chato de "paz entre irmãos" que não resolve as tensões humanas e nem estimula o diálogo entre divergentes.

Não é por acaso que o WhatsApp é, ultimamente, o maior reduto dos "médiuns espíritas", pela grande e indissociável sintonia que possuem, seja pelo ultraconservadorismo religioso, seja pelas atividades fake produzidas.

E o coitado do Humberto de Campos teve obras originais desaparecendo dos catálogos literários, enquanto os livros fake ganham, a cada temporada, novas edições.

É um cenário surreal que só mesmo no Brasil tem sentido, diante da idolatria ao "médium" de peruca e óculos escuros, que atinge níveis preocupantemente obsessivos.

Ainda mais quando essa idolatria é, mais uma vez, reforçada por mais uma obra dramatúrgica piegas, desta vez uma peça com o nome de Um Cisco, cuja estreia se deu justamente na Curitiba de Sérgio Moro, uma das cidades-reduto de bolsonaristas e onde o ex-presidente Lula permanece preso.

O tal "médium" não era para ser adorado, mas contestado, investigado e repudiado, diante das confusões que ele fez.

Ele não poderia ser um "espírito de luz", porque suas ideias sempre investiam nas trevas do sofrimento em silêncio, da caridade duvidosa, do moralismo mais retrógrado.

Até porque a sua "linda profecia" do Brasil como "coração do mundo" e como "pátria do Evangelho" nunca foi mais do que o prenúncio de um lema bolsonarista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

FOMOS TAPEADOS!!!!

Durante cerca de duas décadas, fomos bombardeados pelo discurso do tal "combate ao preconceito", cujo repertório intelectual já foi separado no volume Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , para o pessoal conhecer pagando menos pelo livro. Essa retórica chorosa, que alternava entre o vitimismo e a arrogância de uma elite de intelectuais "bacanas", criou uma narrativa em que os fenômenos popularescos, em boa parte montados pela ditadura militar, eram a "verdadeira cultura popular". Vieram declarações de profunda falsidade, mas com um apelo de convencimento perigosamente eficaz: termos como "MPB com P maiúsculo", "cultura das periferias", "expressão cultural do povo pobre", "expressão da dor e dos desejos da população pobre", "a cultura popular sem corantes ou aromatizantes" vieram para convencer a opinião pública de que o caminho da cultura popular era através da bregalização, partindo d

PUBLICADO 'ESSA ELITE SEM PRECONCEITOS (MAS MUITO PRECONCEITUOSA)'

Está disponível na Amazon o livro Essa Elite Sem Preconceitos (Mas Muito Preconceituosa)... , uma espécie de "versão de bolso" do livro Esses Intelectuais Pertinentes... , na verdade quase isso. Sem substituir o livro de cerca  de 300 páginas e análises aprofundadas sobre a cultura popularesca e outros problemas envolvendo a cultura do povo pobre, este livro reúne os capítulos dedicados à intelectualidade pró-brega e textos escritos após o fechamento deste livro. Portanto, os dois livros têm suas importâncias específicas, um não substitui o outro, podendo um deles ser uma opção de menor custo, por ter 134 páginas, que é o caso da obra aqui divulgada. É uma forma do público conhecer os intelectuais que se engajaram na degradação cultural brasileira, com um etnocentrismo mal disfarçado de intelectuais burgueses que se proclamavam "desprovidos de qualquer tipo de preconceito". Por trás dessa visão "sem preconceitos", sempre houve na verdade preconceitos de cl

ALEGRIA TÓXICA DO É O TCHAN É CONSTRANGEDORA

O saudoso Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC - UNE), era um dos críticos da deterioração da cultura popular nos últimos tempos. Ele acompanhava a lucidez de tanta gente, como Ruy Castro e o também saudoso Mauro Dias que falava do "massacre cultural" da música popularesca. Grandes tempos e últimos em que se destacava um pensamento crítico que, infelizmente, foi deixado para trás por uma geração de intelectuais tucanos que, usando a desculpa do "combate ao preconceito" para defender a deterioração da cultura popular.  O pretenso motivo era promover um "reconhecimento de grande valor" dos sucessos popularescos, com todo aquele papo furado de representar o "espírito de uma época" e "expressar desejos, hábitos e crenças de um povo". Para defender a música popularesca, no fundo visando interesses empresariais e políticos em jogo, vale até apelar para a fal

OS CRITÉRIOS VICIADOS DE EMPREGO

De que adianta aumentar as vagas de emprego se os critérios de admissão do mercado de trabalho estão viciados? De que adianta haver mais empregos se as ofertas de emprego não acompanham critérios democráticos? A ditadura militar completou 60 anos de surgimento. O governo Ernesto Geisel, que consolidou o Brasil sonhado pelas elites reacionárias, faz 50 anos de seu início. Até parece que continuamos em 1974, porque nosso Brasil, com seus valores caquéticos e ultrapassados, fede a mofo tóxico misturado com feses de um mês e cadáveres em decomposição.  E ainda muitos se arrogam de ver o Brasil como o país do futuro com passaporte certeiro para ingressar, já em 2026, no banquete das nações desenvolvidas. E isso com filósofos suicidas, agricultores famintos e sobrinhos de "médiuns de peruca" desaparecendo debaixo dos arquivos. Nossos conceitos são velhos. A cultura, cafona e oligárquica, só defendida como "vanguarda" por um bando de intelectuais burgueses, entre jornalist

LULA, O MAIOR PELEGO BRASILEIRO

  POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, LULA DE 2022 ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE FERNANDO COLLOR O QUE DO LULA DE 1989. A recente notícia de que o governo Lula decidiu cortar verbas para bolsas de estudo, educação básica e Farmácia Popular faz lembrar o governo Collor em 1991, que estava cortando salários e ameaçando privatizar universidades públicas. Lula, que permitiu privatização de estradas no Paraná, virou um grande pelego político. O Lula de 2022 está mais próximo do Fernando Collor de 1989 do que o próprio Lula naquela época. O Lula de hoje é espetaculoso, demagógico, midiático, marqueteiro e agrada com mais facilidade as elites do poder econômico. Sem falar que o atual presidente brasileiro está mais próximo de um político neoliberal do que um líder realmente popular. Eu estava conversando com um corretor colega de equipe, no meu recém-encerrado estágio de corretagem. Ele é bolsonarista, posição que não compartilho, vale lembrar. Ele havia sido petista na juventude, mas quando decidiu votar em Lul

MAIS DECEPÇÃO DO GOVERNO LULA

Governo Lula continua decepcionando. Três casos mostram isso e se tratam de fatos, não mentiras plantadas por bolsonaristas ou lavajatistas. E algo bastante vergonhoso, porque se trata de frustrações dos movimentos sociais com a indiferença do Governo Federal às suas necessidades e reivindicações. Além de ter havido um quarto caso, o dos protestos de professores contra os cortes de verbas para a Educação, descrito aqui em postagem anterior, o governo Lula enfrenta protestos dos movimentos indígenas, da comunidade científica e dos trabalhadores sem terra, lembrando que o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) já manifestou insatisfação com o governo e afirmou que iria protestar contra ele. O presidente Lula, ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, assinou, no último dia 18, a demarcação de apenas duas terras para se destinarem a ser reservas indígenas, quando era prometido um total de seis. Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT) foram beneficiadas pelo document